Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudo sobre baterias LI-PO e LI-ION

Avalie este tópico:


Cassio Almeida

Posts em destaque

Amigos, hoje temos uma quantidade imensa de baterias para os mais diversos fins e a maior parte das baterias recarregáveis são do tipo Íos de Lítio (Li-Ion) ou Íos de Lítio-Polímero (Li-Po) que superam em muito as baterias de Níquel-Cádmio (NiCd) e de Níquel Metal Hidreto (NiMh) por as primeiras terem uma densidade de carga bem maior e tensão de trabalho maior, ocupando assim menos espaço nos aparelhos atualmente.

 

Quero falar mais especificamente sobre as baterias de Li-Ion e Li-Po que encontramos em notebooks e tem aparecido cada dia mais nos aparelhos eletrônicos substituindo as antigas NiCd e NiMh.

 

Esssa baterias são encontradas na forma flat, aquele tipo fina e larga que são fabricadas nos mais diversos tamanhos, estabelecendo assim a máxima capacidade de carga do aparelho devido a ocupar toda a área disponível. São o tipo que encontramos nos celulares de hoje em dia e muito comum de se encontrar nos ultrabooks. A outra forma muito comum é em células em formato cilíndrico baseada nas baterias 18650 e facilitando assim a troca quando necessário, são muito comum nas novas lanternas LED mas também são as células usadas nas baterias de notebooks comuns, inclusive baterias de notebook usadas são uma boa fonte para se conseguir células desse tipo.

 

As baterias Li-Ion e Li-Po tem tensão nominal de 3.7v mas a tensão de carga delas indicada será de 4.2v por célula e a corrente indicada vai variar em torno de 20% a 30% da corrente nominal da célula respeitando as ligações em série e em paralelo. Também não é recomendado deixar que as baterias caiam a menos de 3v por célula sob risco de danifica-las.

 

Sendo assim, tomando como exemplo células de 3000 mAh:

Se você vai carregar apenas uma célula, será indicado uma tensão constante de 4.2v e corrente limitada a 600 mA (20%).

Se você vai carregar 3 células em paralelo será indicado uma tensão constante de 4.2v e corrente limitada a 1A ou 1.5A por segurança de uma célula apresentar tensão menor que as outras e por isso consumir uma corrente maior.

Se você vai carregar 3 células em série será indicado uma tensão constante de 12.6v e corrente limitada a 600 mA.

 

A célula quando descarregada vai consumir uma corrente maior e esse limite será necessário para não danificar a célula e nem causar super aquecimento da mesma, Você vai perceber que ela irá iniciar o carregamento com uma tensão baixa e que irá subindo até a tensão aplicada, quando ela chegar a 4.2v ela irá diminuir a corrente consumida e é indicado que deixe carregando até consumir menos que 100 ou 200 mA, onde a célula estará totalmente carregada.

 

Essas células podem ser reaproveitadas e substituir pilhas comuns dos aparelhos gerando grande economia. Aparelhos que são alimentados com 4.5v aceitam bem essas células mas aparelhos alimentados com 3v é importante fazer um teste antes para evitar a queima. Também existe a possibilidade de uso de um regulador de tensão para fazer a correção e alimentar corretamente os aparelhos, já aproveitei muita célula de notebook aqui assim.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Sendo assim, tomando como exemplo células de 3000 mAh:

Se você vai carregar apenas uma célula, será indicado uma tensão constante de 4.2v e corrente limitada a 600 mA (20%).

Se você vai carregar 3 células em série será indicado uma tensão constante de 4.2v e corrente limitada a 1A ou 1.5A por segurança de uma célula apresentar tensão menor que as outras e por isso consumir uma corrente maior.

Se você vai carregar 3 células em paralelo será indicado uma tensão constante de 12.6v e corrente limitada a 600 mA.

...

 

Só corrigindo, ficou trocado a posição das palavras "série" e "paralelo"... 3 células em série usa tensão de 12,6v, já 3 células em paralelo usa tensão de 4,2v.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...