Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Forno Microondas Sanyo EM-801TB

Avalie este tópico:


Jota

Posts em destaque

Olha pessoal!

 

Quero adiantar que não pego forno micro ondas pra fazer manutenção. Então sou totalmente inexperiente na área.

 

Vamos a descrição.

 

Marca: Sanyo

Modelo: EM-801TB

Defeito: Morto

 

Como dito acima, não tenho experiência com micro ondas. Mas, o basicão é o basicão...

Após uma queda de energia, esse forno parou de funcionar.

Verifiquei toda a parte elétrica. Tudo Ok.

Então fui para a placa de controle.

Encontrei o trafo step down (transformador de redução) com o primário aberto.

Até aí moleza!

 

O problema é achar o transformador substituto. Não encontro o esquema desse aparelho.

Encontrei alguns manuais de serviço semelhantes. A etapa da fonte é bem parecida.

 

Se eu descobrir as tensões do secundário, fica fácil. A única descrição no trafo é 120V. O símbolo do fabricante é um "M" com um quase círculo em volta.

 

Nos manuais de serviço (que não são do meu modelo, porém parecidos), constam o modelo do trafo como sendo PE5M-257. Mas, não acho nada na internet.

 

Mandar enrolar o trafo tb seria uma opção. Mas não sei quem faça aqui na baixada fluminense.

 

Sugestões???

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse trafo é o responsável pelo funcionamento da placa de controle (trafo de controle) e se não me engano ele faz parte de fonte chaveada.

 

Enrolar trafo de fonte chaveada é problema. Primeiro que as ferrites quase nunca saem intactas na desmontagem, segundo que as especificações são diferentes de trafo de baixa frequência.

 

Acho que seria mais viável você adaptar uma fonte auxiliar mandando a tensão para a placa, isolando esta parte do trafo e da entrada da rede AC.

 

Posta umas fotos pra gente poder ver melhor a situação.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites