Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Samsung RV415 Scala2-14DI-VE BA41-01891A - Em curto!

Avalie este tópico:


Otavio Guerd

Posts em destaque

Olá pessoal, sou meio novato em reparo de placa mãe para notebook, porém não sou leigo em eletrônica, então consigo fazer alguns diagnóstico no componente... porém ainda não fiz um curso de analise de circuito de notebook... por isso tenho alguma dificuldade, diante disso gostaria de contar com ajuda de vocês na solução desse problema:

Cliente deixou entrar vapor no interior do notebook, com ele ligado, e o mesmo depois parou de funcionar.

Desmontei o mesmo e testei por fora, e com um papel térmico consegui identificar um mosfet na linha de alimentação (7403) em curto. Substitui ele, porém quando alimentei através da fonte de bancada, esse de inicio não mostrou mais curto... passou um minuto, o mosfet queimou de novo (curto). Bom, então fui analisando a lógica do circuito de alimentação e não consegui detectar nenhum curto que poderia tá queimando esse mosfet... poderiam me dar uma luz, uma ideia do que tá acontecendo? Alguém já pegou algo assim? Obrigado por qq ajuda!

Att. Otávio

 

Obs.: se quiserem posso enviar fotos do circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, segue uma pequena ajuda para que possa identificar a placa corretamente.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo são 2 mosfet que entram em curto trocou os 2?

 

Olá Henrique, tudo bem? Substituí os dois, mas o primeiro voltou a queimar. Suspeito que tenha algum capacitor em curto. Mas medi com o terra e não encontrei. Precisava do esquema pra me analisar melhor, mas não estou conseguindo... v tem o esquema dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

exclamacao.png

   

Ops! Notamos que o titulo do seu tópico está fora dos padrões.

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gifModificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

O título deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Agradecemos pela sua cooperação para manter o fórum organizado.

Obrigado.

 

[spoiler=Para mais informações, clique aqui.]

 

Fique atento aos avisos e regras do fórum nesse link:

 

Se estiver tendo dificuldade de encontrar o modelo correto do seu notebook talvez queira dar uma olhada nesse outro:

 

Obrigado por me avisar. Fiz a correção, mas se ainda estiver errado, por favor, me avise, ok! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite  Otavio, Cara sempre que vc for fazer a substituição do componentes nao pode deixar de verificar o DataSheet do mesmo. Fique atendo a corrente de trabalho, tensao de trabalho.

 

Sim, usei uma fonte assimétrica onde após a substituição do mosfet, a corrente estava bem baixa, em torno de 0,9 A, algo assim... mas menos de 1 minuto após a substituição do mosfet, a corrente subiu pra 5A, que até saiu fumaça no mosfet :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo remova o mosfet e com o muitimetro verifique se ha curto do outro lado do mosfet se houver injete com a fonte assimetrica começe com 2,5v e va aumnetando para ver se alguem esquenta  boa sorte na reparaçao...

 

Olá Cesar! Ótima ideia... vou fazer isso, mas antes gostaria de ver se consigo o esquema dela, pra me tentar isolar o circuito em curto. Eu suspeito de algum capacitor ou resistor em curto... mas seguindo aqui, não consegui encontrar, por isso precisava do esquema pra visualizar melhor. Vc tem esse esquema? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
o processador da placa é AMD? Procurando o esquema dela!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema não tem no fórum. O que pode ser feito é um pedido. Ou se alguém souber de um esquema que seja parecido pode ajudar.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurei esse esquema numa outra ocasião mas não encontrei  :(

 

Nesse um minuto que ele ficou sem "queimar" o fet, ele chegou a gerar as tensões 3v, 5v ?

Essa placa dá bastante problema de oxidação, e como vc relatou q entrou vapor, aconselho a fazer uma resolda nos pwm.

tenho uma placa dessa de sucata que liga e não dá video, se precisar de alguma referência me avisa que te passo.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faça o seguinte amigo, retire os 2 mosfets e faça um jumper do sorce de um para o dreno do outro conecte o carregador no dc jakc e meça a tensão no jumper provavelmente vai matar o carregador mais não se preocupe, ela vai apenas desarmar, mais vc pode tambem usar a fonte assimetrica e observar corrente na fonte assimetrica, corrente acima de 2a é curto. debaixo do processador  tem 2 capacitores de 330u e perto deles te um ci meça eles é prvavel que estejam em curto ok? posta o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...