Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Placa Mãe ECS 945GCT-M - Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos estou precisando da ajuda de vocês nos meus estudos. Estou com uma placa que não dá sinal de vida, fiz os seguintes testes:

1-Com o cabo de 12v do Vcore desconectado não liga no Power On no qual tem os 5v no pino;

2-Fiz um jumper nos pinos 14 e 15 para forçar a fonte ligar, ligou e esperei para ver se fumegava algo mas não fumegou. Liguei o cabo de 12v do vcore mas também não fumegou. Notei que o processador  (Dual-Core) começou a esquentar bem pouquinho. Notei que não tem tensão no pino 1 do CI gerador de PWM que fica do lado do cristal de 14k e o CI ITE modelo IT8718F-S é a unica coisa que está aquecendo um pouco a mais que o normal. Ha, já ia esquecendo, quando coloco o processador no socket o CI RTM866 que fica do lado do cristal de 14K também começa a aquecer um pouco mas nenhum ao ponto de torrar !

3-Os capacitores que fica sobre o PN alguns tem tensão e outros não.

4-Fazendo a ligação forçada notei que o PS não aquece nada e na debug card também não apresenta nenhum código. A debug card também não dá nenhuma indicação de que exista tensão na placa (sem ligar a placa no jumper), ou seja, é como se não existice tensão na placa.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, qual a dica para testar esse I/O ITE e esse CI gerador de PWM que fica próximo do cristal de 14k ? Sei que começa no pino 1 mas e quanto as saídas, tem alguma dica ?

Bom colega a minha dica e a seguinte, todo chip tem voltagem  de entrada e saída, i/o trabalha com voltagem de 5v, então baixe o datasheet do chip e verifique se as voltagens corresponde, agora o que vc chama de gerador de PWM e gerador de clock ou gerador de frequência, PWM e outro chip que faz parte do vcore. E o gerador de clock trabalha com uma voltagem de 1,7v á 3,3v de entrada, que geralmente é o pino 1, mas não e regra verifique o datasheet, e o pino de que gera frêquencia para o processador tem que ter também de 1,7v á 3,3v, normalmente são os ultimos pinos, mas como já disse verifique o datasheet. Quando o processador não esquenta e o primeiro componete que testo. Boa sorte e espero que ajude alguém.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Super I/O esquentando não é bom sinal. Normalmente ele trabalha bem pouco morno e com a placa fungando. Coloca o dedão no 1117  que o amigo aí em cima citou e ve se ele ferve. Ou verifica aquecimento no regulador de tensao APL1085 que alimenta os circuitos de stand-by (circuitos que esperam a partida da placa via power button----Super I/O e Ponte Sul) da placa. Se ele estiver esquentando em demasia e já que seu ponte sul está frio, provavelmente sobrou o Super I/O com algum curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra: Já peguei placas com tensao no clear-cmos dando 0 Volts onde era pra dar 3,3V. Normalmente há um capacitor ceramico smd nessa linha que as vezes entra em curto matando essa tensao. Como resultado a placa nao liga. Vale dar uma medida sobre o jumper de clear-cmos ( em sua posicao normal) para ver se tem os 3,3 V ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

ela nao liga esta morta

ou liga e nao da vidio

qual o reveso dela

se nao me engano a esc tem umas

3 placas desas so que com

o reverso diferente

eu tenho uma eaminha esta fucionando

so que aminha e uma

945gct-m2 soquet 775

mas tem a rev 1.0- a -3.0

se nao der posta uma foto dela se fo igual a minha te informo as tensoes

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Moderador Global

Por ausência de feedback por parte do autor e por padrão da moderação,

este tópico será considerado como

 

Caso não resolvido / devolvido

 

Por favor, evite responder este tópico.

Para receber ajuda mais rápida e eficiente, abra um novo.

Caso seja necessário, informe o link deste tópico.

 

eletronicabr.png


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...