Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar resistor SMD na placa ?

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

Amigos, estou lendo algumas apostilas indicadas pelo amigos e nos resistores SMD me surgiram algumas dúvidas no qual pesso ajuda aos amigos:

 

1- Tem algum teste de resistor SMD que possa ser feito na placa seja energisada ou não energisada ? Se tem, como faço esse tese ?

 

2-Se eu tiver que trocar um resistor SMD (cor preta) e não tiver a referencia dele posso trocar por outro do mesmo tamanho e cor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a primeira pergunta se faz assim:

Liga a placa em alguma fonte assimetrica ou mesmo na fonte normal,e por exemplo vc acha um lugar com 5 V,este resistor estara bom se do outro lado dele estiver 1/5,2/5,3/5 e ate 4/5 da voltagem,exempplo 1.2V,2.3v ate 4V,isto ne algum resistor.

Sobre nao estiver a nomeclatura de ler o resistor vc tem que testar ele e ver o quanto ele ta valendo,ou entao arrumar o diagrama eletrico da parte a que se refere e comparar,e arrumar um resistor de proximidade de mesma resistencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a primeira pergunta se faz assim:

Liga a placa em alguma fonte assimetrica ou mesmo na fonte normal,e por exemplo vc acha um lugar com 5 V,este resistor estara bom se do outro lado dele estiver 1/5,2/5,3/5 e ate 4/5 da voltagem,exempplo 1.2V,2.3v ate 4V,isto ne algum resistor.

Sobre nao estiver a nomeclatura de ler o resistor vc tem que testar ele e ver o quanto ele ta valendo,ou entao arrumar o diagrama eletrico da parte a que se refere e comparar,e arrumar um resistor de proximidade de mesma resistencia.

 

Amigo, no caso falo daqueles resistores minúsculos que de tão pequeno não tem a serigrafia. Bem, pelo que entende então eu poderia pegar um resistor de outra placa cujo a linha que ele esteja tambem seja de 5v mesmo sem ter a referencia?

 

Outro detalhe, quando você se referiu a 1/5,2/5 isso quer dizer um quinto, dois quinto da tensão que seria 5v ? Caso ele estivesse com problema quais seriam as tensões encontradas ? Seria a mesma tensão de entrada neste caso 5v nas duas extremidades ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não é confiavel testar na placa. Pois os outros componentes em volta vão alterar o valor dele no teste.

 

Troca somente por outro de outro valor, se não souber, tem que ver no esquema, se não tiver tem que pegar de uma sucata igual.

 

Roberto

 

Roberto, baseado na informação do colega com essa regra de 1/5,2/5,3/5 ou até 4/5 da tensão daria para saber se ele está com problema ou não sem ter que retira-lo da placa para medilo na escala de resistencia ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pra saber se ele está alterado tem que tirar a placa.

 

Em relação a tensão, vai depender do circuito que ele tiver e do valor dele. Sou iniciante em manutenção de placas, mas pelo que sei não dá pra testar e ter certeza na placa. O que você pode identificar dependendo do circuito é se tiver aberto, se tiver em curto, mas se você suspeitar de algo tem que tirar e testar fora pois pode ser outro componente no circuito.

 

Os experientes podem opinar, sim ou não se dá pra testar no circuito.

 

Roberto

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

experiente eu nao sou, mas nos dois casos na placa ou fora e a necessidade do esquema, por que se vc medir o resistor de uma lado tem 19v do outro tem 5, "exemplo" nossa ele esta bom, nada disto, ele pode estar com resistencia alterada, ou vc retira da placa da

10 ohms, mesma situaçao, qual deveria ser a medida correta, tanto em ohms ou voltagem so o esquema podera dizer os valores nesse tipo de resistor, sendo assim os dois modos podem ser usados mas lembrando so for medir na placa so da certo medindo tensão, se for medir resistencia tem que ser fora sucesso a todos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos so ajudando o que falei sobre resistores curso dowtronica aula 43

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sobre testar na placa ou é com diagrama eletrico ou simplismente a voltagem,mas tipo nao da pra saber a resistencia certa ele estando na placa por causa da impedancia da propria placa,isso implica reatancia capacitiva dentre outras coisas mas de outros componentes proximos ao dito cujo resistos.

É uma duvida danada mas este video tirou bastante minhas duvidas sobre resistencia na placa olha ae galera e comenta.

Obs:O curso e da galera mesmo do site.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, peguei uma placa funcionando e fui estudar os resistores smd com a mobo energisada e achei resistores com as seguinte tensões:

 

1º Resistor que tem a mesma tensão em ambas as postas

2º Resistor que tem tensão em uma ponta mas não tem na outra

3º Resistor que tem uma ponta tem uma tensão X e na outra tem uma tensão bem menor

 

Então acho que energisada fica meio difícil de saber se ele esta bom ou ruim ?! Ou estou errado ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o próprio nome diz, resistor você mede a resistência dele.

Ou está bom, mede a resistência do componente ou bem próxima (margem de tolerância)

ou está aberto

Ou está alterado (resistência muito acima do valor do componente)

 

Ps: técnico não pode ter preguiça de remover o componente da placa e testar.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo... Tente arrumar um esquema... afira em off... se estiver mostrando no multimetro menos q no esquema geralmente ele esta bom... eu uso um multimetro digital nesses casos... e vc após aferi-lo e constatar q esta com defeito, cabendo, vc pode subistitui-lo por um resistor normal (aquele de aneis coloridos) do msmo valor...

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, no momento estou apenas estudando mas esses resistores são tão pequeninos que é até complicado focar retirando da placa ! Pela teoria do resistor (dificultar a passagem de corrente elétrica) um resistor se tiver tensão em uma ponta e não tiver na outra ou tiver as duas tensões iguáis em ambas pontas então esse resistor estaria com defeito ? Vocês retiram ele da placa com ferro de solda ou estação a ar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha só, isso e relativo as as vezes os resistores são ligados ao terra, então não terá voltagem em um dos terminais, mas se não for terra ai sim,PODE ter algo errado, e outra coisa tb existe fusistor ,assim geralmente eles tem a mesma voltagem em ambos os terminais.

Mas com o esquema em mãos não tem erro, sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha só, isso e relativo as as vezes os resistores são ligados ao terra, então não terá voltagem em um dos terminais, mas se não for terra ai sim,PODE ter algo errado, e outra coisa tb existe fusistor ,assim geralmente eles tem a mesma voltagem em ambos os terminais.

Mas com o esquema em mãos não tem erro, sucesso.

 

Realmente tem a questão dos fusistores, agora, quanto a resistores ligados ao terra qual seria então a serventia dele ?! Complica nos casos de placas que não se consegue o esquema elétrico. Por exemplo, estou com uma placa de desktop que não tem o modelo dela, alguns acreditam ser da ECS mas não a certeza, neste caso sem o esquema é tiro no escuro !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, peguei uma placa funcionando e fui estudar os resistores smd com a mobo energisada e achei resistores com as seguinte tensões:

 

1º Resistor que tem a mesma tensão em ambas as postas

2º Resistor que tem tensão em uma ponta mas não tem na outra

3º Resistor que tem uma ponta tem uma tensão X e na outra tem uma tensão bem menor

 

Então acho que energisada fica meio difícil de saber se ele esta bom ou ruim ?! Ou estou errado ?!

 

Amigo realmente sao resistores,existem os jumpers esse tem a mesma aparencia quando nao tem nomeclatura em cima do resistor,isso so identifica com diagrama,pode ser que seja o jumper sem o 0 em cima por ser realmente pequeno,sobre nao ter tenção na outra ponta o resistor tambem podera esta bom,mas e como nossos nobres colegas esta comentando antes,melhor testar resistencia.Ou mesmo ir pelo diagrama,as bobinas tambem sao parecidas com resistores sem nomeclatura,e ela da tensão dos dois lados,olhe do lado se encontra um L ou um S,estes dois indentificam que é bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, sou iniciante em eletrônica. Fui concertar uma fonte de notebook aqui e ela estava com defeito no cabo. Coloquei outro cabo e ela funcionou, porem, o led não acende. Antes do led encontrei um resistor smd codigo 1606 que estava aberto e não encontrei outro para colocar no lugar. Coloquei um resistor comum no lugar só que o led fica oscilando, será que é por causa da variação do resistor comum que é de 5%?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Essa seria a melhor forma mas imagina remover aqueles resistores SMD minúsculos somente para medir... vai dar um trabalhão!

Como os resistores levam parte da informação de um ponto para outro, costumo medir direto na placa e a grande maioria dá o valor dele e os que apresentam defeito ou estão em curto ou estão em aberto.

Também vale lembrar que se existir curto, pode não ser no resistor mas sim em algum outro componente em paralelo com ele, por exemplo casos com resistores e capacitores em paralelo, talvez o curto esteja no capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá erro quando ele tem outros componentes em paralelo ou quando os circuitos em que eles são ligados deixam passar energia. Como eu disse antes, a maioria dos resistores dá para medir diretamente na placa e se eu achar algo em curto ou em aberto, daí é que removo para conferir. Tenta ficar removendo resistor SMD para testar e ver quando tempo isso vai demorar...

A grande maioria dos resistores não altera a resistência mas ou entra em curto fazendo a resistência ir a perto de zero, ou abre fazendo a resistência ir ao infinito. Já os capacitores quando dão problema, geralmente entram em curto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...