Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas importantes para Tecnico de Elétronica Notebook

Avalie este tópico:


otaneR

Posts em destaque

Boas Galera,

 

Já uso os 2 forums antigos acerca de um mês e tenho aprendido muito acerca de reparação de notebook, com este novo decidi criar este tópico com dicas para técnicos de eletronica e reparação de notebook.

Sou de Portugal, trabalho a 5 anos em electrónica, recentemente aceitei a proposta de ingressar numa empresa de reparação de notebook e reballing, sou o único técnico de elétronica, apesar de não ter experiência em notebook mas tenho muita vontade de aprender.

 

Nas primeiras reparações tenho tido muita dificuldade de reparação de notebook que não ligam ou tem sintomas estranhos, despistagem de avarias e reballing (tenho a maquina shutle star SV-520).

 

 

Gostaria de solicitar algumas dicas de o que fazer e seguir quando os notebook não ligam,,não reconhece bateria,  como despistar as avarias e algumas técnicas. Tenho tentado sempre ver manual técnico mas me confundo sempre com tantos circuitos.

 

Nos forums antigos tenho lido muitas avarias e já aprendi muita coisa no entanto a minha taxa de reparações ainda continua muito baixa e ainda me estou habituando ao reballing que até agora só sabia em teoria quando tirei o meu curso de técnico de elétronica.

 

Gostaria de pedir a vossa ajuda e com a minha experiência futura irei contribuir para o forum e ajudar quem necessitar.

 

Desde já obrigado a todos pela excelente partilha de conhecimento.

 

Cumprimentos,

Renato Barbosa

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao fórum! Bem, quanto a sua dúvida, é díficil falar genericamente sobre o que fazer com um note com problema, pois temos uma infinidade de sintomas e causas distintas.

 

Vou dar umas dicas genéricas, para um pergunta genérica ( cada situação é diferente da outra, as dicas abaixo não são um manual a ser seguido a risca!!!

 

Teste todo o básico ( proc, memo, hd, video externo, só carregador, só bateria, ambos, etc...) --> desmonte o aparelho teste a placa  na bancada somente com o básico para funcionamento (mobo, memo, proc, lcd "interno ou externo") -->Tente achar o esquema eletrico do aparelho-->  verifique as tensões básicas --> Regrave a bios--> Teste os chipsets (Minimal Skentation).

 

Não achou o problema, siga  as  instruções contidas neste link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e poste sua dúvida para tentarmos ajudar, e sempre dê retorno sobre os testes e procedimentos passados no fórum  e a situação que se encontra o aparelho!

 

Uma  outra coisa que sempre me ajuda, tente colher o máximo de informações possíveis do cliente ao receber o aparelho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Galera,

 

Já uso os 2 forums antigos acerca de um mês e tenho aprendido muito acerca de reparação de notebook, com este novo decidi criar este tópico com dicas para técnicos de eletronica e reparação de notebook.

Sou de Portugal, trabalho a 5 anos em electrónica, recentemente aceitei a proposta de ingressar numa empresa de reparação de notebook e reballing, sou o único técnico de elétronica, apesar de não ter experiência em notebook mas tenho muita vontade de aprender.

 

Nas primeiras reparações tenho tido muita dificuldade de reparação de notebook que não ligam ou tem sintomas estranhos, despistagem de avarias e reballing (tenho a maquina shutle star SV-520).

 

 

Gostaria de solicitar algumas dicas de o que fazer e seguir quando os notebook não ligam,,não reconhece bateria,  como despistar as avarias e algumas técnicas. Tenho tentado sempre ver manual técnico mas me confundo sempre com tantos circuitos.

 

Nos forums antigos tenho lido muitas avarias e já aprendi muita coisa no entanto a minha taxa de reparações ainda continua muito baixa e ainda me estou habituando ao reballing que até agora só sabia em teoria quando tirei o meu curso de técnico de elétronica.

 

Gostaria de pedir a vossa ajuda e com a minha experiência futura irei contribuir para o forum e ajudar quem necessitar.

 

Desde já obrigado a todos pela excelente partilha de conhecimento.

 

Cumprimentos,

Renato Barbosa

 

Essa e uma Dica do forum antigo...

 

Segue 10 dicas para verificação de um equipamento morto.

 

1- Tensão do conector ( deve ser a mesma da fonte);

2- Saída do gerenciador de energia;

3- Tensão do bank converter ( PWM primario 5 e 3,3V);

4- Tensão do botão power ( 3,3V e 0V quando acionado);

5- Medida de curto na alimentação do BGA ponte norte ( Pode ser medida em capacitores em cima ou em volta do chipset dependendo do encapsulamento);

6- Medida de tensão de fulga do chipset;

7- Medida das fontes secundarias;

8- Desespere-se e começe a medir todas os capacitores e mosfets da placa;

9- Substitua super I/O;

10- VERIFIQUE SE O FUSIVEL DA ENTRADA não está aberto e substitua. ( Esta é a situação menos provavel)

 

Voçê também pode utilizar 4 de seus  sentidos

 

1-OFATO

2-TATO

3-VISÂO

4-AUDIÇÂO

 

Fica ae a dica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...