Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor maneira de fazer um rebaling?

Avalie este tópico:


amiltonchu

Posts em destaque

Boa tarde,eu ja vi varias formas de fazer rebaling,mas confesso que comigo nunca da certo, a parte de recolocar as esferas então me irrita porque nunca fica bom e vejo que a galera aqui fala com tanta certeza e confiança que acredito que não esse bicho de 7 cabeças rque eu enfrento,acredito que eu não esteja fazendo correto,gostaria de uma dica sobre qual material ter, qual o melhor material , coomo fazer etc, eu tenho uma IR6000,tenho tb aquele kit estencius que parece ter mais de 200, mas nunca consegui.Nem comprando o chip ja com as esferas consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo creio que vc está errando no perfil da ir! quanto a dificuldade e normal não desista eu tbm enfrentei bastante dificuldade e o pior sem grana oque fica melhor ainda! rsrsrsssss.............. seguinte usa o perfil vap 2! não me lembro quem colocou ele aqui no forum funciona perfeito!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLA AMIGO AMILTON OLHA EU TAMBEM PENEI UM POUCO COM UMA IR6000 A MINHA É DA ACHI, MINHA DIFICULDADE MAIR FOI EM REGULAR OS PROGRAMAS MAS DEI UMA OLHADA NO LINK QUE NOSSO AMIGO POSTOU E ESTA BEM PRÓXIMO DOS QUE USO, E QUANTO AO SEU TRABALHO DAR OU NÃO CERTO É SO UMA QUESTÃO DE PRÁTICA ACONSELHO PEGAR UMAS PLACAS VELHA DE PC E IR TREINANDO EU FIZ ASSIM E TEM DADO CERTO... QUANTO AOS MATERIAIS FUJA DE ESFERAS BARATAS, COMPRE-AS PARA TREINO. TENHO UM MANUAL DE PROGRAMAS QUE USO SE QUISER POSSO MANDAR... NÃO DESISTA, ABRAÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amiltonchu, no começo é assim mesmo e voce acha que nunca vai conseguir mas com o tempo voce vai ver que fica mais fácil e quando voce conseguir fazer o primeiro vai pular de alegria, depois que fizer uns 10 vai olhar para traz e perceber que era apenas parte do aprendizado. Por isso não desista e treine muito em placas de sucata até pegar o jeito depois parta para os notes com confiança que vai dar certo.

Alexandre2512, é muito bom ter voce conosco colaborando mas dá uma olhadinha no topico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
que vai ser muito util

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigo se vc nao esta conseguindo ne com chip ja com esferas deve ter algum erro com a sua temperatura, lembrando que a temperatura do top da ir e controlado pelo termopar perto do chip, o bom seria vc usar um termometro infravermelho para conferir a temperatura poi as vezes pode ser que nao esteja soldando por completo ou danificando o chip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, eu tenho pouco tempo que faço rebailing e as vezes dá vontade de jogar tudo pra cima, eu também tive muita dor de cabeça na hora de tirar o stencil do chip, daí em uma das minhas desesperadas tentativas achei a luz, eu tinha comprado um fluxo liquido numa eletronica da minha cidade, mas o bicho tinha cheiro de acetona e nunca prestou como fluxo então eu tava usando ele para limpeza, então um dia eu terminei de soldar as esferas e me deu a louca de jogar o fluxo em cima, pronto depois disso o stencil sai com tanta facilidade que uma vez quando fui tirar o chip do suporte o stencil pulou. O fluxo não tem marca, é só uma garrafa com o líquido que como falei cheira a acetona. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a maneira da qual retirar o estencil do chip, encontrei duas maneiras. Uma aqui no fórum que é retirar quando o chip ainda está um pouco aquecido após a solda das esferar e outra é deixar o chip esfriar completamente mesmo e depois colocar naquelas máquina de limpeza com ultrasom utilizando alcool isopropilico como solução de limpeza... Deixar 5 minutos na limpeza com 50khz de frequencia, que após isso o chip sai limpo e facilmente também.

Porém realizo assim através de vários testes no meu laboratório:

 

1o. Retiro o chip sem colocar fluxo antes com minha máquina ( SP 360 )

2o. Com o um pouco quente ainda já começo a limpeza do excesso de solda e por ultimo totalmente com a malha de cobre utilizando fluxo de solda sempre ( pouco é claro)

3o. Após esfriar bemmmm a MB faço a limpeza do excesso da solda e por ultimo totalmente a limpeza dos pads com a malha de cobre. Utilizando fluxo de solda sempre ( pouco é claro). Nunca deixe o fluxo queimar com o calor do ferro de solda, pois isso causa uma crosta de sujeira no pad da mb dificil pra limpar, com isso pode causar má solda no reball.

4o. Fluxo bem fino e de boa qualidade no chip antes de colocar as esferas (Uso o fluxo Amtech que comprei no Ebay - 250g )

5o. Soldo as esferas quando o chip é pequeno como os da AMD por ex. utilizando o soprador térmico a 390 graus, mas começo aquecendo bemmmm de longe para dar tempo do chip "dilatar" e não romper suas trilhas internas, pois já aconteceu de perder chip após reballing e acredito que foi pelo aquecimento muito rápido que antes não esquentava devagar.

Se o chip é dos médios ou grandes aí SEMPRE soldo com a máquina para poder ter um aquecimento uniforme no chip.

 

Agora retiro o estencil do chip com ele ainda morno e então após seu total resfriamento coloco o mesmo na máquina de limpeza a ultrasom com alcool isopropilico por 5 minutos. Com isso toda sujeira que pode ter grudado e até o excesso do fluxo de solda é removido totalmente.

 

6o. Passo fina camada de fluxo na MB e então aí sim alinho o chip e soldo.

 

Sinceramente, não tive retornos ainda após o reballing que eu fiz, claro que comecei a trabalhar com isso também apenas a 3 meses, mas ainda GRAÇAS A DEUS não houve retorno algum...

 

Tenta utilizar essa maneira que faço, e outros colegas que estiverem com dificuldade tentem utilizar o mesmo sistema... Acredito que terão sucesso!

 

Abraço a todos colegas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Rapaz, negócio chato no ínicio mesmo. Eu tb não tenho conseguido, mas já evolui um pouco com as dicas aqui.

 

Dei uma parada em manutenção de placa por falta de experiência o que me faz demorar muito e o tempo não tá sobrando. Percebi que estava apanhando da resina e dos pads, pois analisando as placas com microscópio vi que muitas ficavam faltando pads, outras via que feria a placa em volta do chip ao retirar a resina, claro que estes detalhes só percebi com o microscópio usb.

 

Mas é importante ter um bom fluxo (Amtech nc-559), fazer a estufa antes, etc... Eu por exemplo, tenho colocado as esferas, antes de tirar o estencil, dou uma pincelada com pincel anti estático (para ver se ficou esferas soltas), se soltou coloco novas e soldo de novo, quando tiver 100% fixas ai com o estencil quente eu retiro ele.

 

O problema é que pra novatos como nós é difícil só ler as informações e fazer, então vou fazer o seguinte essa semana se possível, vou pegar uma placa funcionando de desktop, filmar todo o processo desde o ínicio até o final e ver se ainda liga e vou postar o vídeo para receber as dicas da galera experiente. Vou abrir um novo tópico para este vídeo, creio que será de grande valia para mim e para outros.

 

Abraço.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, uma dúvida, eu sempre retirei e resoldei o chip com o fan do aquecedor superior da IR 10000 ligado direto. só fiz uma 10 bga até agora e só 03 deram certos. já estou com um bom perfil para o meu ambiente aqui retirando sem nenhum dano. mais fiquei na duvida sobre o cooler. alguém ai sabe se é melhor desligado ou ligado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu faço da seguinte forma, pra colocar esferas eu uso o perfil que tem aqui no forum, faça uma busca por solda esfera no chip com ir6000, apito está pronto, ai vc liga a fan, alias todos os serviços feitos a fan so é ligada depois que o procedimento acaba, pois ela serva pra ajudar a refrigerar a maquina, como vc ta apanhando um pouco use o metodo que eu usava, coloque o microscopio usb pra ficar olhando as esferas por baixo, o ponto exato do bga é depois que o chip desce, quando ele descer aguarde em torno de uns 30 segundos e estará pronto vai ver que funciona filé, outra coisa importante é qualidade do fluxo uso sempre o 559 pois é o que tem de melhor, fato importante é na quantidade, eu aplico o fluxo com pincel e em seguida uso uma espatula de plastico pra tirar o excesso desse jeito fica sempre perfeito =) espero ter ajudado se der certo nao esqueça do nosso aplaud

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por ter me confirmado spiritmode, eu só fiz alguns reballing engraçado que eu so isei a estação com a fan ligado o tempo todo, quando comprei ela uma pessoa me falou que ela tinha que ficar ligado pra jogar o calor no chip. o engraçado é que das soldas que eu fiz muitas ficaram boa mesmo estando ligado o tempo todo, só que o correto é sempre seguir o que da mais certo para todos nos vou tentar fazer com esse perfil e com a fan desligada ai posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o perfil que eu uso pra soldar é esse

R1= 0.30 L1= 110 D1= 60

R2= 0.50 L2 = 150 D2 = 40

R3= 0.50 L3 = 180 D3 = 30

R4 = 0.60 L4 = 190 D4 = 30

HB=20

AH = 340

AL=340

desumidifique a placa na estufa por 48 horas

pra tira o chip uso o mesma confi so que no lugar do 190 é 225 e no lugar do d4 eu uso 120

 

eu tenho a ir9000 aqui funciona filé, teste em uma sucata para ter certeza que nao vai pipocar o chip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O perfil mostrado funciona muito bem, mas temos que lembrar que o ambiente influencia muito, quando eu vou usar a máquina desligo tudo (ar, ventilador, etc.), tambem se a região for fria tem que ir fazendo os ajustes no perfil, mas já partindo de um  pronto fica bem mais fácil. abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...