Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com volante Logitech Momo Racing que levou um pequeno curto...

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá! Sou novo no fórum e também em eletrônica. Tenho muito oque aprender ainda, por isso vim pedir uma ajudinha aqui! :)

 

Tags: Volante, Logitech MOMO Racing Wheel, Defeito, Force Feedback, ffb, parou de funcionar, curto circuito, driver do motor.

 

41s3Fqt-sVL._SY300_.jpg

 

VERSÃO LONGA:

Tenho um volante Logitech MOMO Racing Wheel, que estava modificando para aumentar a rotação do volante (que o padrão é 270º). Consegui resolver o problema da rotação e fazer girar mais ou menos 600º. Para isso tive que mover o motor da engrenagem lateral para a engrenagem maior (no eixo do volante), o que fez o volante ficar mais leve e consequentemente fez motor perder a proporção de força.

Aí começa o problema...

    Encontrei um motor mais forte e estava pensando em utilizar uma ponte H para aumentar a força do force feedback... Pensando nisso resolvi medir a tensão máxima de saída para o motor. Fiz isso e até aí estava ok (~18V)... Mas por um momento me distraí, e quando voltei, fui medir a corrente que o motor puxa sobre carga máxima... Pois é, esqueci de desligar os cabos do multimetro do motor e fiz um curto.

    Pesquisei sobre o assunto em sites gringos e encontrei uma solução: Trocar o fusível (que era um de ação rápida de 1A). Procurei por tudo e não encontrei nada na internet, quem dera na minha cidade. A única solução que encontrei foi comprar um simples de 1A indicado por uma eletrônica daqui. Enfim, fiz isso adaptando com dois fios ligados ao fusível (segue a imagem 1) e liguei a placa no pc. Quando liguei a fonte, o fusível estourou no mesmo instante.

    Levei novamente na eletrônica, procuraram defeitos e me falaram que era um transistor (Q7) em curto e que não poderiam troca-lo. Testei com o multimetro, e parecia mesmo em curto... porém tirando da placa vi que tem uma trilha que liga as duas pernas (segue imagem 2) e por isso estava acusando o bip no multimetro (acho que é um zener).

    Depois disso procurei problemas em todos os diodos, tirando eles da placa e medindo, nada de errado também. Tenho suspeitas quanto ao LM393... Mas não sei como testá-lo.

 

 

VERSÃO RESUMIDA:

 

-Dei um curto na placa do volante quando fui medir a corrente que o motor do force feedback puxa (não tirei os fios do multimetro dos terminais motor depois de medir a tensão), que de cara, já queimou o fusivel.

 

-Fiz uma adaptação (como mostra na imagem 1) para o fusível que tinha em mãos (de mesmo valor) e liguei a placa. Estourou novamente.

 

-Levei numa eletrônica e falaram que era um transistor em curto... Tirei o transistor da placa e vi que tinha uma trilha ligando dois pinos (ilustração na imagem 2) do transistor, por isso acusa o beep do multimetro, então não está em curto.

 

---------

 

Coloquei imagens frontal e costas (costas espelhada da placa para facilitar a leitura das trilhas, passando e voltando a imagem).

 

 

Pasta com as imagens no Dropbox:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

*Também estão anexas ao post.

 

 

Qualquer suspeita do que possa estar em curto ou dica de algo que eu possa fazer é super bem-vinda!

Desde já agradeço qualquer ajuda!

 

---------

 

Feito:

- Testei os diodos fora da placa e estão OK.

- Testei os capacitores fora da placa e estão OK.

- Testei o transistor citado (Q7) fora da placa e está OK.

- Testei o resistor grandão (R44) fora da placa e está dando valor bem mais alto do que o código de cores indica.

 

 

 

ATUALIZADO!

 

Encontrei alguém que entende do assunto e levei a placa para analisar o caso. Ele encontrou o curto no U2 (A3953SLBT), driver do motor.

Foi só retirar o U2 da placa e o curto foi isolado.

 

Já encontrei a peça no ebay e no aliexpress. Só esperar chegar, montar na placa e ver no que vai dar!

 

 

ATUALIZADO 2!

 

O driver finalmente chegou!

Comprei uns drivers A3953SLBT no aliexpress e na verde o cara mandou A3953SLB (sem o "T"), porém funcionou da mesma forma (dei uma olhada no datasheet antes de colocar e não vi nada de diferente).

 

Tudo funcionando normalmente!

 

Muito obrigado a todos pela ajuda. :D

Imagem_1.jpg.521cb908561ae93e4152048c0404a103.jpg

Imagem_2_Transistor_Q7_baixa.jpg.464b4ba0ad5ec32ed8838806287b4270.jpg

1_-_Frontal_baixa.jpg.97b47a86eb5b979a62d79fada6d61f3f.jpg

2_-_Costas_baixa.jpg.72669d2e0c3f099034c1fd0bbcb758be.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom lm 393 e bastante usado, ele é um comparador duplo, pode ser configurado para varias funções. Procure no google lm 393 as primeiras respostas são em pdf do seu data sheet; em imagens também vera sua pinagem (ex pino 8 Vcc e 4 Gnd).

 

Se suspeita dele pode retira - lo, e verificar tudo ao redor, compre um, não será difícil de achar, mas smd talvez não ache, substituir por um comum não será difícil.

Complicado disser qualquer outra coisa sem ter a placa em mãos, e como nunca mexi em uma igual.

Abraço e boa sorte.           

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...