Jump to content
Sign in to follow this  
d_master

Samsung 931BW - Led Piscando

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia todos;

Estou com um monitor Samsung modelo 931BW que o led de power on fica piscando.

Efetuei a troca de TODOS capacitores eletrolíticos da fonte (nenhum estava estufado) e o problema permanece.

No conector que liga com a PCI PRINCIPAL consta a tensão de 5v e 15v. A de 5V está com a tensão exata de 5V e a de 15v está com 13V (tensões verificadas sem carga na fonte). Alguém sabe se este pode ser o problema? Alguém tem o esquema elétrico deste aparelho? Alguma dica para reparo?

Muito obrigado desde já e fico no aguardo.

Boa noite.

Dei mais uma verificada neste monitor e constatei que quando ligo a placa da fonte com a placa principal, os 15V passar a ficar correto. Sendo assim, acho improvável o problema estar nesta linha.

Aproveitei e verifiquei na placa principal e na mesma tem as tensões de 14v, 5V, 3,3V e 1,8V todas estão OK. (com o painel LCD desconectado.)

Obs: Com o painel LCD desconectado, o LED também fica piscando.

Verifiquei o trafo de alta tensão para as lâmpadas e não está aberto, tem 0,1R no primário (ISSO ESTÁ CORRETO? Pois é quase um curto??) e no secundário tem 1060R em cada rolamento.

Vi o MOSFET, com meu multímetro digital (estou sem analógico) e o mesmo está conduzindo apenas para o sentido DRENO p/ SOURCE e o valor é de 3,6K - Alguém pode verificar se este valor está correto isso para mim?

Alguém tem mais alguma dica, algo para mim conferir? Estou começando a desconfiar que o problema esteja na PCI PRINCIPAL, o que vocês acham?

Amigo.

Tu não tem lâmpada reserva ae pra testar não.

Tenho quase certeza que seu problema é lâmpada, verifica.

Em relação ao trafo de alta está correto sim, pois o primario tem poucas espiras de fio grosso e o secundário tem

muitas espiras de fio fino.

Edson

Amigo.

Em relação ao trafo de alta está correto sim, pois o primario tem poucas espiras de fio grosso e o secundário tem

Edson

Lampadas não tenho mas tenho outro monitor funcionando, irei abri-lo e verificar se é possível fazer o teste.

Medi as lampadas com o multímetro até na escala de 20M e em nenhuma apresentou nenhuma resistência. Nas de monitor não sei, mas nas residenciais já fiz esta medição e apresentava uma resistência. Na de monitor será que a de monitor apresenta como estando aberto mesmo?

isso e capacitor da fonte e so troca q ele fica novinho

Boa tarde, obrigado pela resposta, porem como disse, toquei já troquei todos os capacitores eletrolíticos da fonte. Sabe de mais algo que possa me auxilar?

Grato.

Quando injecta sinal de vga ainda acende o backlight por um segundo ?

É que se o led está piscando significa que a board do scaler está funcionando ...

Tal como o edson também acho que uma das lâmpadas pifou e o inverter está accionando a protecção. 

Quando injecta sinal de vga ainda acende o backlight por um segundo ?

Não, não esta dando imagem nenhuma, nem mesmo menu do próprio monitor. Só o led de stand-by (ou power on) fica piscando constantemente tanto com o cado de video ligado ou não (tanto faz RGB ou DVI).

Mesmo assim, mais tarde irei testar com o monitor aberto para ver o BACKLIGHT como você orientou, depois posto o resultado.

Obrigado desde já.

Amigo.

Edson

Bom dia;

Efetuei o teste esta noite.

Liguei as lâmpadas "uma a uma" em um monitor funcionando e elas ascenderam normalmente, por alguns segundos.

Sendo assim, acredito que o problema não seja as lâmpadas.

Alguém tem mais alguma dica?

Por alguns segundos?! Como assim?

Elas tem que ficar acesas.

Esse teste vc tem que ligar o monitor com o cabo de sinal (RGB) plugado.

As lâmpadas não podem apagar, tem que ficar acesas direto.

Edson

Por alguns segundos?! Como assim?

Elas tem que ficar acesas.

Esse teste vc tem que ligar o monitor com o cabo de sinal (RGB) plugado.

As lâmpadas não podem apagar, tem que ficar acesas direto.

Edson

É que como testei em um monitor diferente não estava tudo conectado, (não liguei o flat da pci principal, para o display e liguei apenas 1 lampada por vez) então o monitor desliga se desliga sozinho após alguns segundos, por isso a lampada também apaga.

Grato pelo post.

Se tiver mais alguma dica, favor postar.

Mas tem que ligar com o cabo rgb conectado, pois sem ele vc não tem como saber se

o monitor ta entrando em proteção ou ta desligando pela falta do cabo rgb.

Edson

Comprei uma placa de fonte nova e substitui e o problema permanece. Então o problema está na placa principal.

Alguém tem alguma dica?