Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe Reflow Eficiente ??

Avalie este tópico:


amiltonchu

Posts em destaque

bem se foi um professor que disse isso então é um professor de merda rsrs !

 

a certeza do reflow é unica retorno.

 

serviço bem feito e sem retorno é um reballing com um fluxo que não esteja vencido rsrs com esferas lead que tb não estejam vencidas uma boa pasta termica com uma chapinha de cobre banhada no nitrato de prata.

 

pronto notebook pra mais de anos se tiver uma preventiva !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, com minha experiencia de reflow/reballing e até troca de componente:

Todos um dia voltam a dar problema. Em 6 anos mexendo com videogames, a estatística é bem maluca: uns voltam com meses, outros com dias, acho que meu "recorde" de tempo foi 1 ano e 8 meses num xbox.

Eu não acredito que seja somente a troca da esferas e fluxos. Oxidação das trilhas internas da placa, dos pads, o stress térmico gerado de inúmeras recuperações: tudo isso contribui para o mal funcionamento do aparelho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

siga o seguinte raciocínio: muitos chips só aguentam apenas uma vez a temp. na casa dos 237 graus...ae tb tem o fator resininha de epóxi e pads apagados(oxidados) que nem com reza braba pegam solda, tb tem o fator máquina para bga, fluxo bom, sorte se as esferas não se unirem no toquinho e por ae vai...

já aconteceu comigo o fato de não ter o stencil do chip e fui pro tudo ou nada...derretí o nc559 e joguei embaixo do chip e mandei ver com a honton e por incrível que pareça deu certo...mas desse modo não pude cobrar o valor cheio  pq já havia comentado com o cliente que a vida útil da bagaça era uma incógnita

por outro lado, fiz um monte em mobos de pc's que ficaram perfeitas...pelo fato de melhorar a dissipação de calor, por ter trocado o dissipador por um mais alto e adaptar um cooler a mais no gabinete....infelizmente nos notes já não tem como fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho sim...e por incrível que pareça...sempre é nas beiradas que dão mau-contato ou solda quebrada...se tivér um pré-aquecedor bom, faça o seguinte:

remova os capacitores eletrolas que ficam próx. ao chip

pré-aqueça em 150 graus

aplique o nc 559 nas beiradas

e manda ver na honton ...não esqueça de isolar o die com kapton

ahhh e não esqueça de levantar e jogar de lado o top da honton(isso evita estragar o soprador sup)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se for o prof. junior da expressinformatica e aquele que aparece nas vídeo-aulas dizendo "Meu nome é Professor Junior", já o vi fazendo reflow em placas de desktop com estaçao de ar a 450 graus aquecendo até o chip se mover. rssss

Ele nao mostrou a placa em funcionamento depois desse procedimento mortal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...