Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reballing (cola no chip)

Avalie este tópico:


tgaioto

Posts em destaque

Pessoal sabemos que a esfera Lead Free também conhecida por esfera de prata é muito mais rigida que a esfera que contém chumbo em sua fórmula sendo assim não é maleável a mudanças de temperatura. Por exemplo o liga e desliga do cooler (esquenta e esfria). Li uma vez que os fabricantes utilizam aquelas colas ao redor do chip (resina) para tentar diminiuir as fissuras nas esferas.

Já as esferas Leaded com 63% estanho e 37% chumbo já são mais maleáveis sendo que são as esferas mais populares entre os técnicos.

 

Eis a dúvida que eu tenho, mesmo fazendo um Reballing  utilizando Esferas de chumbo, será que usando aquelas colas ao redor do chip o trabalho não ficaria muito melhor? porque as vezes só numa limpeza mal feita na placa a esfera já não se une ao pad adequadamente como na figura abaixo.

 

image.php?di=K82W

 

Queria fazer um teste, mais não encontro essas colas pra comprar, alguem ai já pensou em utilizar essas colas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, a respeito dessa cola/resina ou seja qual for o nome, nunca colei apos o retrabalho, acho que o chumbo realmente da a maleabilidade necessário para nosso clima, o que acontece de bga ficar voltando e voltando com o mesmo defeito acredito eu ser a temperatura usada na hora da fusão, fluxo e qualidade das esferas, a cada 50 retrabalho que faço em media somente 1 volta, porem para isso testei uma enorme quantidade de esferas e fluxos e temperaturas de soldagem para cada tipo de chip, meu problema atualmente é os novos chipset intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sua resposta, na vdd também estava pensando nesse negócio da cola, tipo para akelas máquinas que utilizam esferas de 0,3mm que são muito ruins de rebalar, é que fiz um teste com um dv5 (esfera 0,5m) que comprei e fiz um reflow na própria estação de Bga, coloquei pasta térmica base de prata e um pedaço de cobre em cima do núcleo para melhorar a dissipação de calor, fiquei usando essa máquina todo dia e sem base com cooler, ela durou 7 meses.

Ai fico pensando será q se tivesse colado a bendita cola, tinha aguentado mais tempo? afinal de contas com reflow mantenho a esfera de prata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...