Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Forno Microondas Sanyo EM-801TB

Avalie este tópico:


Jota

Posts em destaque

Olha pessoal!

 

Quero adiantar que não pego forno micro ondas pra fazer manutenção. Então sou totalmente inexperiente na área.

 

Vamos a descrição.

 

Marca: Sanyo

Modelo: EM-801TB

Defeito: Morto

 

Como dito acima, não tenho experiência com micro ondas. Mas, o basicão é o basicão...

Após uma queda de energia, esse forno parou de funcionar.

Verifiquei toda a parte elétrica. Tudo Ok.

Então fui para a placa de controle.

Encontrei o trafo step down (transformador de redução) com o primário aberto.

Até aí moleza!

 

O problema é achar o transformador substituto. Não encontro o esquema desse aparelho.

Encontrei alguns manuais de serviço semelhantes. A etapa da fonte é bem parecida.

 

Se eu descobrir as tensões do secundário, fica fácil. A única descrição no trafo é 120V. O símbolo do fabricante é um "M" com um quase círculo em volta.

 

Nos manuais de serviço (que não são do meu modelo, porém parecidos), constam o modelo do trafo como sendo PE5M-257. Mas, não acho nada na internet.

 

Mandar enrolar o trafo tb seria uma opção. Mas não sei quem faça aqui na baixada fluminense.

 

Sugestões???

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse trafo é o responsável pelo funcionamento da placa de controle (trafo de controle) e se não me engano ele faz parte de fonte chaveada.

 

Enrolar trafo de fonte chaveada é problema. Primeiro que as ferrites quase nunca saem intactas na desmontagem, segundo que as especificações são diferentes de trafo de baixa frequência.

 

Acho que seria mais viável você adaptar uma fonte auxiliar mandando a tensão para a placa, isolando esta parte do trafo e da entrada da rede AC.

 

Posta umas fotos pra gente poder ver melhor a situação.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tentei nestes trafos de forno mas nos outros normalmente tem um fusível enrolado junto com o enrolamento dos fios só que fica antes dos fios bem no começo, não custa tentar já esta danificado mesmo é só ir retirando aquelas fitas com cuidado que vc chega nele se tiver.

 

 

Verdade, um termo fusível, muito utilizado em nobreaks.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, verifica se tem neste trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

verifique que depois do secundario tem quatro diodos e um capacitor eletrolitico formando a retificação.

 

coloque uma fonte regulavel negativo da fonte no negativo capacitor positivo da fonte no positivo do capacitor e vai aumentando ate  ligar a placa e executar as funções.

depois so colocar um trafo com valor equivalente.

 

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado galera pelas respostas!

 

Vamos lá!

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  o trafo é de ferro laminado. Com dois secundários. O display trabalha com (acredito) 2,5AC volts vindo direto do trafo. Tem um divisor de tensão e um zener no caminho. E o microcontrolador usa sinais do trafo.

 

, infelizmente, esse trafo não parece ter fusível!

 

, a configuração é bem diferente...

 

Vou mandar fotos e tentar levantar o circuito! Continuo contando com vocês heim!

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os fios estão muito bonitos pra condenar todo o trafo! Certamente o fio do primário cortou em algum ponto. Aparentemente esse trafo usa dois carreteis separados para primário e secundário, se for esse o caso, não é necessário desenrolar o secundário!

 

Quanto à tensão principal dele, basta ver qual a tensão de trabalho do relé (certamente 12v) mas o problema é que ele deriva mais tensões, e dentre elas, uma é negativa.

 

Esses trafos dão quase 1k de resistencia, certeza que está aberto? Ligue ele na tomada, fora da placa e teste se há tensão AC na saída dele. Se não tiver, segue os dois fios que entram no enrolamento primário dele, pode ter cortado logo ali na entrada de energia!

 

Outro detalhe, tem um fusível de porcelana na entrada do cabo da tomada, ele tá bom?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e . As bobinas secundárias estão perfeitas. As lâminas do núcleo são E e I e foram soldadas. Por isso que não desmontei. Não mandei enrolar porque não sei quem faça aqui na baixada. Tem uma fábrica muito boa na Taquara. É a Joãozito. Por sinal, caso alguém precise de transformador, olhem na internet o site deles. O site é simples. Mas eles são bons no que fazem. Eu recomendo! Fabricam trafos a anos! Mas é longe daqui.

 

, , o carretel tem corpo único. Mas, como você disse, as bobinas são separadas. Realmente não preciso mexer nas bobinas secundárias. Não tem derivação no secundário. São duas bobinas secundárias independentes. Sim, os relés são de 12V. Porém o micro trabalha com -5V, -12V e -30V. Essas tensões são geradas no circuito da fonte a partir da primeira bobina secundária. Já a segunda bobina secundária, é usada para alimentar o display sem retificação. CA mesmo. Essa bobina só faz isso. Esse trafo é de baixa frequência. Vai direto a rede de alimentação.

 

Tem certeza que esse tipo de trafo tem resistência tão alta no primário? Olhei trafos parecidos e a resistência não supera 300 Ohms.

 

Como eu disse antes, toda a elétrica do micro ondas está ok. Tinha 120V nos terminais do primário e nada no secundário. Foi onde testei com o ohmímetro o primário do trafo. A bobina está aberta. Infelizmente, é lá pra dentro. Por isso que quero a ajuda de vocês pra descobrir as tensões do secundário. Aí eu troco por outro trafo.

 

Vou acabar abrindo esse monstro!!!  :)

 

Continuo contando com vocês! Obrigado pelas respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já enrolei alguns trafos e não é coisa difícil.

 

As lâminas serem soldadas não é um problema. Leva num serralheiro e pede pra ele abrir a solda com a esmerilhadeira usando disco para corte de aço inox. Depois que você resolver o enrolamento solda de novo no mesmo lugar. Já fiz isso aqui com os trafos grandes de microondas (os de alta tensão) e fica show de bola.

 

Para re enrolar, basta você desmontar a bobina do primário contando a quantidade de espiras. compra o fio da mesma bitola e enrola com a mesma quantidade de espiras.

 

Já que é só o primário ficou mais fácil ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Olha como a solda dele é bem feita!

Será que dou conta no eletrodo?

 

O que vocês acham?

 

 

Solda.jpg.39e0351f0e2d680f3cf67174f15a3465.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da habilidade... sobre derreter o carretel é só soldar com paciência.. solda um pouquinho e deixa esfriar bastante, depois solda mais um pouquinho e deixar esfriar...

 

Bruno, pra quê você acha que serve essa solda aí, pra "lacrar" o trafo ou pra evitar vibração? Vibração acho pouco provável, porque é um trafo 60hz...

Pergunto isso pois será que não poderia ficar sem solda depois? Sei que vai alterar o campo magnético, mas alteraria muito, será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa pergunta

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.  No meu caso, o corte vai afastar o núcleo E do I! O I vai ficar totalmente solto! Pensei em desmontar um trafo ruim e retirar os núcleos pra colocar nesse! Tenho trafos parecidos aqui. Encaixados e fixos com resina. Sem solda. Nunca montei laminado de trafo! Vai ser uma bela experiência!  :))

 

E aí ! O que tu acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, voce já respondeu à minha dúvida! A montagem dos I são tudo de um lado só, por isso a solda! Geralmente os E e I são montados intercalados (um E de um lado e outro E do outro lado), nesse caso aí, pra agilizar a montagem foram colocados cada modelo de chapa de um lado e fixados com solda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da habilidade... sobre derreter o carretel é só soldar com paciência.. solda um pouquinho e deixa esfriar bastante, depois solda mais um pouquinho e deixar esfriar...

 

Bruno, pra quê você acha que serve essa solda aí, pra "lacrar" o trafo ou pra evitar vibração? Vibração acho pouco provável, porque é um trafo 60hz...

Pergunto isso pois será que não poderia ficar sem solda depois? Sei que vai alterar o campo magnético, mas alteraria muito, será?

 

Esta solda serve tanto para fechar o trafo quanto para evitar vibrações.

 

Na verdade, dessa forma a eficiência do campo magnético é maior.

 

Essa solda na lateral não interfere no campo magnético. Ou seja, se o núcleo ficar bem encostado entre os E e os I , não importa que nas laterais fiquem com uma pequena folga. No final das contas você vai ver que não vai ficar com folga, pois a solda elétrica preenchera o corte. Basta esmerilhar depois para ficar "bonitinho".

 

Para não derreter o carretel, faça que nem o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
falou, solda e para, solda e para. Aqui uso uma chapinha de metal para proteger o carretel e os enrolamentos, quando vou soldar. Posso mandar fotos depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade! Olhando os trafos que tenho aqui, percebi que o laminado está intercalado! Um E sobre outro E. Nos espaços entre eles ficam os I! Corri para ver vídeos no Youtube. Acredito que aprendi o suficiente. Vou cortar o trafo e rebobinar!

 

Depois digo como ficou!

 

Obrigado a todos!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver outro trafo de microondas di mesmo tamanho, desmonte os dois e corte os carretéis de modo que aproveite o carretel secundário deste aí e o carretel primário do outro. Depois só montar as chapas de novo.

Ao soldar tome muito cuidado com os respingos nos enrolamentos, como o Bruno falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz upload do manual de serviços do EM800T. Creio irá ajuda-lo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Eu te agradeço. Mas, esse modelo eu consegui achar e baixar. Porém, ele é diferente do EM-800TB!

Me ajudou nas partes semelhantes!

 

Mesmo assim obrigado pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, voltei!

Desculpem a demora!

Com a ajuda de vocês, resolvi o problema faz uns dias!

 

Vamos lá:

 

Primeiro vou mostrar os cortes. Foram feitos com arco de serra. Prendi o trafo numa morsa.

É possível ver na última foto, um corte mais profundo na laterais. Foi para soltar duas lâminas do núcleo e assim tirar o núcleo do carretel. As lâminas ocuparam bem o espaço e tinha bastante resina (verniz) grudando tudo. O conjunto estava bem fixo. Tirando as lâminas, evitei quebrar o carretel fazendo força para tirar o núcleo "E" todo de uma só vez!

8.jpg.98c7c2803db6629b7668efe23eff9846.jpg

9.jpg.e31ab3aa32c3ec4cfa2e19eb4dbb67ca.jpg

10.jpg.c35c2c57cacca7d252cbbc961a6f2b52.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação ao primário do transformador:

 

Desenrolamos (recebi ajuda do meu pai), em torno de umas 70 voltas de fio e logo apareceu o ponto partido.

Soldei o fio e isolei com verniz de alta temperatura! Depois que secou, enrolamos o fio novamente e soldei no terminal.

O trafo ficou ótimo!

 

Em relação as tensões de saída:

 

Procurando na internet, descobri que a placa de controle dos modelos EM-701TB e EM-801TB é a mesma. Portanto, as tensões de saída são válidas para ambos os modelos.

 

Após medir o secundário com o multímetro posso passar as especificações do trafo:

 

Enrolamento primário: 120V (já era sabido)

Enrolamento secundário principal: 16V

Enrolamento secundário de alimentação do display: 3V

 

Como fiquei com medo de estragar o carretel na hora de soldar, acabei fixando as partes com fita de aço perfurada!

Ficou firme.

 

Espero que o tópico ajude outros amigos. Procurei esse trafo e não achei. Não tinha ninguém vendendo transformador na internet com essas tensões de secundário. O famoso "trafinho" de micro ondas!

 

O pessoal da Joãozito enrolaria o trafo. Mas, disseram que iam levar três dias para entregar.  Graças a ajuda de vocês, não precisei levar lá!

 

Seguem as fotos do trafo fechado e do aparelho ligado! Obrigado a todos que responderam!

 

 

 

 

12.jpg.42a489b3a6c3688ca32f80363ce8cbdc.jpg

13.jpg.a496b07fa9b375f0a50b1715a37d4dc5.jpg

14.jpg.ed6c0d3c96fac9f5b1c5cb2f8f2a266c.jpg

18.jpg.1755c1f43c9559e150c6cabbfcd186af.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...