Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor acima da nomenclatura.

Avalie este tópico:


deluvianos

Posts em destaque

Boa noite!

 

Então gente eu estou tentando consertar uma placa mãe a título de aprendizado, uma asus P6X58D-E ela liga, mas tem hora que não liga, enfim a fonte está boa e nova inclusive, teste as voltagens, os MOSFETs dela estão bons, teste na placa e todos se comportaram bem, todos os 32 do vcore( ela tem 16 fases vcore e mais duas pra memória), aí lendo uma apostila que baixei aqui mesmo sobre vcore atinei que não tinha testado os capacitores e fui testa-los, acontece que todos os capacitores testados mostram capacitância acima da nomenclatura, coisa de 11 a 30% a mais e achei estranho, porque teoricamente deveriam perder capacitância com o tempo, certo?

Meu multímetro é um Hikari HM 2030, no manual diz que a aferição de capacitores dar-se com a ponteira vermelha em mA, sendo ela negativa, e a ponteira preta em COM, sendo ela positiva. Mas não é bem assim que aconteceu, todos os resultados nessa configuração dão 0, mas se eu aferir com a ponteira vermelha na sua posição normal de tensão ela afere a capacitância (teste com um capacitor novo de 330uf que acusou 341uf no multímetro).

Minha pergunta é: é normal capacitores eletrolíticos de alumínio com encapsulamento bastante danificado darem uma variação de capacitância maior que a nomenclatura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Os capacitores tem uma outra medida importante que faz muita diferença quando estão trabalhando com alta frequência. É o ESR, veja neste link.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Em especial os capacitores da placa mãe são para Low ESR, veja no Datasheet deles.

Os multímetros não tem escala para esta medida, e você precisa de uma aparelho especial para isto.

Os capacitores se comportam como um circuito R+C e quando colocados em série ou em paralelo esta resistência interna tem que ser levada em conta pois elas se dividem ou se somam.

Em um circuito como uma fonte linear isto não faz diferença.

A placa mãe tem muitas outras particularidades que não vou me alongar agora

 

Um abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do esr eu descobri através de pesquisas que fiz, mas não tenho como aferir no momento, minha questão mesmo é todos os capacitores da placa estarem dando acima da capacitância nominal deles, numa margem de até 30% para cima.

Eu comecei a desconfiar que meu multímetro está com problemas, mas um capacitor novo ele fez a aferição correta, por via das dúvidas eu entro em contato com o suporte da Hikari.

 

Agradeço a resposta microbit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Eu descobri recentemente o porquê dos capacitores estarem muito acima da nomenclatura, calor. Ao dessoldar o componente ele estava aquecendo muito o que fez com que alterasse os valores de capacitância, pra fazer o teste é bem simples: pegue um capacitor e veja quanto ele marca a capacitância, esquente os terminais com a ponta do ferro de solda, agora a capacitância dele estará bem alterada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo este tópico explica sobre uma ferramenta muito boa e também tenho aqui em laboratório

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ele mede Capacitância e ESR  se quiser te dou o link do aliexpress que comprei

 

O meu capacimetro da Hikari HM-2090 também em alguns capacitores da está margem que você informou, principalmente capacitores de baixa qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...