Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gravador de bios in circuit

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal, alguém aqui tem experiência em gravação de bios in circuit, ou seja, gravação de bios sem retirá-la da placa mãe (placas com bios morta, evidentemente). Tenho um gravador de bios, mas estou querendo comprar um adaptador que grava na própria placa (bios soldadas) e queria saber se alguém usa ou sabe um esquema de montar o adaptador em casa:

 

O adaptador é esse:

 

DSCN4064.jpg

 

T2tjwXopaXXXXXXXX_83924604.jpg

 

Ou esse gravador:

 

$T2eC16h,!)kE9s4,Bu(mBRI6H7Ggqg~~60_3.JPG

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Comprei um desses (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) ... no que precisei funcionou normal... Agora não achei nenhum direto na Board.. alguém tem o esquema para se fazer?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um desses (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
) ... no que precisei funcionou normal... Agora não achei nenhum direto na Board.. alguém tem o esquema para se fazer?

Abs

 

 

Amigo, eu comprei a versão B desse que vc comprou, que permite gravação em série (). Ele acompanha o cabo que permite gravação incircuit.

 

PO7SDfC.png

 

Testei numa MSI MS-7267 seguindo esse tutorial (): e funciona sem problemas.

 

$T2eC16h,!)kE9s4,Bu(mBRI6H7Ggqg~~60_3.JPG

 

 

Eu inclusive traduzi a tabelinha para facilitar as coisas:

 

NLum8fM.pngltUeoZD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hehehe.....Perdão Acamposxp......A pergunta ficou meio mal formulada.

 

Estes termos aparecem quando o assunto são circuitos integrados.

 

Mas aqui no forum me indicaram para acessar este site

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e minhas dúvidas foram esclarecidas.

 

Na verdade, pelo que entendi estes números se referem as distancias entre as pernas do CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu tenho aqui um Willem pcb5 tentei ler com adaptador clip soic8 o chip

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
in circuit na motherboard de um Lenovo G480 mas não rolou... ainda não tentei com ele fora da placa pois não gosto de dessoldar smd... se fosse fazer uma ponte como citado pelo colega andromedax seria entre quais pinos? to criando coragem pra dessoldar ela essa semana caso nao consiga fazer in circuit, se funcionar fora da placa aviso.

 

A propósito esse é o meu gravador:

FREE-SHIPPING-2012-version-Bios-programer-support-DDR351-PIC-MCU-EPROM-font-b-EEPROM-b-font.jpg

 

E esse é o adaptador soic8 tipo pinça:

SOIC8-SOP8-Test-Clip-For-EEPROM-93CXX-25CXX-24CXX-in-circuit-programming-New.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda não tentei com ele fora da placa pois não gosto de dessoldar smd... se fosse fazer uma ponte como citado pelo colega andromedax seria entre quais pinos? to criando coragem pra dessoldar ela essa semana caso nao consiga fazer in circuit' date=' se funcionar fora da placa aviso.[/quote']

 

Companheiro, manutencao de notebook sem remover componente SMD da placa é impossivel !

 

Qual é o motivo de evitar este tipo de procedimento ? Existem uns videos que estao no forum e tambem no youtube que mostram com é simples remover este tipo de integrado ate mesmo com um fio de cobre e um ferro de solda comum.8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Somos humanos, e sempre queremos fazer o máximo com o mínimo esforço. Na verdade creio que seja essa uma característica importante na nossa evolução, sempre buscarmos o melhor. Se tivéssemos nos acomodado com os carros que precisavam de uma manivela para acionar não teríamos os Camaro, as Ferrari. Concordo com você que remover um chip de bios não dá trabalho, mas por outro lado também vejo que buscar alternativas mais práticas também é natural. Um abraço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade minha área é mais informática do que eletrônica, esse notebook é de um amigo, e eu não tenho prática na solda/dessolda de smd pois não trabalho com isso diariamente. Por isso quis tentar gravar sem a necessidade de dessoldar o componente, pois pela falta de pratica eu poderia danificar uma trilha ou algo do tipo. Mas agora de posse da informação dos amigos vou treinar em uma placa queimada pra tentar fazer depois.

 

Vou perguntar aqui mesmo mas se precisar  crio um topico um tópico, a propósito tem dois componentes de memoria na placa, W25Q16CVSIG e W25Q32BVSIG, qual dois dois devo regravar? A ultima bios da placa mãe tem quase 8mb de tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...