Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Soldagem de Peças com plástico (Carcaças)

Avalie este tópico:


Titanium007

Posts em destaque

Olá pessoal, boa noite. Estou abrindo esse tópico para debatermos sobre a soldagem de peças (carcaças e bases) de notebooks com calor, soprador térmico ou ferro de solda. Recebi um equipamento com um pedaço da carcaça inferior trincada. O pedaço era do lado da dobradiça esquerda e proximo ao conector de força e comprometia a abertura do LCD. Desmontei o equipamento inteiro e comecei a fazer um lixamento com a Drill retirando uma leve cobertura do plastico original, como se fosse uma raspagem. Peguei um pedaço de carcaça velha e recortei em tiras com espessura de 1 centimetro e comecei a soldar com o ferro fazendo uma reforço. Derreti todo o pedaço de plastico e continuei a reforçar a peça fundindo as duas partes. Apos reforçar, planeei a superficie com o ferro e deixei esfriar. Dei polimento com a Drill e depois com lixa 120 e pintei com preto fosco. Na parte interna fiz um reforço com Araldite e deixei pra secar. A soldagem ficou perfeita e resistente e era essa experiencia que queria dividir com voces. Nunca tinha soldado plástico com plástico e fiquei surpreso com o resultado. Espero que os amigos possam enriquecer mais e mais esse processo dividindo suas experiencias.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fluorata a ponta não estraga não, mas precisa de muita leveza na mão pra não fazer merd... A utilização desse metodo foi pra unir duas partes da carcaça e refazer a parte quebrada. O mais impressionante é a rapidez. Externamente utilizei esse tipo de soldagem e internamente utilizei Araldite. Sei da existência importantíssima do link onde mostra a utilização da Resina, e a discussão acerca do assunto foi magnifica, inclusive ja estive lá por diversas vezes :), mas como aqui nao disponho da resina e somente a Araldite e recursos mais simples, tive que improvisar e o resultado foi muito bom. A parte interna ficou reforçada com plastico soldado e araldite conforme dito anteriormente e externamente taquei ferro no plastico e depois fui nivelando, fundindo e  nivelando ate ficar reto com a peça repondo o lado da quebradura. Depois usei a Drill e lixei. As meninas aqui da recepçao ficaram de boca aberta.  Mas recomendo antes que se faça em uma carcaça de teste pra nao dar merd... Não quero criar uma discussao sobre reparação de carcaças pois existem BONS TÓPICOS sobre esse assunto, mas relatar a minha experiencia com plastico derretido em cima de carcaças e o bom resultado que tive. Espero ter ajudado. Valeu galera pela discussao.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NPT, vou enviar uma foto tirada do meu Celular Xing Ling de 3 Chips e mega Camera de 1.3m. A patroa deu uma queda na nossa camera digital e ela não liga e estamos sem poder comprar outra. Não sei se vai ficar boa, mas dá pra perceber a area soldada com um pouco de atenção. Essa parte quebrou e o cliente veio com ela á parte. Internamente está reforçada com pedaços de plástico soldados na carcaça e araldite. Externamente foi ferro, plastico, lixa e tinta. Ainda vou dar mais uns acabamentos mas somente no final de semana. Vou ver se posto mais fotos com a camera da minha irma pra que os amigos verifiquem o procedimento.

Abraços.

 

image.php?di=DX85

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo Resina acrílica dá muito certo, tirei a dica desse site a certo tempo egostei do resultado.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maria, no meu caso eu não disponha de resina para trabalhar e usei o plástico mesmo. Hoje o cliente veio pegar e ficou de boca aberta com o acabamento. Com a solda refiz ate os buracos dos parafusos e um deles estava estourado, dai refiz a base também. Vou fazer outros testes em outros equipamentos e aprimorar a técnica e depois posto.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho usado uma resina bi componente de recuperar parachoque de carro que consegui com um amigo funileiro

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

DSC03291.jpg

o negocio depois de endurecido é mais facil quebrar a carcaça do note do que ela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Romualdo hoje pela manhã o cliente veio pegar o equipamento e levou embora. A unica foto que tenho é essa, tirada do XingLing, mas não se preocupe que irei testar em outros e postar aqui. O que eu puder fazer pra ajudar e contribuir aqui no forum é um prazer. Perciva esse Bi-componente aí deve ser bom. Aqui tem uma casa de peças de carro e vou procurar. Mas o que achei legal foi a rapidez com que consegui o resultado sem ter que esperar Resina secar ou outra cola. Somente a araldite que coloquei internamente pra aguentar a força pois ficava do lado da dobradiça e aguenta muita pressão. Nesse e outros casos, suponhamos que seja coisa rapida tipo um lado pequeno ou uma trincadura e que não pegue muita força pode ser feito a reparação direta sem uso de outro tipo de produto e com o ferro de solda e peças de carcaças do mesmo material. Depois é lixa e tinta.

Posteriormente posto fotos de outros testes.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maria, no meu caso eu não disponha de resina para trabalhar e usei o plástico mesmo. Hoje o cliente veio pegar e ficou de boca aberta com o acabamento. Com a solda refiz ate os buracos dos parafusos e um deles estava estourado, dai refiz a base também. Vou fazer outros testes em outros equipamentos e aprimorar a técnica e depois posto.

Abraços.

 

Já usei araldite também no começo, a gente vai aprimorando, e também cada caso é um caso, quando geralmente o estranho é interno, é mais complicado pois muitas vezes na hora de fechar o note não dá altura suficiente e tem que ficar lixando até encaixar.vou testando outros métodos que os amigos postaram aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo post. Assunto interessantíssimo. O interessante que todas as técnicas usadas pelos colegas são válidas de se testar. Aí cada um se adapta melhor a determinado procedimento. Já havia usado durepoxi em algumas carcaças. Achei o material, por ser flexível enqunto não seca, fácil para moldar, porém, em alguns casos, como pontos de dobra, não aguentarem o esforço. Vou testar com o material aqui descrito. Grato a todos e, um ótimo dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...