Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ferro de solda pode queimar placas??

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
que ferro de solda você está utilizando ?

Ferros de solda de má qualidade podem dar fuga e/ou não posuem proteção eletrostática.

você tem que utilizar um ferro ESD safe, ou em português com proteção eletrostática. veja um exemplo abaixo.

 

Soldering_Station_KS_200DH_ESD_Safe_435.jpg

 

Mas não esqueça que seu equipamento também deve estar aterrado se não não adianta também.

 

Deixe seu joinha se lhe ajudei.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu segmento e´tvs.. e elas são menos criticas (as CRT)..., mas já queimei uns 3 ou mais saídas verticais ao ressoldar,  estações sou ferros comuns... mas sei porque no meu caso, ia direto no pino do saída vertical...  nas que queimou,, depois passei se vou ressoldar uma placa, primeiro encosto o ferro (ponta) num GND...  assim a estática que poderia estar nele dissipa..  não é o correto, mas salva uma situações, agora ir direto em componentes  alguns detonam ao encostar. um transformador isolador 110/110v  ou 220/220v tem que mandar enrolar, para estação, tbm ajuda muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho todo um aparato antiestática para trabalhar mas confesso que não uso nada principalmente aquela pulseira chata pra caramba, se já queimei algo por isso não me lembro ou não percebi o único procedimento que faço de tempos em tempos é medir o isolamento dos ferros de solda que uso,(tudo hikari)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  , a resposta é sim, pode danificar os componentes se der passagem ,principalmente componentes esd, já perdi componente que foi só tocar o dedo para inutilizar o mesmo, hoje uso tudo anti estático,pulseiras,mantas, estações de solda,aterramentos,pulseira incomoda, sim incomoda, mas pense, existem componentes caríssimos, acaba sendo um lucro para nós.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce aterrar a placa e seu ferro de solda estiver com fuga (coduzindo para carcaça) se for ligado em uma rede 220v voce estara injetando ate 110v no terminal do componete ha ser eoldado ai é fatal.

se estiver com fulga e a placa não estiver aterrado fica mais dificil queimar por fulga!

 

boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como ja foi citado,a resistencia do ferro pode estar esbarrando na lata e assim para a ponta do ferro.se usar como falaram um transformador isolador de tensao,o que e um transformador isolador?e um transformador que entra a tensao que voce esta trabalhando e sai a mesma tensao.porem esse transformador isola toda a rede eletrica.em qualquer das pontas que voce tocar mesmo estando de pe no chao nao tomara choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia , seguindo o começo tbm ja aconteceu de eu tentar fazer a destrava e o game nao funcionar , primeiro agora , deixe o game ligado com um jogo original p ver se ja nao tem algum defeito mascarado nele , na desmontagem tenha o maximo de cuidado quando tira da carcaça p evitar de entortar . e use o maximo de equipamentos ESD e a cada procedimento vai ligando o game p ver se esta ok p ver em qual etapa qe pode estar dando o problema assim fica mais facil de voltar o game .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

DUVIDA.png

   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Por favor, informe-nos sobre o resultado.

 

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

 

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...