Jump to content
Sign in to follow this  
multimixx

Positivo 6-71-M74S0-D06A Não Liga

Rate this topic

Recommended Posts

Recebi esta placa com o tradicional defeito: quando liga pista 3 vezes o led verde e desliga.

Fiz as medições tudo ok, fiz reballing na PS e o defeito continuava, percebi então  que no lado inverso a PC164  havia uma bolha no plástico da proteção da placa, resolvi então retirar da placa a PC164, a partir dai a placa não ligou mais nada, leds, nada. Coloquei na fonte variavel e percebi que a placa estava em curto, voltei na area onde estava a PC164 ver se tinha ficado um resto de solda, mas nada tudo limpinho, retirei mais alguns capacitores e nada a placa continua em curto. Preciso da ajuda dos nobres colegas se algum tiver alguma idéia de onde procurar o safado que está em curto. E outra este curto, como faz a tensão de entrada descer de 19v para 5v, é um curto na linha dos 19v?

O negocio e achar o esquema, e analizando por partes ate achar a parte que esta em curto, isolando as fontes internas ate descobrir em qual delas esta o problema.

Na placa vários capacitores aparecem em curto e tem varios mosfets com leituras alteradas, mas não acredito q tenha tanto componente ruim, acho q umas das fontes q deve estar em curto e alterando todo mundo

Segue o link do esquema

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

O PC164 realmente se econtra na linha de VIN (19v), partindo dele voce poderia remover a PR158, com isso voce deixaria de alimentar o CI que gera 3V e 5V, se for ele em curto os 19V vao voltar a aparecer senao tem que seguir procurando pela linha de VIN no esquema (obviamente levantando bobinas e jumpers para isolar setores).

Caso prefira também seria um caso apto para o uso da fonte fumegation.

Pessoal atualizando, na verdade eu tinha removido a PU8 mas s[o com o esquema [e que pude identificar pq a serigrafia tava muito perto, hehehe!!!

Injetei tensáo na linha dos 3v e esta ok(sem curto), injetei na de 5v e a fonte acusou o curto.

Seguindo a orientação do info, retirei (agora sim A PC 164) e a PR 158,  só que no caso da PR fiquei na duvida se são os 2 resistores do lado esquerdo da PU8. Mas mesmo assim o curto continua na linha dos 5v.

Removi mais PQ47 E PQ48 nao tenho mais curto no 5v, mas se injeto tensão no VIN, volta o curto.

Pelo jeito vou ter que arrancar mais algumas coisas  8)

Nao estou entendendo bem os testes que voce esta fazendo, mas vamos por partes......

No PC164 voce deve encontrar 19V e se ele marca curto (pelo que me pareceu entender pelo seu comentario) entao voce nao ira  ter tensao na linha de 19V, a tentativa de remover a PR158 era para o PU8 deixar de ser alimentado e talvez assim eliminar o curto, mas se voce já removeu o PU8 , remover a PR158 é completamente a toa.

Verifique se voce realmente tem um curto na linha de 19V, se tiver entao verifique essa linha e esqueca a de 3V e 5V já que sem os 19V elas nunca vao existir.

Se voce tiver 19V normalmente na linha onde se encontrava a PR158 ai sim esqueca curtos na fonte primaria e continue indagando acerca da linha de 5V.

Se voce acha um curto na linha de 5V a primeria coisa que eu faria seria levantar a PL12 para comecar a  isolar o circuito.

Verificou as entradas USB ?? Essas porcarias costumam aparecer com os pinos tortos e dao uma dor de cabeca na gente  :D

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...