Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estou tendo muito retorno! (RESOLVIDO)

Avalie este tópico:


Red-Fox

Posts em destaque

Pessoal estou tento muito retorno nos reballs que estou fazendo, principalmente os SIS672 e os chips com esferas de 0,45. Estou limpando bem os pads do chip e placa... estou usando o fluxo 559 para soldar e 223 para soltar.

 

Na hr de reballar estou usando 265º na estação de ar quente para soldar as esferas e estou demorando com pré aquecimento até a soldagem uns 5 a 6 minutos. Os notes na hr do processo funcionam mas alguns depois de dias, tipo DE 2 A 4 dias estão voltando com tela preta. O que pode dar retorno???  ???

 

Com certeza tem gente com essa dúvida tambem.

 

Conto a ajuda do pessoal mais experiente no assunto.

 

E desde já agradeço por lerem esse tópico.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom estou usando uma pasta de cobre que comprei na MRE Ferramentas e a chapinha de cobre, essa chapinha estou recortando de um pedaço de cobre de 1mm que comprei. Quanto a limpeza dessa chapa, ela tem que estar perfeitamente limpa? ou seja, polida?

 

Que pasta vc está usando INFOART?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pasta Térmica Gelid Gc-extreme , cuidado para não empenar a plaquinha na hora de cortar, e sim e bom dar uma lixada com uma lixa bem fininha na placa e no próprio dissipador, talvez vc tem que colocar mais chapinhas de cobre para ter uma melhor resultado, e ja peguei note que também tem que atualizar o Bios para melhorar o desempenho do cooler, sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Read-Fox eu também tinha muito problema de retorno. No meu caso descobri que o problema era limpeza dos pads. Todos os pads tem que ficar lisinhos e brilhantes. Se tiver algum fosco ou meio escurecido é certeza de retorno. Para fazer a limpeza aqui uso dois processos. Primeiro retiro o excesso de solda e passo a malha. Depois disso passo um pouco daquela pasta de solda best e rolo uma bola de solda de chumbo para que todos os pads fiquem estanhados com solda nova. Retiro então totalmente a solda recém colocada com a malha novamente. Faço isso na placa e no chipset. Outra coisa também que mudei aqui foi a ponteira da estação. Não uso mais a faca. Uso aquela que parece um cilindro cortado em diagonal. Esta parece que limpa melhor e judia menos do chip. Mais uma coisa que adotei aqui más que não tive aprovação do pessoal quando perguntei aqui no fórum é a máquina ultra som para limpeza do chipset e do stencil. Coloco os dois lá dentro e deixo por 10 minutos enquanto faço a limpeza da placa. Eles saem brilhando.

      Achei também esta temperatura meio baixa para soldar as esferas. Na minha aqui se eu não colocar 330 graus não solda de jeito nenhum. Bom más cada estação é de um jeito. Depois que você soldar as esferas no chip faça o teste. Passe a escova de limpeza fazendo uma boa pressão nas esferas e veja se alguma não solta.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado em responder ney_e4!

 

Poisé, não estava me atentando muito aos pad's escuros e vou adotar essa sua técnica de passar solda nova nos pad's... mas o que deve estar contribuindo aqui para os retornos deve ser a pasta que estou usando... uma tal de pasta de cobre vendida na MRE Ferramentas.

 

Vou adotar uma outra pasta e deixar a placa de cobre bem polida.

 

Vou alimentar o tópico para ficar para futuras pesquisas.

 

Abraço e sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu adoto tecnica muito proxima do NEYe4 , exceto a parte o ultrasom..

mas passar solda nova no chip ajuda muito na hora de soldar..

mas atente para ele estar o maximo livre da solda antiga antes, pois tenho a impressão que as ligas não se dão muito bem...

 

para colocar as esferas uso estação yaxum 968 digital, com ar no maximo, estencil de calor direto e 380g. mas mantenho ele um pouco mais afastado do chip , ou seja, controlo a temperatura mais com a aproximacao da estação do que com o calor dela, funciona muito bem depois que pega o jeito.

 

apos rebalar o chip, lavo ele muito bem com alcool iso ou thinner com um pincel um p[ouco mais firme, isso remove o excesso de fluxo e garante que todas as bolinhas estejam bem fixas ( se nenhum sair esfregando com o pincel , tá tudo bem.. ).

 

colocar na placa acho que é o de menos com a honton..:).

 

com relação a pasta , tenho usado AS5, ou aquela generica de prata da implastec ( dependendo do chip).

 

as chapinhas de cobre, prefiro comprar já cortada do drivestar.biz.. pq ao cortar sempre empena um pouco o cobre, que causa uma falha muito grande de dissipação por falta de contato...

 

sempre deixo todos os dissipadores o mais brilhante possivel antes da instalação final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo qual maquina de bga é a sua ??

usei bastante tempo a pasta de cobre, mudei agora pra thermal silver que vende na global muito boa tambem

no meu ponto de vista o seu problema na na temperatura da maquina.

 

testa o termopar dela, se ela acende a tela mais nao da imagem, é pouca temperatura

eu costumo soldar fusao final a 190 porem fico de olho no chip depois que o chip desce aguardo em torno de uns 30 segundos

a minha é uma ir9000, atente bastante no tempo da soldagem

no termopar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Perciva, obrigado por responder tambem.

 

Como vc faz a limpeza do dissipador, lixando? Pois outra coisa que percebi é que minhas placas de cobre que uso para cortar estão meio escuras... será que devo lixar elas?

 

lixa não... ela arranha o disipador...

 

se tiver muito oxidado use KAOL ( procure dessa marca, BRAço ou SIlvo não funcionam muito bem..)

 

se iver menos oxidado, veja isso

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Perciva, obrigado por responder tambem.

 

Como vc faz a limpeza do dissipador, lixando? Pois outra coisa que percebi é que minhas placas de cobre que uso para cortar estão meio escuras... será que devo lixar elas?

 

lixa não... ela arranha o disipador...

 

se tiver muito oxidado use KAOL ( procure dessa marca, BRAço ou SIlvo não funcionam muito bem..)

 

se iver menos oxidado, veja isso

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Tranquilo... estava usando o Silvo mas demora pacas para reagir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caracaaaa a pasta de cobre da mre é uma tranqueiraaaa.... tá maluco mano? aquilo é uma graxa com pózinho de cobre!

compra a artic silver tubo com 12gr por 90 contos , ou a pasta thermal silver da implastec potão de 100gr por 40 contos

 

Foi o que percebi da pior forma possível!  :'(

Porcaria de pasta, mas já providenciei alguns tubos da arctic silver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só para deixar o feedback!

 

Meus retornos estavam ocorrendo pela má qualidade da pasta que estava usando... (porcaria de pasta de cobre comprada na MRE) fujam dela!!!!!!  :-[

 

Estou usando a Arctic Silver.

 

E outro fator era minha Honton que devido ter queimado a resistência do TOP ficou desregulada na vazão e foi necessário alguns ajustes.

 

Agora estão virando 100%  8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ai seus putos !1

 

sempre usei a artic tb mas ultimamente sabe como é testa uma aki testa outra aki e me deparei com essa aki e recomendo! não vou entrar em detalhes melhor vcs mesmos tirarem suas próprias conclusões

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai seus putos !1

 

sempre usei a artic tb mas ultimamente sabe como é testa uma aki testa outra aki e me deparei com essa aki e recomendo! não vou entrar em detalhes melhor vcs mesmos tirarem suas próprias conclusões

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Zumbi, usa ela a muito tempo? E os resultados foram melhores do que da artic? Eu recentemente troquei a Artic pela Liquid Metal , e para te dizer a verdade, antes um AMD Turion X2 no DV4 que chegava aos 65º com a artic silver agora chega no máximo em full running a 57º, mas é claro, dei uma boa polida no dessipador e estou usando chapinha de cobre com a pasta, também na PN pois ela influencia e muito no valor medido de temperatura do processador, já que usa o mesmo dessipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Quando comecei tive alguns retornos, um deles era nao retirar o que sobrou do fluxo.

Acetona, thinner ou tricoletileno para retirar o fluxo depois depois de rebailar.

 

A tirar os oxidos antes de rebailar e fundamental. Tinha pecebido q quando rebailava a 2nda vez nao tinha retorno, solda best azul depois de retirar o chip e limpar, assim estanha tudo e fica tudo brilhante.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...