Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Thermovisores

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Galera, sempre que encontro um note com curto as vezes demoro um bommmm tempo para conseguir identificar mesmo com o auxilio de uma fonte assimétrica extra... por que nem sempre o componente "torra" ao ponto de sair fumaça ou dar algum outro tipo de sinal para ser identificado... o esquema é no tato mesmo... Estive pensando, alguém já usou algum thermovisor para identificar o componente mais quente? Na empresa que presto assistência possui um thermovisor da fluke... vou testar pra ver o que encontro... postarei as fotos do teste aqui...

 

Andei dando uma olhada no preço.... vixiiii salgado, o mais barato que encontrei R$ 5.200,00...

 

Após o teste veremos se ajudará, se vale o inverstimento...

 

até lá galera...

 

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Havia pensado nisso quando o pessoal aqui do forum criou o topico de usar folha de papel de FAX para encontrar componentes que esqeuentam quando está em curto, mas me deparei com os preços altissimos desses aparelhos, acredito que funcione, mas não acho que valha a pena pagar 5K em um aparelho desse. Pelo menos não para essa aplicação.

 

Mas vale o teste, posta os resultados pra gente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

penso nessa ideia a mais de 10 anos,,, mas ainda os preços não ajudam... as térmicas coloridas haja grana nos termômetros lcd pistola com telinha, coisa de louco os preço, deve funcionar bem sim, mas inviável..

já comprei a uns 6 anos uma câmera de alarme com led infra. pensei que a câmera recebesse imagem infravermelha, mas ela recebe  o infra refletido pelos leds, não sabia isso na época, sem os leds eu coloquei o ferro de solda dentro d e uma caixa d e papelão ligado e a câmera enxergou a ponta dele  hheheh, talvez mais um pouco  testando outros modelos0 mas desisti.

papel de fax bolei fazer com eles, mas nunca estão por perto, até notinha fiscal de supermercado as térmicas deve dar,

mas nada como seria um câmera térmica colorida. um dia ainda tenh uma, as coisas vão barateando, vai ser legal e pratico, tbm já queimai mais que devia esperando a coisa fumegar d e verdade, podia descobrir bem no inicio com esse método.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou postando o resultado do teste com um MB que estava matando o 5v... muitoooo lokooooo

 

1a. imagem...

image.php?di=C5DU

 

2a. Imagem - outro lado da MB

 

image.php?di=4YWZ

 

Era um danado de um capacitor com fulga...

 

Utilizei um thermovisor da marca Fluke o IT-20...

 

Acredito que seja uma boa maão na roda, porém o menor preço que encontrei em um thermovisor foi R$ 5.200,00.... meio puxadinho né...

 

Mas ainda acho que vale apena...

 

Vou comprar um...  10X hhiuahiuahiuahiauh

 

 

Abraço galera...

 

Postem o que acharam...

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É  uma fluke que usei sim,  a it-20 se não me engano...  É  praticamente o preço que paguei na sp360...

 

Mas gostei galera,  interessante o teste.. 

 

Esse thermovisor possui função de foco,  contraste da temperatura que serve pra deixar mais ou menos vermelho a image ficando mais ffácil de isolar o componente em curto...

 

Um software pra baixar as imagens muito bom,  que apenas passando o mousse em cima da imagem mostra a temperatura...

 

Abraco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou acabar pirando com essas ideias hehehe, incrível, só nunca terei coragem e dar 5.000 pratas num termômetro, nem que ganhasse na mega sena, ou sou pão duro, ou fico iludido de qe um dia eu faça um do me jeito barato e que sirva legal... mas pelo menos enquanto a gente TENTA, se DIVERTE... Meu ARDUINO UNO que comprei em abandnei logo no início vou ter que voltar a ele, 2 dos projetos são com ele. Gostei do da Lanterna RGB depois vou traduz\ir e ler melhor, o outro ainda não olhei bem, mas ideias surgem, foda que estou no meio de um projeto de outra coisa quase acabando, encomendas ebay me atrasando tudo em mais de 2 meses, isso que me mata, mas logo, quer dizer pedir uns LEDS já vou pedir talvez hoje ainda, acho que este mês foi o mês do LED, esta semana comprei uns 300 leds para tentar adaptar em telas de TV de LED u LDC, fileiras de leds grandes, lps de led, barras d eleds, vai agora uns RGB, vu lá procurar uns como já tenho o arduino e nem devo usar ele, tenho uns 2 atmega328 só programar e fica independente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana o esquema do arduino...

 

Utilizo o mega, fiz um projeto de automação da minha casa e controle tudo pelo celular em qquer lugar do mundo pela net.

Sou programador de java,  comprei 3 livre de Android e li um pouco sobre arduino...  E bingo...  Software rodando 100% no meu s3 e no tablet...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COMPREI ARDUINO TESTEI comprei uns acessórios, sensores, fios  placas e me envolvi em outro projeto e ficou parado,...

bem os leds baratos, mas achei caro é o sensor MLX90614-40C-to-85C-I2C-TWI-5V-for-Arduino  15 dólar + 8 de frete,,, SERÁ QUE UM DESTES TERMOMETROS INFRA PISTOLA não tem dentro esse sensor??? tenho um de uns 18 dólar na oficina amanha vou desmontar ele e ver qual sensor, fiquei com dó de gastar 22 dólar neste sensor e achei temp max de 85 graus??? acho pouco,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUEM QUER ARRISCAR 160 DOLARES??? um cara promete uma interface para usar via Blue thooth com celular como tela colorida, tem uns vídeos, e diz que vai vender o KIT e parece que até vende só a placa, não entendi bem como é a venda

 

traduzido se abrir:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

foi o mais legal e barato até agora... os leds rgb com arduino o tempo de exposição é demorado demais, acho que serve de curiosidade, talvez ainda faça, mas não terá uso profissional, este do Celular faz mais sentido pois toda  a parte da tela LCD fica de fora, pois é com o celular, a interface é bem simples.

 

vou tentar por uam foto aqui do cara:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BEM JÁ (acho) que já saquei tudo como é; ... daqui 1 ano faço 1,  (antes é claro);  é que até julho estou num projeto, mas vou começar a comprar os trecos, esse do cara usa também o arduino, um acessório para Bluthooth do arduino o sensor de calor para arduino e um software acho pro celular ou outra coisa que for usar ,  talvez sirva em  tablet,. isso depois a gente vai entendendo, tenho um filho programador, mas casa d e ferreiro é espeto de pau nao sei se posso contar com ele, mas perguntar umas coisinhas posso heheh, agora só não sei se isso teria sensibilidade para coisas pequenas como um cerâmico smd fumegando (antes de fumegar) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola a foto com o thermoviewer,  dá coceira de fazer/comprar/ter um espero que ele fique igual multitester digital o primeiro paguei us$800,00 hoje tem por us$ 2,00 no PY.

 

Ser´que não existe maneira de utilizar uma camera de segurança de infra e adaptar algo pra termica?

 

Ou utilizar um termometro desses fixos e fazer um esquema de varrimento encima da placa?

 

Está US$28,00 no Py um termometro digital infra.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu perguntei lá na Alfa na Santa Efigenia quanto custa o Thermovisor da Fluke o Felipe da Alfa disse que apartir de 8 mil, achei que seria uns 5,500 a 6,000 já que são afiliados a Fluke.

 

Depois vou passar na MRE Ferramentas e perguntar lá quanto esta saido lá tem um preço um pouco melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem e eu vou no método DIY  hehheh. encomendei + 1 arduino mini (tinha o UNo) uma Bluetooth,  plaquinha + 1 adaptador ´para ela

não pedi o SENSOR, o da versao antiga mais simples de 22 dolar não serve, (o dos leds rgb) que pedi tbm

mas a versão melhor é  a última um sesnor de 75 dolar

esse deixei mais para frente. as outras coisas eram baratas e servem para outros usos.

quase vale a  pena mais comprar o KIt de um dos 2 caras que o fazem... a resolução deixa  a desejar é 16 quadros + 4 linhas. (16x4)

mas um ponto quente acende um quadradinho.como é barato , prejuizo não causa, e serve de base para algo melhor que certamente vai aparecer rápido, isso vai virar epidemia , devido ao baixo custo, vai aparecer sensor de resolução de dezenas de quadros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso do thermovisor é bacana mas olha por outro lado, será que vale a pena voce investir perto de 5k em um equipamento somente para identificar qual componente está esquentando na placa? Quanto por mês voce injeta tensão em uma placa para ver quem esquenta?

Sei que é bacana ter um aparelho desses mas por 5k eu prefiro continuar queimando o dedo de vez em quando ou usar o papel termico para identificar esses componentes e deixar esse valor para investir em algo que me dê mais retorno.

O porém é que varios de nós, inclusive eu que somos viciados em ferramentas e amamos o que fazemos, quando vemos algu assim ficamos com a mão coçando igual menino que viu a nova pista do hot wheels mas depois que voce coloca a cabeça no lugar e olha o valor, pensa duas vezes.

 

Claro que me interessa demais se conseguirmos algo semelhante a um preço mais acessível ou então alguma adaptação em uma camera que fique mais barata como um filtro infravermelho ou semelhante, de qualquer forma deixo a dica que talvez seja um caminho -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ficamos com a mão coçando igual menino que viu a nova pista do hot wheels

 

kkkkkk essa foi boa Cassio!  :))

 

Mas achei esse nessa loja... preço interessante. (Não fazendo propaganda, claro!) e ainda pode parcelar em 12x. Será?!!!  :P

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhada no ebay, preço parecido. E os caras dessa loja aqui no Brasil só se deram o luxo de traduzir a página....

 

confere ae:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Está aí a pagina do produto com o video em portugues, gostei dele e acho que o sonho de consumo está começando a se materializar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Amigos, fiquei surpreso quando vi o preço deste termômetro infra vermelho da Fluke, R$ 1.889.00 ou 3 X r$ 633.00 !! Isso já pode se tornar uma realidade para nós !!!

 

Link da Fluke explicando sobre o mesmo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...