Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Placa Mãe Eup 15-R60-011002 DDR3 - Liga mas não sobe vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos, estou pegando placas de amigos e tentando concertar para poder aprender, quero ficar bom nesse negócio !

Bem, estou com essa placa cujo a única descrição que tem na placa é esta, ela é uma placa de PCs da STI. Ela liga normalmente, aquece a PN como deveria, aquece o processador e PS porem não sobe video. Lendo aqui um comentário de outro post e fazendo na placa aconteceu que um CI (PWM1) modelo APW7120 localizado próximo dos slot de memória ao encostar a ponta do multimetro no pino 7 a fonte desarmava. Após notei que na mesma trilha deste pino tinha um resistor que de um lado se eu encostasse o multimetro também desarmava a fonte. Troquei esse CI e agora não desarma mais. Tambem fiz ME na PN e PS, já testei com outras memórias e outro processador que sei que está funcionando e mesmo assim o bendito vídeo não sobe !

Alguem já pegou essa bronca nessa placa e resolveu ?

                                      ****************************

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,
este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.
Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.
Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png

Foto0020.jpg.df22f2b4c44c00db4256cb1129531dd1.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse código Eup 15-R60-011002 não parece ser a identificação da placa (modelo comercial).

Esse APW7120 é responsável pelo PWM que gera o 1.8V para as memórias. Se tiver o 1.8V para as memórias o problema não é ele.

Verifica próximo dele os indutores/FETs, se no indutor têm 1.8V então está OK esse circuito.

 

Tenta localizar o modelo exato dessa placa, informa o que está escrito na etiqueta do BIOS, se não for o logo da AMI/Phoenix.

Recomendo uma placa POST para trabalhar com essas desktop, ao menos ela vai indicar se o reset está ativo, clock, tensões, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse código Eup 15-R60-011002 não parece ser a identificação da placa (modelo comercial).

Esse APW7120 é responsável pelo PWM que gera o 1.8V para as memórias. Se tiver o 1.8V para as memórias o problema não é ele.

Verifica próximo dele os indutores/FETs, se no indutor têm 1.8V então está OK esse circuito.

 

Tenta localizar o modelo exato dessa placa, informa o que está escrito na etiqueta do BIOS, se não for o logo da AMI/Phoenix.

Recomendo uma placa POST para trabalhar com essas desktop, ao menos ela vai indicar se o reset está ativo, clock, tensões, etc...

 

Vlad, a unica informação a mais que tem é ATA100 e na linha da memória não tem 1.8v e sim 1.56v e sem o processador mas com o vcore alimentado está dando 0.62v no circuito da memória ! A bios é AMBIOS 686 YH57

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for DDR3 está certo os 1.5V.

Se a tensão cai com o processsador montado, ou é defeito nesse circuito que gera os 1.8V ou o circuito agregado ao processador/NB com defeito.

O que vejo na maioria da placas-mães mais novas, é que essa tensão gerada pelo circuito do APW7120 alimenta várias partes do circuito, inclusive o NB.

 

Tente trocar o APW7120 inicialmente, o equivalente dele é o RT9214.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa da falecida phytronics...mas é uma ecs...

que multimetro tu usou que desarmou? é um analógico?

 

O multimetro é digital mas troquei o CI por outro do mesmo e não desarmou mais mas o video nada. Já estou achando que é BIOS, tudo aquece porem o teclado usb que conecto não acende as luzes do teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa da falecida phytronics...mas é uma ecs...

que multimetro tu usou que desarmou? é um analógico?

 

O multimetro é digital mas troquei o CI por outro do mesmo e não desarmou mais mas o video nada. Já estou achando que é BIOS, tudo aquece porem o teclado usb que conecto não acende as luzes do teclado.

 

Gente, achei as PC Analayser que tenho e tinha perdido. Em uma mais moderninha está dando D0u (D zero u) e na outra d0 (D zero) porem não achei a tabela dos códigos ! Alguem sabe o que é esse código ? Um detalhe que sempre tive dúvida, o código é do ultimo componente checado ou é do erro apresentado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, essa placa tem um gerador de pwm ICS cuja serigrafia é:

 

0396104

1023

9LPRS525AGLF

 

Os companhiros saberim me informar como saber se esse CI está bichado ? Ele tem 1.68v no pino 1 e 3.36 no pino 48 e to achando que ele está esquentando um pouco. Como essa bendita placa não tem a serigrafia do modelo não tem como tentar recorrer a um esquema !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, os testes feitos nesta placa:

 

1-Memoria DDR3: Tem todas as tensões, inclusive testei outras memórias nela.

 

2-Vcore (usa processador Pentiun):  Tem todas as tensões tanto na fase alta quanto na baixa. O processador aquece normalmente. Os capacitores do PN tem todas as tensões.

 

3-Ponte Sul: tem todas as tensões

 

4-Chip de rede e som não apresentam super aquecimento para serem o vilão.

 

Mediante os testes feitos só me resta pensar que o vilão é a PN pois está aquecendo muito a ponto de queimar o dedo e já fiz ME na PN e PS e nada e para completar está dando código D0 na debug card e a mensagem de ERRO NA INICIALIZAÇÃO DA CPU e nada de vídeo ! Lembrando que, essa placa estava com o cooler do processador e o exalstor com tanta sugeira que a tempos não resfriava direito o processador, provavelmente chega nó máximo 20% de ar no processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual processador está usando aí? ( velocidade, cache e FSB)?? Quanto está dando a tensao de Vcore? Peguei uma placa DDR3 ( nao lembro a marca) que nao funcionava de jeito nenhum com Pentium 4 e celeron D da vida.  Com esses processadores o Vcore ficava abaixo de 1 V e lógico, nao dava vídeo. Só fungou com Celeron 420 pra cima e Dual Core, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...