Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como transformar um freezer em geladeira

Avalie este tópico:


Matheus Figueiredo

Posts em destaque

Olá,

Sou novo no fórum e preciso de créditos para conseguir um esquema de placa mãe :'( ...Conseguindo consertar compartilho a solução. O assunto não é eletrônica, mas é o que eu lembrei para compartilhar agora.

Minha mãe me deu um freezer velho que ela não queria mais, mas eu precisava de uma geladeira, então transformei ele e funcionou muito bem  8) , podendo ser modificada sua operação entre freezer e geladeira. Para fazer isso eu simplesmente troquei o termostato, que é um controlador de temperatura que liga e desliga o compressor da geladeira. O termostato aparentemente é uma "caixinha" com um tubo capilar que parece um arame sendo que na ponta desse tubo há um bulbo, que fica preso à placa fria da geladeira/freezer. Para a retirar o termostato basta desligar a geladeira, desconectar os contatos e parafusos do termostato, soltar o bulbo da placa fria e puxar o tubo capilar. Para instalar o novo termostato faz-se o passos anteriores na sequência reversa. O mais importante é escolher o termostato correto. Comprei em uma loja de peças para aparelhos de refrigeração por R$31,00 e o detalhe é que esse termostato (RFR4009-2P do fabricante Robertshaw) apresenta dupla ação, ou seja, funciona para a faixa de temperatura de freezer e geladeira, basta girar o botão "dele" como se fosse um potenciômetro de volume de rádio.

Acredito que não seja possível transformar geladeira em freezer pela questão da potência do compressor. Espero que ajude  :) !

termostato.jpg.4e2109af3f0e61940f890d09e0e1551c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, não tinha pensado nisso.

Há um tempo atrás precisei ligar um freezer 110v em uma rede 220v usando um transformador com potência compatível, para não deixar o transformador ligado direto eu retirei os 2 fios ligados nos dois terminais do termostato e uni eles, posteriormente cortei um dos fios que vem da tomada até o transformador e liguei em um dos terminais do termostato e no outro terminal liguei outro fio até o transformador. O termostato funcionou como um interruptor para ligar/desligar o transformador (e com isso todo o freezer) ao invés de ligar/desligar só o compressor. Funciona até hoje.

 

Desculpa, mas também sou novo e não consigo dar o "Joinha".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 8 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, como posso entrar em contato com VC amigo????

Boa, não tinha pensado nisso.

Há um tempo atrás precisei ligar um freezer 110v em uma rede 220v usando um transformador com potência compatível, para não deixar o transformador ligado direto eu retirei os 2 fios ligados nos dois terminais do termostato e uni eles, posteriormente cortei um dos fios que vem da tomada até o transformador e liguei em um dos terminais do termostato e no outro terminal liguei outro fio até o transformador. O termostato funcionou como um interruptor para ligar/desligar o transformador (e com isso todo o freezer) ao invés de ligar/desligar só o compressor. Funciona até hoje.

 

Desculpa, mas também sou novo e não consigo dar o "Joinha".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Boa noite,

 

Caso tenha alguma dúvida, abra um novo tópico para que possamos tentar lhe ajudar.

 

Agora, sobre j+ vc ganha conforme sua participação, ajudando outros colegas com problemas em seus equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Caso alguém ainda tenha interesse criei um tópico com mais detalhes:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...