Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 4349 - DA0zqrmb6C0 - Matando a Fonte

Avalie este tópico:


Roberto DF

Posts em destaque

Buenas amigos do Forum

 

Mais uma vez recorro a ajudo dos amigos. O note em questão chegou pra mim matando a fonte. Com a ajuda da utilíssima Fumegation postada pelo ninja no forum, injetei 5V no DC Jack, e bem de leve, o diodo PD2 que fica logo apos a entrada do DC deu uma aquecida. Retirei o mesmo da placa, e o curto morreu.  Injetei os mesmo 5V após o PD2, o curto continuava. Depois de um bom tempo e absolutamente nenhum componente aquecer, troquei a saida de 5v da Fumegation pelos 12V.

 

Nenhum componente nem sequer ficou morno, mesmo depois de mais de 10 minutos ligado em 12V, e a lampada da fumegation acesa bem forte, lembrando que e o curto continuava la. Lendo outros tópicos, vi que outros colegas tiveram problemas no PQ23 e no PD3. Retirei os 2 para fazer o teste, e o curto continuava. Decidi então partir pra grosseria, e peguei 5V direto da fonte ATX, sem a lampada em série para restringir nada, e ai veio a maior duvida, o curto esta la, só que o que esquentou e inclusive deu cheiro de queimado foi o PJ2, o conector do DC jack na placa, e nenhum componente na placa, nem capacitor, nem CI, nem indutor, nada aquece, bem pelo contrario, com o frio que esta aqui no sul hoje, esta tudo bem gelado.

 

Nao tenho fonte Assimétrica ainda na minha manutenção, sabendo disso, algum colega teria alguma ideia ou informação que possa me ajudar a encontrar esse componente que esta em curto?? Ainda não tinha visto o conector aquecer, e nenhum componente aquecer na placa.

 

Desde ja agradeço qualquer ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro verifique o pd2 se está em curto. Caso não esteja em curto, injete 5v pr122 e verifique onde está esquentando.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, Voce injetou a corrente total da fonte ATX nesse ponto da placa, se aqueceu o jumper e fedeu queimado, tem uma grande chance de ter rompido trilhas internas na placa. A lampada serve para limitar a corrente ao encontrar um curto fazendo com que o componente suspeito aqueca. A fonte assimetrica eh essencial nesses casos devido conseguir limitar a amperagem. Mas com apenas o multimetro e o esquema tbm da para matar esses curtos.

 

Esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quando retirou o PQ3 pra que lado ficou o curto? dreno ou source?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, Voce injetou a corrente total da fonte ATX nesse ponto da placa, se aqueceu o jumper e fedeu queimado, tem uma grande chance de ter rompido trilhas internas na placa. A lampada serve para limitar a corrente ao encontrar um curto fazendo com que o componente suspeito aqueca. A fonte assimetrica eh essencial nesses casos devido conseguir limitar a amperagem. Mas com apenas o multimetro e o esquema tbm da para matar esses curtos.

 

Esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quando retirou o PQ3 pra que lado ficou o curto? dreno ou source?

 

o amigo aqui foi perfeito no seu comentário. Tem q ter muito ao injetar tensão certo, pois poderá danificar a placa completamente sem mais chance de reparo. Com a ajuda do esquema veja q tensão se pode injetar naquela linha q você escolheu veja o esquema elétrico da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de agradecer a ajuda de todos os amigos.

 

Respondendo a pergunta do amigo Alexandre, em um primeiro momento eu usei a lampada para limitar a corrente, somente após a "curto" não aparecer que injetei direto da fonte. Escrevi "curto" porque não havia mais curto na placa.

 

Seguindo a dica do

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, injetei 5v no pr122, e vi que o unico curto da placa esta realmente no PD2, o erro foi meu de leitura do esquema da mesma. Não sei como explicar agora que esta resolvido, mas olhando no esquema no primeiro momento confundi o PD3 com o PD2.

 

Mesmo assim, gostaria de agradecer novamente aos amigos, não fosse por essa ajuda, provavelmente perderia muito mais tempo procurando curto na placa e não faria o básico que era revisar novamente o esquema da mesma e ver que o erro estava sendo meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Buenas

 

Mais uma vez venho pedir ajuda. No caso deste notebook, efetuei a troca do PD2, e entreguei o note para o cliente. Hoje, após duas semanas de uso, o diodo PD2 trocado volta em curto como o original aqui para a loja. Olhando o esquema, para que serve esse Diodo na placa e qual componente poderia estar fazendo com que o mesmo entre em curto?? A placa liga sem esse diodo, seria ele necessário??

 

Grato pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa tarde, este Pd2 e uma diodo de proteção. Verifique a fonte de seu cliente, se não está com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, acho que ele serve de proteção dirá-lo não é recomendado.

 

Tente verificar que tipo de fonte o cliente está usando. Efetue a troca novamente mas deixe em teste com vc.

Peça paciência ao cliente.

 

j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, grato pela ajuda de ambos. A fonte que ele esta usando é a fonte original da acer, na medição com o multimetro esta saindo os 19v redondo. Vou trocar o diodo de novo, e seguir a dica de ficar testando aqui.

 

Grato pela ajuda novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  atualiza sobre o andamento para chegarmos a uma conclusão do tópico, isso ajuda muito na organização do forum. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...