Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dor de cabeça!!! placas com charger OZ8602GN, Como desvendar o mistério???

Avalie este tópico:


gabrielnote

Posts em destaque

A Paz a todos os queridos colegas!!!!

 

Então pessoal, essas placas as quais o nosso amigo OZ8602GN está presente vem me dando dor de KBÇ, vou explicar o porque.

Bom, quando começou a chegar essas placas com o problema de não ligar o problema éra simplesmente trocar o nosso amigo charger ou no máximo os mosfets P200 etc... que normalmente entravam em curto, pensei nossa q barbada, hehehe. O problema é que no nosso ramo não podemos nos basear muito nessas receitas de bolo pois quando chega um pepino aí já viu!!!

 

Os pepinos começaram a aparecer, troca o charger, verifica os FETS, temos as resistências de 10 Ohms que também podem alterar porém está tudo ok e/ou substituidos nada da placa ligar. Ou pior, retiramos o OZ a placa liga, colocamos um tirado de uma placa funcionando e mesmo assim a placa não liga!!! Esse pra mim vem sendo o problema maior pois a placa tem 3,3v, 5v, chega a tensão correta no power botton e cai a tensão certinho.  Bom, vamos trocar o I/O que resolve, ixiii não deu liga e agora???? 

 

No caso da placa 14XIXX percebi que quando esse problema de não ligar com o charger ocorre, umas das resistências que deveria medir

10 ohms na placa fica com o valor de 2,4 Ohms + ou - enquanto as outras realmente medem os 10,4 Ohms. Tiro da placa a tal resistência no caso da R643 e aponta 10,4 Ohm. Peguei uma placa funcionando perfeitamente e a resistência R643 na placa estava com os 10,4 Ohm que deveria estar, chegando a conclusão que tem algo nessa linha de errado, mas o que???

 

Sei que para os técnicos mais avançados esse problema é um simples detalhe mas para nós que estamos aprendendo no osso do

peito é complicado pois ficamos muitas vezes na dúvida, e na dúvida não dá para trabalhar. Estou condenando muitas placas por esses defeitos e sei que posso consertar se tiver mais alguma instrução baseada no esquema.

 

Eu faço um apelo para que os técnicos mais experiêntes expliquem de forma clara como funciona o charger baseados nesse esquema. 

 

Obrigado a todos e fiquem na Paz do Senhor Jesus Cristo!!!

Charger.jpg.3959370dbbb0b2069f20ff8d03a88b53.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Estava com muitas dúvidas em relação a esse problema pois quando nao éra o OZ, fet em curto ou as resistências de 10 Ohms alteradas o negócio complicava e eu não conseguia consertar pois não encontrava de jeito nenhum o problema, eu percebia que uma das resistencias de 10 Ohms paresentava algo estranho, medindo na placa sua resistencia ficava bem mais baixa que os 10 ohms mas medindo fora da placa media corretamente os 10 Ohms, isso tava me deixando pertubado hehehe.

Depois de analisar o esquema percebi que essa resistência recebia o VIN e estava em paralelo com outra porém a trilha que ligava as duas aparentemete se rompeu pois não tinha contato nenhum, logo depois de uní-las com solda normalmente voltou a dar os 10 Ohms nas duas e a tensão VIN chegou as terminais do charger fazendo com que a placa ligasse normalmente e  também carregasse normalmente. Então quando ocorrer o problema de o notebook Ligar sem o charger e depois de colocar o charger não ligar mais, a solução é em primeiro lugar verificar as 3 resistências de 10 Ohms se nao estao alteradas, caso estejam ok o segundo passo é unir as duas resistências em paralelo.

 

Com esse processo resolvi outro notebook com problema idêntico, éra um philco PHN desses que costuma dar bastante problema no OZ.

 

OBS: nesse caso o OZ sempre queima e tem que ser substituido por outro e logo após fazer o processo acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...