Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testador universal para baterias de notebook RFNT3

Avalie este tópico:


Posts em destaque

  • 9 meses depois...

Ola

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Comprei um RFNT3 tb, graças a assistir o seu video! Muito Obrigado.

Queria tirar umas duvidas....

- Pra eu testar uma bateria, descubro a polaridade dos pinos de VCC e GND da bateria, nele conecto o fio vermelho e preto respectivamente, e pra achar os pinos de CLK e DATA, eu coloco o multimetro na escala de diodo, e com a ponta vermelha no GND descoberto, vou testando todos os pinos ate encontrar resistencia em 500 a 900 Ohms, os que tiverem isso serao os CLK e DATA. Mas a duvida é... Como vc acha o pino de controle? Necessario para algumas baterias que seja aterrado via JMP?

 

- Outra coisa, como vc interpreta atraves dos dados mostrados se a bateria esta boa ou nao?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fico feliz em ter te ajudado e fiz o vídeo com a intenção de esclarecer o máximo de dúvidas possíveis porque acredito que existam outras pessoas que assim como eu procurei, hoje também procuram informações que não estão disponíveis na internet sobre o aparelho, para quê exatamente ele serve e o que ele pode fazer.

 

A melhor forma de descobrir a configuração para cada bateria é olhar pelo esquema na placa do note, lá tem quais os pinos de positivo, negativo, clock, data e algum possível pino de controle também mas sempre observando que a posição do pino 1 pode estar invertida na bateria em relação a placa então sempre confirmo a direção do terra através da continuidade com a carcaça para ter certeza da direção do pino 1 e a partir dali identifico os outros pinos que preciso.

 

Com algum tempo você vai criando uma planilha em excel com essa configuração para cada bateria e daí fica mais fácil de fazer os testes.

 

A bateria tem uma capacidade especificada em mAh e você pode usar a opção de correção de capacidade (F2) se tiver dúvidas sobre ela mas geralmente o teste básico (F'1) já é suficiente. Também uso bastante a opção de carregar a bateria por algum tempo porque se ela estiver com um nível muito baixo talvez o note não consiga iniciar o carregamento e a contagem de ciclos que ele informa também é muito importante para saber se a bateria que você comprou é realmente nova ou reaproveitada ou para saber se ela já está muito "rodada" e por isso que não segura carga. Baterias com mais de 500 ciclos já não são confiáveis apesar de algumas ainda segurarem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Foram de grande valia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 8 meses depois...

Boa tarde pessoal. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo vídeo nosso colega Cássio, muito bom. 


Gostaria de pedir a ajuda dos senhores, pois adquiri um destes aparelhos, porém o meu veio com os 10 cabos com as cores: Vermelho, verde, branco e preto. O vermelho e o preto eu sei que são o positivo e o negativo, quanto aos demais um é o clock e outro dados (pelo que entendi). Porém não sei qual é qual. Alguém pode me dar uma luz?

Se alguém puder compartilhar alguma fonte de dados a respeito da pinagem das baterias que não seja buscar esquema de cada bataria, eu agradeço tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal consegui resolver a questão das cores do cabo que vai no adaptador que é ligado na bateria. O verde é o de dados e o branco do clock. Pelo menos nos 10 cabos que vieram no meu veio assim. Já estou testando baterias aqui no meu. Espero que a informação possa ajudar os senhores também, mas cuidado! Não significa que por ter servido para mim seja igual para todos, afinal, o meu veio da China.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira bateria para nossa "base de dados":

AS07A31 (SERVIU PARA AS COMPATÍVEIS) ESTA BATERIA É DO ACER 4720z (Provavelmente deve ter sido usada em outros modelos também).
1 PRETO, 3 VERDE, 4 BRANCO, 7 VERMELHO demais vazios.

Lembrando que no meus os cabos vieram com cores diferentes: O verde é o de dados e o branco do clock.

 

image.png

Editado: por tataziuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...