Jump to content
Sign in to follow this  
dumatema

Netbook Toshiba NB305 não liga

Rate this topic

Recommended Posts

Olá, pessoal,

Sou novo aqui no fórum e estou diante de um netbook Toshiba NB305 que não está ligando. Ele possui tensão standby, o que é comprovado pelo fato de que o LED de energia acende ao se plugar a placa na fonte, além de algumas medições realizadas.

O histórico é o seguinte: foi derrubado um pouco de água no lado esquerdo dele, que provavelmente deve ter adentrado por trás do teclado e atingido a placa-mãe. A pessoa não esperou a secagem completa, e ligou o aparelho, que, depois de cerca de 10 minutos, começou a fumaçar, o que indica o previsível curto-circuito que deve ter se formado. Então, a pessoa desligou o netbook e, depois disso, nunca mais conseguiu religá-lo.

Ao conectar o netbook à fonte, como eu já disse, há tensão standby, mas não há tensão de start, pois ao pressionar o botão de Power, nada ocorre. Com ele ligado, pus o dedo sobre alguns componentes e notei que o chipset de rede está esquentando demais (demais mesmo, a ponto de não conseguir manter o dedo sobre ele). Assim que notei esse fato, procurei não mais deixá-lo muito tempo ligado. O canto em que a água caiu apresenta uma região chamuscada, mas, aparentemente, nenhum componente foi comprometido, e eu medi alguns sem constatar defeito. Enfim, alguém teria alguma sugestão, ou mesmo um esquema elétrico deste netbook? Tenho tido dificuldade em encontrá-lo.

Qualquer ajuda será bem vinda. Espero que tenha criado o fórum corretamente e no lugar correto, dado que ainda sou novato por aqui...

Abraços,

Eduardo

Amigão, voce diz que caio água fumaçou e não ligou mais, voce acha que não tem nenhum componente comprometido, veja direito isto ai porque água é complicado, e tenho certeza que muitos vão falar para devolver.

já testou a região das BGAs, pode ta em curto.

Começa fazendo a medição das voltagens ,para conferir se estão todas presentes.

E ainda coloca o que tecnicamente já foi feito "analise de defeito" só assim se pode avançar.

Abraço

Pra começar uma analise visual, se fumacou pode ter algum componente visualmente danificado

Olá, pessoal,

Primeiramente, agradeço às colocações que já fizeram por aqui. Não entendi muito bem a colocação do amigo v.santarem:

"E ainda coloca o que tecnicamente já foi feito "analise de defeito" só assim se pode avançar."

Sobre análise visual, de fato, o que primeiro me ocorreu foi curto-circuito, mas, neste caso, deveria haver fusíveis queimados e, dos que eu verifiquei (ao menos os que estavam próximos da região chamuscada), todos estavam OK. Além disso, o chip de rede está superaquecendo, o que me fez desconfiar que algum componente possa estar em curto, deixando entrar no chip tensão maior do que a necessária. Sei que curto-circuito em resistor é muito raro, mas em capacitor é mais comum, mas, de qualquer modo, nestes casos, não era para haver algum fusível queimado e, portanto, não haver aquecimento do tal chip? Outro ponto é que análise visual muitas vezes é inútil principalmente com componentes SMD.

Hoje estive pensando numa possível solução: a lavagem da água com água e detergente, seguida da correta secagem. De repente, pode surtir algum efeito e ela ser ressuscitada. Vou postar aqui se obtiver algum sucesso, e a evolução deste problema, pois talvez ajude outras pessoas.

Abraços!

Boa noite amigo. Dar dicas as escuras fica meio complicado. Mais vamos lá. Primeiro não vai ser preciso que vc lave de novo a placa, pois já foi lavada no acidente a não ser que o liquido que caiu foi outro e não água. Segundo: Verifique nas bobinas se alguma delas apresenta o possível curto pois assim você vai ter como fazer uma analise do circuito melhor. Verifique se oxidou a placa que provavelmente sim, nesse caso limpe-a com álcool isopropílico, thiner ou outro que vc trabalha na sua bancada.

Terceiro:se o chip de rede esta esquentando retire ele, pois o problema pode esta ai, e sem ele a maquina tem que startar só que nesse caso vai ficar sem a rede. Espero ter ajudado e boa sorte.

cara já aconteceu comigo primeiro procure com calma transistor visualmente queimado e depois uma limpeza com um bom fluxo e depois um pré aquecimento.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...