Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

como funciona esse diodo de comutação rapida

Avalie este tópico:

rodrigoonlyboy

Posts em destaque

esse diodo,é de comutação rapida em serie, mas qual a função dele nesse circuito, não entendir

um diodo so conduz tensão positiva no sentido de anodo para catodo e negativa de catodo para anodo

como mostra a foto a tensão de 3v entra no pino 2 que é catodo, o pino 1 é anodo ja o pino 3 é comum ao anodo e catodo

se tiverem uma boa explicação agradeço, e ser for de forma teórica melhor ainda

5957ac834e2ed_Sem_ttulo.jpg.c1260e65386d228e40879a14863f6851.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 semanas depois...

Não sou engenheiro, mas pelo que entendi o esse circuito pode estar incorreto e por isso esta marcado em varias partes o simbolo "GP" não se traduzir esse simbolo, mas sei que significa que o circuito não existe na placa.

Nesse caso nessa parte dos 3V  , o resistor pr4304 mantem a linha PS_ID_EC em 3v , o diodo PQ4301 (que esta com serigrafia errada) mantem polarizado através do pino 1 e o pino 2 eu não entendi e ficou sobrando ali.

De onde vc recortou esse circuito?

Minha analise esta completamente errada.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, do esquema de um notebook

Link para o comentário

, pela sua iniciativa um joinha

Link para o comentário

, essa parte do esquema é de placas Dell responsável pela alimentação do CI Dallas dentro dos carregadores que contem os dados (Potencia, Modelo) que iram para o EC (KBC nuvoton).

Em geral é muito difícil dar problema nessa parte do esquema.

E não, não tem nada errado com essa peça em questão, não está com a serigrafia errada. E eu acho que não está ali para polarizar nada. Não sei o que significa as siglas GP mais é comum em placas Dell. As siglas DY são peças que não tem na placa. (acho que DY significa Do Yourself ehehheheh o engenheiro tirando o dele da reta ahahhaha.)

Esse tipo de diodo serve para proteger essa linha de dados contra descargas eletrostáticas, ESD, ou tensões Transientes (Google Mode=ON).

Quando essa placa for alimentada o CI Dallas dentro do carregador será alimentado, e enviará um pulso ou sinal pela mesma linha que poderá ser observado por um osciloscópio.

Esse dados enviados será recebido pelo KBC e que habilitará a o charger podendo as vezes informar a potencia recomendada caso essa seja inferior ao indicado.

, Me desculpe, pelo que vou dizer. Mas nada no esquema se realmente estiver na placa está sobrando. Eu particularmente nunca vi um erro em esquemas de placas DELL são na minha opinião muito bem feitas. Até não se entender realmente a função de uma peça ou componente ou circuito não podemos julga que não serve para nada ou está sobrando.

Link para o comentário

, , Peço desculpas pela analise incorreta.

Sobre o circuito não existir na placa, eu me expressei mal. Quiz dizer que os componentes não estavam na placa quando existe o GP no esquema.  Mas me enganei, isso é quando tem o DY ou @.

Sobre o diodo, sempre que ele recebe tensão ou sinal, ele polariza dependendo da ligação do anodo e catodo. No caso desse circuito ele trabalha com sinal de dados assim deve ser usado o de comutação rápida.  (ou estou errado).

Mais uma vez obrigado pela aula. j+

Link para o comentário

, não houve aula. Sim essa linha trabalha com um sinal de dados pequeno então somente quando conectado o carregador.

Francamente não sei dizer se esse era o melhor diodo pra se colocar ali. No entanto foi o que o engenheiro optou, com certeza ele deve ter estudado muito pre tal escolha.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...