Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Kronnus H61-MX LGA1155 funciona mais não dá vídeo, depois desliga!

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, estou com uma placa mãe na bancada que funciona depois de alguns segundos ela desliga e não liga mais, só depois que desligar o estabilizador e liga-lo novamente. já fiz alguns testes.

Verifiquei que não possui curto no circuito de proteção da placa mãe.

Os reguladores de alta estão recebendo a tensão do conector ATX de 12v no dreno e repassando o sinal para o pwm, o pwm por sua vez retorna uma tensão de 2,23 volts no gate do regulador fazendo com que o mesmo libere a tensão de 1,06 volts para o dreno do regulador de baixa (VCORE) que vão alimentar o processador.

Até ai tudo bem, só que na saída desses reguladores de baixa os valores de gate e source estão muito estranhos, o gate tem uma tensão de 10v, 9,2v, 8,02v e 10,2v nos terminais dos 4 reguladores e o source dos 4 a tensão é zero volts.

Queria saber dos colegas se o problema está no reguladores desse circuito ou no pwm!

reguladores de alta da placa  0201NY

reguladores de baixa            0202NY

não possuo o data sheet dos mesmo.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, por favor, remova a palavra URGENTE do título e também as letras em caps lock.

 

Quanto à sua dúvida, pelo que citou, não há problema algum na linha vcore, o source dos mosfets de baixa são ligados ao terra, por isso a tensão encontrada, ou melhor, a falta dela.    Normalmente, a tensão gerada nesse circuito gira em torno disso mesmo q achou (1.06V).

 

Se quiser saber mais sobre isso, tem material muito bom no fórum:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, por favor, remova a palavra URGENTE do título e também as letras em caps lock.

 

Quanto à sua dúvida, pelo que citou, não há problema algum na linha vcore, o source dos mosfets de baixa são ligados ao terra, por isso a tensão encontrada, ou melhor, a falta dela.    Normalmente, a tensão gerada nesse circuito gira em torno disso mesmo q achou (1.06V).

 

Se quiser saber mais sobre isso, tem material muito bom no fórum:

 

 

mesmo assim continuo achando estranho, não pela ausência de tensão no source, mais pelas tensões de 10 voltes geradas pelo gate para o processador, sendo que o normal é 1,02 volts a 1,08 volts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifica se o esquema e compatível com sua placa.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, a medição correta dos gates dos mosfets dessa linha deve ser feita com um osciloscópio, bem resumido, o CI responsável emite determinada frequência para os gates fazendo com que os mosfets gerem a tensão correta para o processador.    Verifique qual a tensão na bobina do vcore, se a imagem postada pelo colega estiver correta, a bobina seria a L36, nela vc deve encontrar por volta de 1V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, a medição correta dos gates dos mosfets dessa linha deve ser feita com um osciloscópio, bem resumido, o CI responsável emite determinada frequência para os gates fazendo com que os mosfets gerem a tensão correta para o processador.    Verifique qual a tensão na bobina do vcore, se a imagem postada pelo colega estiver correta, a bobina seria a L36, nela vc deve encontrar por volta de 1V.

 

estou encontrando uma tensão 10,44 volts na saída do regulador que alimenta o processador e não sei até agora de onde essa tensão vem sendo que o mesmo regulador está sendo alimentado por 1,08 volts no dreno do regulador de 12 volts!

 

as bobinas estão com a tensão de 1,08 volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o CI RT9612B tem as seguintes tensões:

 

pinos

 

1 - Boot  -> 12,25 volts        5 - LGATE ->  10,18 volts

2 - PWM  ->  0,57 volts        6 - GND    ->      0

3 - NC    ->        0                7 - PHASE ->  1,08 volts

4 - VCC  -> 11,25 volts        8 - UGATE ->  1,86 volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se as todas as bobinas do vcore estão com essa tensão, essa linha, com todos seus componentes, está OK.

 

Você chegou a baixar o esquema disponibilizado pelo ?    É compatível com sua placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se as todas as bobinas do vcore estão com essa tensão, essa linha, com todos seus componentes, está OK.

 

Você chegou a baixar o esquema disponibilizado pelo ?    É compatível com sua placa?

 

sim baixei, é igual o que tinha baixado hoje pela manhã do site da foxconn, parcialmente é igual ao circuito da placa, baixei também o datasheet do CI RT9612B e comparei as tensões!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve está confundido a saída do mosfet exemplo abaixo:

 

acho que devo está confundindo mesmo, por isso resolvi desenhar um esquema da forma de como eu penso sobre as ligações dos reguladores, pwm e o mosfet! Note que este esquema está bem reduzido mostrando apenas os componentes que citei. Depois que verificar pode me falar o motivo da tensão de 10,44 v na linha da cor verde do esquema mostrado?

ESQUEMA_ORIGITECH.jpg.043ae1d797421598ec6a8c4b001cc9ca.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá  tudo bem..... fica difícil em explicar algo tão complexo em pouca linhas, sabendo que nosso mosfet exite as tensões de VDS VGS ...  teria  também que mencionar sobre polarização de transistor  e sabendo que  o conjunto dos mosfet de alta e de baixa e uma fonte de corrente que varia de acordo com a carga.

 

Esse valor que você encontra no gate do mosfet  e controlado pelo  RT9612B,verificando o datasheet do RT9612B  vai depender do VCC do mosfet  como na imagem o 0201NY o seu VCC e de 12V conforme o datasheet do RT9612B  vai assumir as seguinte caracteristicas VCC=12V,VLGATE = 2V  até ai está ocorrendo isso.

 

O seu VCC=VDS me referindo agora sobre o 0202NY e de  1,08 V existe alguns parâmetros que tem que ser calculado para ver o motivo que o RT9612B está injetando 10,44V no gate dele isso se encontra na pagina 10 do datasheet RT9612B algo que tem que ser estudado separadamente  porque possui cálculos e sinais que tem que jogar na formula (equação)para você ter um resultado e o motivo que  o RT9612B  está fazendo isso,  ele poderia assumir até uma tensão mais baixa.

 

Mas numa polarização  ao grosso modo isso de acordo com a imagem e o valor da linha aferido(1.08V) já sabemos que se o VGS tiver a mesma tensão  VDS o mosfet se encontra saturado mas como essa região tem que fornecer uma correte alta se  VGS tiver a mesma tensão de VDS o nosso mosfet não vai conseguir manter a carga, entrando em estado de corte sabendo que a carga  necessita de uma alimentação de 0.900~1.1V ± e uma corrente alta chegando até 20A ±.

RT9612B esta mantendo o 0202NY em modo  saturação porque se VGS  tiver o valor de VDS  ele não vai conseguir manter a carga podendo ocorrer avariar no RT9612B .

O mas correto e você verificar essa região com osciloscópio  e dar uma lida sobre circuito de PWM que se encontra no fórum que em poucas linha que eu mencionei, com certeza algo não foi dito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tecgess, então você acha que o defeito não está nesse setor? O que os amigos sugerem? que teste ainda tenho que fazer? não tenho outro pwm para trocar e nem reguladores com essa descricao tenho vários da nikos com as mesmas tensões exigida vocês acham que eu trocando todos reguladores de alta e baixa resolveriam ou não tem nada ha ver com esse circuito? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não há problema ai, o correto e verificar com osciloscópio, mas se as 4 bobina estão dando o valor de 1.08V creio que não há problema ai ,nessa situação eu trocaria todos os capacitores por novos da linha de vcore por desencargo,e aferir quando der o problema para ver qual tensão esta faltado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não há problema ai, o correto e verificar com osciloscópio, mas se as 4 bobina estão dando o valor de 1.08V creio que não há problema ai ,nessa situação eu trocaria todos os capacitores por novos da linha de vcore por desencargo,e aferir quando der o problema para ver qual tensão esta faltado.

 

amanhã farei isso, trocarei todos os capacitores dessa linha por novos e também voltarei a medi as tensões e fazer comparações com cada conjunto de reguladores, já que não tenho mais opção, dando certo ou não darei um retorno aqui, e desde já quero agradecer todas as dicas citadas neste tópico, caso não der certo o único jeito é sugerir para o cliente outra placa nova, pois já perdi tempo e também o dinheiro que cobraria pelo conserto dessa placa. Tomara que dê certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...