Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

gestor de filas com arduino é possível???

Avalie este tópico:


grsousa

Posts em destaque

bom dia Companheiros!!!!

 

comprei à uns meses um kit arduino e tenho brincado/aprendido com os vários componentes que vem no kit.

 

Agora gostava de passar para algo mais sério (passar para um projecto se possível)

 

esse projecto seria facilitar a vida aqui no meu trabalho, ou seja, trabalhamos no atendimento ao público, onde a pessoa chega, retira uma senha em papel, e nós temos de chamar ORALMENTE, pela respectiva senha (Senha 1.... senha 2 etc) como podem imaginar nos dias de maior afluência, às vezes gera-se confusão, pois com o barulho os clientes reclamam que não ouvem a chamar a sua vez.

 

o meu pensamento seria este:

 

conhecem?? é fácil de construir??? um pequeno projecto em que possa aplicar um comando IR a por exemplo um ecrã tft ou tv (claro que através do arduino como programação) em que esse ecrã me mostre o número da pessoa a ser chamada com um pequeno som sempre que mudar de número???

 

apenas preciso números de 00 a 99 e depois outra vez 01, 02...... até 99

 

 

Obrigado pela ajuda

Gilberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, é possível fazer um projeto simples pra esse caso, vc poderia colocar em uma entrada um push button ou até mesmo dar o comando pelo computador, que incrementa um ao contador, e em uma saída consegue colocar uma sirene, é um projeto facil de fazer, se precisar de ajuda para faze-lo entre em contato comigo.

 

Infelizmente eu estou sem Arduíno agora, se estivesse eu faria o projeto e postava para facilitar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fácil de fazer, você poderia usar uma impressora do tipo fiscal, conectada a um computador dai a pessoa chega e aperta um botão, o computador imprime a senha pela impressora, e você usa um controle IR para chamar a pessoa, o número da senha apareceria em algum monitor, não tem dificuldade nesse projeto, no entanto você precisa saber alguma linguagem de programação, e interligar tudo. Recomendo estudar python, comunicação serial PC X Arduino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu usaria senhas de papel (rolos) normais e um display de 7 segmentos.

De cara, nem precisa de controle remoto (a menos que fique muito distante), passa os fios pelas mesas e põe dois botões em cada uma, um pra incrementar e outro pra decrementar os números.

Mas estuda direito, porque um painel de senha já com os controles deve custar o mesmo de um feito com arduino (que só o display já deve custar uns R$200,00 cada...

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara com dois display 8 segmentos big number(

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
), e um arduino nano e meia duzia de componentes tu faz isso. Deve sair uns R$60 de material.

Pode também colocar uma impressora NÃO FISCAL, mas aí encarece um pouco o projeto.

Mas no mais é bem simples de fazer. Se quiser ajuda estamos ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais prático é comprar um pronto... Mas a nível de didática é um projeto legal que usa poucos componentes e é bastante realizável. No lugar de utilizar controle IR eu sugiro que faça com controles RF, a durabilidade,portabilidade e a escalabilidade são exponencialmente maiores. No mais descole uma protoboard uns pares de displays de 7 segmentos e alguns outros poucos e baratos componentes e comece a brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

DUVIDA.png

   

[
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

 

Por favor, informe-nos sobre o resultado de sua dúvida.

 

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...