Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda na interpretação de Esquema TOSHIBA A300

Avalie este tópico:


alz182

Posts em destaque

Boa noite amigo.

 

Estou precisando de uma ajuda pra interpretar este esquema. " TOSHIBA satellite a300 - inventec potomac 10s pt10s - 6050a2169401-mb-a02 - rev x01.pdf "

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Pagina 5.

 

Bom o problema da placa é que ela não liga nada, nem na bateria nem na fonte, ela não tem 5v, 3,2v. nem chega voltagem no power button. Pelo meus teste, a corrente esta morrendo na fonte primaria. Mas não estou conseguindo identificar onde esta o problema.

 

Sei sobre o problema do capacitor de tântalo... mas pelas minhas pesquisa os problemas que ele causa são diferentes.

 

Minha duvida seria na interpretação do esquema que até onde eu acompanhei eu achei o seguinte:

 

No CI : U63

2 = 18,7V

6 = 18,7V

12 = 18,7V

28 = 4,3V

31 = 4,3V

 

Onde tem q entrar os 18,6 V e onde tem que sair a voltagem e quanto deveria sair?

 

Agarrei ai.

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu gosto de comecar nas fontes de 3 e 5, verifica na pagina 7 o u65, na bobina l71 voce tem que achar o 3V, na L72 tem que achar os 5V, caso nao ache essas voltagens, verifique se esta chegando alimentacao no u65 pelo pino 16, se nao chegar vai subindo, abre o jumper do vbat e ve que tensao voce acha de cada lado dele, caso depois de abrir o jumper, aparecam os 19V entao provavélmente seu problema está na página 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alz182,

FET Q64 conecta a fonte ao circuito do note, FET Q65 conecta a bateria ao circuito do note. Essa tensão é a net +VBAT, não confunda com a tensão que a bateria fornece que é +VPACK.

 

Veja se têm 19V no terminal 23 de U63. Veja se têm tensão depois de Q64.

 

Pois é, terminal 23 ta zerado.

 

Então o defeito seria o U63?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se falta tensão no termina 23 do U63, significa que Q64 está bloqueado ou aberto, ou um curto na linha ou circuito alimentado pela net +VBAT.

Q64 transfere a tensão da fonte para +VBAT; você deve ter 19V nos terminais 1/2/3 e uma tensão um pouco menor no terminal 4 para ter os 19V nos terminais 5/6/7/8.

Q64 é um MOSFET canal P, então deve ter uma polarização negativa em relação ao source (terminais 1/2/3) para poder conduzir. Quanto maior a diferença para menos no gate, maior a condutividade entre source-dreno.

Se a tensão no gate (4) for igual ao source (1/2/3) o FET está em corte.

Se a tensão no gate (4) for 10V e no source 19V (1/2/3) o FET está polarizado e conduzindo, devendo ter 19V no dreno (5/6/7/8) (exemplo).

 

 

 

Se essa tensão no +VBAT não existe, antes de começar a remover componentes, verifique se há curtos nessa linha. Alimente com 19V essa net +VBAT e veja se a tensão permanece. Informe o que encontrar.

Recomendo uma fonte de bancada para testes, principalmente para localizar curtos.

 

Em hipótese alguma alimente os circuitos de 5V/3.3V ou seja lá qual for com 19V, exceto a de 19V é claro, para localizar um curto. Isso se faz com fonte ajustável para a tensão específica do circuito em testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se falta tensão no termina 23 do U63, significa que Q64 está bloqueado ou aberto, ou um curto na linha ou circuito alimentado pela net +VBAT.

Q64 transfere a tensão da fonte para +VBAT; você deve ter 19V nos terminais 1/2/3 e uma tensão um pouco menor no terminal 4 para ter os 19V nos terminais 5/6/7/8.

Q64 é um MOSFET canal P, então deve ter uma polarização negativa em relação ao source (terminais 1/2/3) para poder conduzir. Quanto maior a diferença para menos no gate, maior a condutividade entre source-dreno.

Se a tensão no gate (4) for igual ao source (1/2/3) o FET está em corte.

Se a tensão no gate (4) for 10V e no source 19V (1/2/3) o FET está polarizado e conduzindo, devendo ter 19V no dreno (5/6/7/8) (exemplo).

 

 

 

Se essa tensão no +VBAT não existe, antes de começar a remover componentes, verifique se há curtos nessa linha. Alimente com 19V essa net +VBAT e veja se a tensão permanece. Informe o que encontrar.

Recomendo uma fonte de bancada para testes, principalmente para localizar curtos.

 

Em hipótese alguma alimente os circuitos de 5V/3.3V ou seja lá qual for com 19V, exceto a de 19V é claro, para localizar um curto. Isso se faz com fonte ajustável para a tensão específica do circuito em testes.

 

 

Vamos lá...

 

Q64 - Terminais (1/2/3) - 18,62V

Terminal (4) - 18,62V

Terminais (5/6/7/8) - 0V

 

Como vc disse, "Se a tensão no gate (4) for igual ao source (1/2/3) o FET está em corte."

 

Imagino que temos um problema aqui.

 

Troco ele? ou alimento a perna (5/6/7/8) com 19V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão no gate é a mesma do source, remova Q64 e veja se ele estó OK.

Verifique o estado de Q64 e veja qual a tensão nos terminais 5 e 11 do U63:

terminal 5 identifica que a fonte está conectada - circuito de Q61.

terminal 11 (ACPRES) indica ao EC que a fonte está conectada.

 

Para agilizar o serviço alimente então os terminais dreno de Q64 (terminais 5/6/7/8) com 19V e veja se tensão se mantém. Se tiver uma fonte de bancada fica mais fácil localizar o curto, senão siga pelo esquema a net +VBAT e vá removendo os principais FETs conectados a essa net, um de cada vez, e verifique se o curto ou sobrecarga sumiu. Se for capacitor em curto aí você terá que deixar alimentado até o componente aquecer ou amornar para poder identificá-lo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...