Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para proteção de surto de corrente (curto-circuito).

Avalie este tópico:


Rafael Schons

Posts em destaque

Boa tarde a todos.. faz algum tempo que não crio nenhum tópico.. Venho pedir a ajuda e opinião dos colegas.. Necessito de um circuito protetor para uma fonte de bancada tal protetor deve proteger a mesma contra curto – circuito ou que faça o controle da demanda de corrente fornecida para saída quando tiver o curto, como se trata de um trabalho para o técnico em eletrônica tem algumas especificações:

 

A fonte montada será de 30v 5A.

O circuito protetor deve conter um rearme automático caso use um tiristor para disparo.

deve conter também um resistor de shunt para referencia.

Se possível fazer um circuito controlável através de um 741 AOP.

Bom galera .. não  encontrei muita coisa na Net .. Então se conseguirem me dar uma explicação sucinta do circuito.. fico bem agradecido ..

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola .... Preciso de algum circuito que na verdade faça um controle da corrente quando houver um curto .. de modo que tal corrente não danifique  componentes da fonte .. esse circuito por sua vez deve ser automático sem o botão reset, pode ser usado AOP ou tiristor mas o mesmo deve ter o rearme automatizado.. anexei a imagem de um circuito que encontrei muito interessante mais que esta protegendo hora sim e hora não .. não usei exatamente o tiristor BRX46 no lugar dele coloquei um BT151.. e ajustei também o resistor de shunt .. se alguém puder dar uma luz no ajuste do mesmo fico agradecido..

77d8bcc24afed325b1d414ac3a873644_electronic_fuse_for_short_circuit_protection-1326487641.jpg.7f114b322d483bc94f23f1bd2dc00553.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelos testes .. vi que só protegia o circuito no momento que o primeiro relé já saísse acionado .. assim tirei o capacitor de 100u que vai do positivo para um dos lados da bobina .. e fiz uma ligação direta para o negativo .. mantendo esse relé sempre acionado.. assim realmente funcionou o método de proteção limitando a corrente em 0,08A mais o problema é que o circuito sem curto também fica com tal corrente limitada .. então ainda não obtive sucesso .. aceitando dicas e sugestões de circuitos para tais fins ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso vai te ajudar

1- Proteção total para curtos-circuitos

Nessa complementação, o Vcc e o Terra devem ser ligados direto aos diodos da fonte, antes do circuito de regulagem. O resistor R1 é quem determina a corrente de proteção, devendo ser calculado via lei de Ohm. O transistor BC337 (ou equivalente NPN) irá conduzir quando a d.d.p. entre a base e o emissor for maior que ~0,7 Vcc; então: R1 = U/i = 0,7/i . Para i = 1 A, por exemplo, o valor de R1 será de 0,7 ohm (valor adotado na ilustração abaixo).

Quando este transistor conduzir, o relé (de 12 Vcc) será acionado e se manterá 'travado' até que se desligue e ligue a fonte novamente. Assim, qualquer fechamento de curto nos terminais da fonte resultará no desligamento da alimentação.

Troque o R1 por um resistor fixo + um variável para poder ajustar  o limite de corrente

Uma boa opção é colocar um LED (com resistor série de 1 k) em paralelo com a bobina do relé; seu acendimento acusará que a proteção está acionada.

se for útil não esqueça do Joinha

15_07a_11.jpg.5f07006fb304893c9c2808bd186e76ba.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há várias outras técnicas que também podem ser utilizadas em circuitos de proteção, como é o caso da associação SCR/relé, conforme ilustramos no circuito abaixo:

Neste circuito, instalado antes da regulagem (como no caso da proteção anterior), quando a corrente circulante pelo resistor-sensor (que é a corrente de carga total monitorada) alcançar um valor que faça aparecer entre seus terminais uma tensão da ordem de 1 V, o SCR irá disparar. Com isso, o relé fecha os seus contatos, desligando imediatamente a fonte e acionando um dispositivo de aviso, que pode ser um LED ou um oscilador. Para rearmar a fonte, basta remover a causa da sobre-corrente (em geral um curto-circuito) e desligar a fonte por um instante.

Exemplo: se a tensão de entrada for de 12 VCC e a intensidade máxima de corrente for estabelecida em 5A, o resistor de carga do LED ® terá valor de 1 k e o resistor-sensor (Rs) terá valor de 0,2 ohms (lei de Ohm ==> 1 V = Rs.5 A ==> Rs = 1V/5A = 0,2 W). Obviamente o relé deverá ter bobina para 12 V.

 

15_07a_12.jpg.5f1d762f04591b159a9e5359c7938131.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Carlos, Realmente esses são circuitos práticos mais muito eficientes, já tinha visto e até mesmo testado essas configurações com o Tiristor .. mas infelizmente preciso algo que se rearme sozinho quando o curto for removido, sem intervenção de um botão reset ou o desligar momentaneamente da fonte ..o que torna o circuito um pouco mais avançado .. aquela configuração que passei em cima pode dar certo mais não estou conseguindo ajustar corretamente o disparo do BT151.. estou vendo para colocar um tiristor com disparo um pouco menor, um professor meu comentou a ideia de colocar também um bc para amplificar o sinal de disparo no gate do bt151.. ainda não testei pois não tive muito tempo para cálculos.. qualquer outra ideia é muito bem vinda .. abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se esse artigo ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Também tem o projeto da fonte do Bruno Faria, nao analisei o esquema dela todo pra ver o modo de funcionamento do ajuste de corrente, mas parece que ela cumpre o que promete:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o artigo e bastante interessante mais ainda não tem os fins que preciso, ja o circuito do colega com a fonte, ficou muito bom mas meio complicado de tirar só a função de controle de corrente, então fiz alguns testes com o circuito que deixei em bem logo no começo do post .. e ele protege hora sim e hora não .. justamente coloquei um Tiristor com acionamento de corrente um pouco menor .. e mesmo assim ainda esta no mesmo jeito.. ainda estou a procura de um projeto que controle a corrente variável e proteja o circuito .. sugestões ainda são bem vindas .. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa .. na verdade a fonte vai ser fornecida pelo próprio professor, a ideia vai ser fazer um circuito protetor de curto para essa fonte onde deve-se ajustar a corrente máxima do circuito e passando disso (curto) a proteção deve atuar, tal projeto deve se rearmar automaticamente após a remoção do curto ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...