Jump to content

Diferença de Medidores de Capacitor

Rate this topic

Share

Recommended Posts

Olá pessoal, vi uma ferramenta que faz testes de capacitores que é o Capacheck, pesquisei um pouco e pelo que eu vi o teste é bem simples e fácil de compreender, mas naturalmente vieram as dúvidas, qual é a diferença de testar capacitores com multímetro analógico, com o capacheck e com o capacímetro? Qual é mais confiável para se ter na bancada (Entre o capacímetro e o capacheck)?

O capacimetro existente nos multimetros em geral tem limitações nas medições de baixos valoles (alguns pF, digamos uns 10pF) e em altos valores (mF, digamos 1.000uF).

A diferença entre um capacimetro convencional portatil e o medidor capacheck  eh que o capacimetro não mede a resistencia serie (ESR) e nem a resistencia paralela (EPR) somente a capacitancia ©.  Já os medidores do tipo Capacheck medem alem da capacitancia © a resistencia serie (ESR).

ESR_EPR.jpg.d7cd918d0a97e3c62113d9945fe57c71.jpg

Esqueci de dizer o que eh mais confiavel para se ter na bancada.

Eu uso um capacimetro CP-400 que vai de 0.1pF a 20.000uF, um medidor de EPR que eu construi que mede de 2uA a 20mA, e um medidor de ESR GM328A que mede de 0.01 ohm a 10 ohm que estou para receber.  E não dispenso nenhum deles  :)

De inicio recomendo um Capacimetro de ampla faixa de medição e que so meça exclusivamente capacitância.

Então o indicado é que eu tenha um capacímetro e um capacheck?

Outras dúvidas que tenho quanto aos capacitores, para medir a capacitância ele tem que obrigatoriamente estar fora do circuito?

E aquele teste que se faz com o multímetro analógico, é confiável?

O medidor ideal vai depender de sua necessidade e para isso na hora de comprar você tem que examinar as especificações do produto a ser adquirido se atende sua necessidade.  Eh para Projeto/Desenvolvimento, montagens eletronicas, reparos ....?

Quanto mais coisas um medidor faz, menor eh o alcance de faixa dele e menor a sua precisão !

Para medir capacitancia o componente tem que obrigatoriamente estar fora da placa.  Para medir ESR não necessariamente, depende do medidor.

Tem algumas marcas de Capacheck que diz medir Capacitância e ESR direto no circuito, mas eu não conheço o produto.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Tetar medir o capacitor direto na placa pode danificar o medidor alem de alterar o valor da leitura.

O teste feito com o multimetro na escala de continuidade ou analogico NÃO eh confiavel.  Pois a medida eh feita em corrente continua e os capacitores são usados hoje em dia em fontes chaveadas que trabalham com frequencias entre 45KHz a 300KHz.