Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

impressora hp laserjet M1132 queimando fusível

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde pessoal, sou novo aqui, estou com a impressora hp laserjet M1132, que não estava ligando troquei o capacitor, coloquei um fet irf840 no lugar do 08N50E e mesmo assim sempre abre o fusível ao lado do JP113, testei a ponte retificadora e está funcionando normal. Será que esse transistor realmente pode substituir? aguardo ajuda.  :)

 

A maioria da ajuda que consegui foi no tópico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

    Esse defeito só dá em 4 componentes, basta  medir de um a um . A primeira coisa que faço na manutenção dessas fontes é :

-Fusível de entrada

-Ponte retificadora 

-Capacitor principal (grande)

-Fet chaveador

-Diodo retificador na saída da fonte (24v).

    O fet que voce colocou o IRF840 não é o adequadro, o certo são esses  -7NA60-10NA60-11NA60-12NA60 ,todos substitui sem problema algum.

 

Vai uma foto da placa original mostrando esses componentes.

5957ac475eedf_Sem_ttulo.jpg.4e9c7c87cff64d176c112f82f4bf47c9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta complicado a solução, eu verifiquei todos os componentes e constatei que o diodo retificador IRF840 também está em curto e não consegui encontrar substituto em minha cidade. Não tenho como conseguir nem o diodo retificador e nem o substituto para o IRF840 das referências recebidas so consegui o p7nk60 que nem está na lista pra substituir, isso sem contar o  mais ja imagino que irá queimar também caso não consiga BCR8PM diodo retificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fusível abrindo vai ser realmente esse IRF840. Ele não é compatível.

 

Mais creio que tenha alguma outra coisa em curto, testei a ponte retificadora, e está em perfeito funcionamento. Eu suspeito do diodo retificador, porém não tenho substituto em minha cidade e não sei qual poderá substitui-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra testar esse diodo é fácil, retireo da placa e meça no multimetro em continuidade o pino do meio com os pinos das laterais (como um diodo comum,ou seja,de um lado passa e outro não.

 

Pegue uma fonte de PC e lá voce vai encontrar o diodo que quer.  Pela serigrafia dele vá no datasheet e compare.

Outra coisa o p7nk60 que voce conseguiu funciona também.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
a parte a ser isolada não pode encostar no dissipador da placa?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra testar esse diodo é fácil, retireo da placa e meça no multimetro em continuidade o pino do meio com os pinos das laterais (como um diodo comum,ou seja,de um lado passa e outro não.

 

Pegue uma fonte de PC e lá voce vai encontrar o diodo que quer.  Pela serigrafia dele vá no datasheet e compare.

Outra coisa o p7nk60 que voce conseguiu funciona também.

 

Boa sorte.

 

Mais toda vez que coloco ele queima e o fusível queima junto. Eu estou comprando os componentes em uma eletrônica aqui em minha cidade, é caro pra c@#$%o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na manutenção de fontes é indispensável o uso de uma lâmpada de série.

Se voce ligar a placa nela ,voce vai saber se o curto continua ou não, sem queimar suas peças, evitando assim gastos.

 

Valeu

 

Muito obrigado amigo eu não conhecia o teste com lâmpada em série, amanhã mesmo irei fazer o circuito e tentar novamente, vlw abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  Ganhou um joião pela persistência, não abandone o tópico e continue nos dando informações de como anda o processo. j+
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  Ganhou um joião pela persistência, não abandone o tópico e continue nos dando informações de como anda o processo. j+

 

Consegui fazer uma lâmpada em série, não terei mais prejuízo heeeee :), ainda estou com dificuldades de encontrar o FCH10A15 sabe me dizer algum equivalente fácil de encontrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, sabe informar o que houve para tal problema acontecer ?

 

- Foi ligado no 220 ?

 

- Pico de Tensão ?

 

Bom, hoje mesmo realizei uma manutenção em uma impressora desse modelo, a onde a mesma foi ligada em 220v, por sorte estourou somente o Capacitor de 200V por 220uf.

 

Verifica os componentes do primário como os demais já falaram aqui, retira eles da placa e testa todos fora. Deve estar passando algo despercebido a você.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, sabe informar o que houve para tal problema acontecer ?

 

- Foi ligado no 220 ?

 

- Pico de Tensão ?

 

Bom, hoje mesmo realizei uma manutenção em uma impressora desse modelo, a onde a mesma foi ligada em 220v, por sorte estourou somente o Capacitor de 200V por 220uf.

 

Verifica os componentes do primário como os demais já falaram aqui, retira eles da placa e testa todos fora. Deve estar passando algo despercebido a você.

 

Não, ela simplesmente parou do nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Por favor mude o prefixo na primeira mensagem para Em análise, para melhor organização do fórum.

 

Temos muitos casos de curto no primário aqui, principalmente por ligação em 220V, mas como é curto no primário possivelmente, é bom analisar os tópicos existentes que pode ter dicas relevantes a solução do problema.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

 

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...