Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Netbook Toshiba NB305 não liga

Avalie este tópico:


dumatema

Posts em destaque

Olá, pessoal,

 

Sou novo aqui no fórum e estou diante de um netbook Toshiba NB305 que não está ligando. Ele possui tensão standby, o que é comprovado pelo fato de que o LED de energia acende ao se plugar a placa na fonte, além de algumas medições realizadas.

 

O histórico é o seguinte: foi derrubado um pouco de água no lado esquerdo dele, que provavelmente deve ter adentrado por trás do teclado e atingido a placa-mãe. A pessoa não esperou a secagem completa, e ligou o aparelho, que, depois de cerca de 10 minutos, começou a fumaçar, o que indica o previsível curto-circuito que deve ter se formado. Então, a pessoa desligou o netbook e, depois disso, nunca mais conseguiu religá-lo.

 

Ao conectar o netbook à fonte, como eu já disse, há tensão standby, mas não há tensão de start, pois ao pressionar o botão de Power, nada ocorre. Com ele ligado, pus o dedo sobre alguns componentes e notei que o chipset de rede está esquentando demais (demais mesmo, a ponto de não conseguir manter o dedo sobre ele). Assim que notei esse fato, procurei não mais deixá-lo muito tempo ligado. O canto em que a água caiu apresenta uma região chamuscada, mas, aparentemente, nenhum componente foi comprometido, e eu medi alguns sem constatar defeito. Enfim, alguém teria alguma sugestão, ou mesmo um esquema elétrico deste netbook? Tenho tido dificuldade em encontrá-lo.

 

Qualquer ajuda será bem vinda. Espero que tenha criado o fórum corretamente e no lugar correto, dado que ainda sou novato por aqui...

 

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal,

 

Primeiramente, agradeço às colocações que já fizeram por aqui. Não entendi muito bem a colocação do amigo v.santarem:

 

"E ainda coloca o que tecnicamente já foi feito "analise de defeito" só assim se pode avançar."

 

Sobre análise visual, de fato, o que primeiro me ocorreu foi curto-circuito, mas, neste caso, deveria haver fusíveis queimados e, dos que eu verifiquei (ao menos os que estavam próximos da região chamuscada), todos estavam OK. Além disso, o chip de rede está superaquecendo, o que me fez desconfiar que algum componente possa estar em curto, deixando entrar no chip tensão maior do que a necessária. Sei que curto-circuito em resistor é muito raro, mas em capacitor é mais comum, mas, de qualquer modo, nestes casos, não era para haver algum fusível queimado e, portanto, não haver aquecimento do tal chip? Outro ponto é que análise visual muitas vezes é inútil principalmente com componentes SMD.

 

Hoje estive pensando numa possível solução: a lavagem da água com água e detergente, seguida da correta secagem. De repente, pode surtir algum efeito e ela ser ressuscitada. Vou postar aqui se obtiver algum sucesso, e a evolução deste problema, pois talvez ajude outras pessoas.

 

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo. Dar dicas as escuras fica meio complicado. Mais vamos lá. Primeiro não vai ser preciso que vc lave de novo a placa, pois já foi lavada no acidente a não ser que o liquido que caiu foi outro e não água. Segundo: Verifique nas bobinas se alguma delas apresenta o possível curto pois assim você vai ter como fazer uma analise do circuito melhor. Verifique se oxidou a placa que provavelmente sim, nesse caso limpe-a com álcool isopropílico, thiner ou outro que vc trabalha na sua bancada.

Terceiro:se o chip de rede esta esquentando retire ele, pois o problema pode esta ai, e sem ele a maquina tem que startar só que nesse caso vai ficar sem a rede. Espero ter ajudado e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...