Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP Compaq 6820s,placa 456613-001,problemas graficos

Avalie este tópico:


Duarte Rosa

Posts em destaque

Boas

tenho aqui um HP Compac 6820s que não mostra nada no ecrã a não ser 2 quadrados brancos em cima e todo manchado a branco abaixo,ou 4 quadrados no ecra todo. Nem chega a mostrar logo da HP ,ou se pressionar F2 ,não entra na bios. O dono diz que fez isto há uns dias e depois passou,mas agora ficou assim com este problema. Eu quero-me parecer que o chip gráfico foi a vida. O dono diz que o portátil nunca fez uma manutenção de limpeza e que aquece um pouco,ou muito,ele não soube explicar,dizia só que a ventoinha fazia muito barulho.

 

Primeiros testes: liguei-o a um monitor externo e consegui imagem,se bem que toda aos riscos verticais azuis. Consegui arrancar em modo de segurança, experimentei desinstalar a placa grafica,mas continua igual. Quando está a dar imagem no monitor externo, o do laptop continua aos quadrados brancos sem imagem. Tentei ver temperaturas com o HW monitor,mas só mostra do HD,se bem que o portátil parece um helicóptero de tanto barulho que faz. Há mais alguns testes que eu possa fazer para despistar definitivamente o problema? Ainda não procedi à abertura do laptop para qualquer tipo de analise da board.

 

Outro ponto: se isto for grafica( 99% de certeza que deve ser), nao tenho meios de fazer reballing,e portanto até já indiquei ao dono uma casa de confiança para isso,mas será que num portatil já antigo(ainda tem o XP!) nao será uma reparaçao que ultrapassa o valor deste?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo em vista a organização geral do fórum e para facilitar futuras consultas, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, acerte seu tópico como solicitado, caso contrário ele será trancado e deletado conforme as regras:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, o note esta com problema serio de temperatura, com um possível defeito no chipset, e você ainda não abriu o note pra verificar e fazer os testes básicos? Quando abre um post, precisa informar o modelo da placa, pra que os colegas possam te ajuda, é regra do forum.

primeira coisa que deveria fazer é desmontar tudo e fazer uma boa limpeza, pra depois fazer testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que está fazendo bastante barulho?

a ventoinha?

talvez a falta d arrefecimento tenha danificado o BGA (quer seja o de vídeo, ou chipset)

 

também acho necessário abri o equipamento para verificar apenas como está o estado da pasta térmica e terma pad.

 

se encontrou placa com valores mais em conta que bater nessa placa e não poder fazer muito informe a cliente sobre a substituição da placa.

 

sobre o modelo, e padrões do fórum.

incentivamos todos os usuários a informar o modelo correto da placa, porque assim podemos estar a par de qual placa estamos falando se é com vídeo dedicado ou não, quais os testes poderiam ser feito, além de separar técnicos de usuários finais. Não orientamos usuários finais sem nenhum conhecimento na área a ser empenhar em reparar aparelhos de outros.

postar o modelo da placa também deixa o fórum mais organizado, temos muitas mensagem todos os dias e isso ajuda a manter a ordem.

 

j+

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma rapaziada,ainda nao tive tempo de abrir o note,entregaram-me na 5ªf a tarde, e nem na sexta nem hoje tive ainda tempo. Penso que seja esse o modelo da placa.  Amanha devo ter tempo para abri-lo e testa-lo,ja tenho o esquema dele, a ver se me entendo com isto. MAs em principio, o destino será uma board vinda do Aliexpress por 54 dol.Aqui em Portugal, é um preço imbativel a qualquer reparaçao de reballing de chipset ou grafica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal. Finalmente hoje tive tempo para abrir a maquina. Fiz uma limpeza,mudei a massa termica,continuava igual. Andei de multimetro na mao fazendo mediçoes em redor do chip grafico,mas por azar o esquema que consegui arranjar,apesar de dizer que era deste note,devia ser de um semelhante,porque nao achei nadinha do esquema na placa. No entanto, com a placa plugada, todas as voltagens pareceram-me corretas.Alias, se ele liga e arranca penso que se nao tivessem corretas ele nem ligava. Achei as fontes de 3 e 5v. a ram tinha 1,8 certas, a ponte norte tinha 1,5,salvo erro e a grafica tinha 1v,qualquer coisa que nao anotei. Os condensadores ceramicos tinham as voltagens certas nos sitios certos. Sem a placa estar plugada, achei estranho(ou nao sei se é para ser assim) que alguns condensadores acusassem continuidade.A ligaçao LVDS,achei 19v. Pluguei o HD e arrancou,mas assim que vai carregar os drivers graficos vai abaixo e já nao dá imagem.

Um pormenor,apesar da sujidade,que nao era das piores que já vi, as pastas termicas ainda tinham alguma viscosidade,nao estavam em pedra. Uma nota de salientar, a construçao robusta deste note,e ser dos mais chatos de abrir que já apanhei. Agradecia umas dicas para a ajuda de despistar algo que nao fosse mesmo a grafica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...