Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desumidificação duvida ?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde ja li aqui mesmo no forum sobre a importancia da desumidificação para trabahos de reballing , a minha duvida e se eu posso usar essa estufa para esse fim . Obrigado.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do colega para não criar outro gostaria de saber dos colegas se existe alguma pesquisa ciêntífica sobre umidade em placas ou essa teoria é por que um foi repassando para outro mas ninguem provou cientificamente que uma placa tem umidade ? Eu pessoalmente, quando se fala de umidade da a impressão que a placa retem umidade internamente, é isso mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do colega para não criar outro gostaria de saber dos colegas se existe alguma pesquisa ciêntífica sobre umidade em placas ou essa teoria é por que um foi repassando para outro mas ninguem provou cientificamente que uma placa tem umidade ? Eu pessoalmente, quando se fala de umidade da a impressão que a placa retem umidade internamente, é isso mesmo ?

 

A umidade se concentra entre as fibras da placa, deve haver uma pesquisa pois ano passado a gigabyte lançou uma placa com esses vão entre as fibras reduzidos para diminuir a concentração da umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mito ou não mas costumo desumidificar placas com chips sensiveis e que já estão paradas a algum tempo. o que eu percebo é que quando deixo na estufa entre 8-12 horas aumenta a minha chance de ter bons resultados e até hoje não deu bolhas no chip. Outra coisa é que parece que o chip aguenta melhor pequenos "erros" como passar um pouco da temperatura sem queimar internamente. (sabe aquele chip que tá perfeito mas não funciona?)

Achei essa estufa que o Rsystem postou extremamente cara, aqui eu tenho usado uma estufa para papel que mantém a temperatura em torno de 70º com bons resultados, voce pode achar estufa semelhante por volta de 100 conto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O epoxy das placas absorve humidade (bem como o dos chips) , não tenho por hábito desumificar as boards  mas quando percebo que a board está sem ser utilizada à algum tempo costumo deixar a board em cima do pré durante 15-20 min a 90-100º , costuma ser o suficiente para evitar a "pipocagem" dos chips.

Os chips "pipocam" (para os novatos são aquelas bolhas que aparecem quando se aquece alguns modelos de chips) por causa do vapor de água acumulado no epoxy , o que normalmente interrompe as pistas que vão dos pads ao núcleo do chip , mas já me aconteceu apanhar chips "pipocados" por causa de "reflows" mais agressivos a funcionar bem , é tudo uma questão de sorte.

No caso da board se o epoxy for de boa qualidade o mais provável é vergar mais que o normal  , se for de má qualidade costuma criar bolhas também.

 

Um colega aqui da zona fez uma estufa num velho armário de madeira com uma daquelas lâmpadas de chocar ovos em aviário e diz que bastam 4 horas para seguir para reball, acho que o importante mesmo é retirar a humidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso uma estufa que eu mesmo fiz, uma caixa de madeira com o teto e os fundo forrado de papel aluminio e dua lampadas de 150w , na verdade eu uso essa estufa pra secar as placas apos a lavagem que eu faço em todas as placas, pena que eu vou ter que substituir brevemente as lâmpadas, pq elas não serão mais comercializadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

huahuhauhau vcs são doidos ouvi falar que desumidificar placas é besteira não precisa não é so jogar direto na maquina e fazer o reballing rsrsrsrs

 

mas não quero arriscar não continuo com 100% de aproveitamento desumidificando as minhas tvz seja por isso que não tenha perdido mais nenhum DV4 e DV5 todos que são reballing são 100% !!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

  Depois de ler sobre desumidificação pergunto: Quanto tempo depois de sair da estufa a placa esta ''pronta'' pro reballing?  ou apos tirar da estufa deve ser feito o reballing de imediato?  pergunto, porque depois de tirar o chipset, leva-se um tempo pra fazer a troca de esferas pra depois ressolda-lo na placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Depois de ler sobre desumidificação pergunto: Quanto tempo depois de sair da estufa a placa esta ''pronta'' pro reballing?  ou apos tirar da estufa deve ser feito o reballing de imediato?  pergunto, porque depois de tirar o chipset, leva-se um tempo pra fazer a troca de esferas pra depois ressolda-lo na placa...

Pode tirar da estufa e ir direto pro reball

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...