Jump to content
Sign in to follow this  
artemio

Notebook Positivo sim+ I343 - 6-71-M74SC-D06A.GP , EM CURTO.

Rate this topic

Recommended Posts

Boa noite,

Estou com o seguinte caso: notebook não liga, quando conecto o cabo da fonte no jack ele fica com led piscando (carregador), já observei na placa que existe logo depois do jack um fusível queimado, já troquei o mesmo (por um bom)mas não parou o curto, quando eu tiro o fusível e coloco o conector da fonte ele não pisca (sem o fusível). Como faço pra identificar o verdadeiro curto?

Amigo, primeiro ajeita o título, colocando modelo do note e identificação da placa pra ficar mais fácil te ajudar.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

quando tira o fusível o curto para prq  você  abre linha de entrada de tensão  do note, comece  procurando no circuito de entrada  por fets, diodos ou capacitores em curto, remova e teste fora da placa.    Teste o setor de entrada e poste os resultados.

tem fonte assimétrica? com ela vc acha rapidinho curto se saber trabalhar com ela, caso não tenha jeito mais facíl sera remover as bobinas pra isolar o curto. coloca modelo e id da placa mãe, que o pessoal ajuda!!!

não tenho fonte assimétrica, o modelo é Notebook Positivo sim+ I343 - 6-71-M74SC-D06A.GP(oque está na placa mãe). Sou novato em manutenção de placas estou me esforçando pra aprender melhor.

vou ver se tenho esquema amanha na empresa, não achei aki forum, faz seguinte tira fotos com qualidade da placa mãe e posta fica mais facil de te ajudar, proximo de onde vc achou esse fusivel em curto....

Também estou com este mesmo problema, ele desarma a fonte pois o power jack está em curto, testei alguns componentes mas estão OK.

Li em outros tópicos que há uma bobina que se pode fazer um jumper mas onde ela está ? A única coisa que vem depois da entrada 19v + e - é um CI nikos p200j3v6.

Obrigado,

Luiz

brother, fonte variavel 400 conto no ml ou 100 e poucos dolares no ebay, nunca mais vai perder tempo com isso x)

a compra de 30v e 5a

Bom dia Jonasb,

Interessante esta fonte, pelo que entendi é uma fonte que você vai regulando (aumentando e diminuindo) a voltagem, certo ?

Mas como detectaria o curto, de que forma esta fonte soaria um alarme ? Esperaria algum componente esquentar ?

Jonasb você poderia dar mais detalhes sobre seu funcionamento ? É que surgiram várias dúvidas hehehe.

Muito obrigado pela atenção

Luiz

meu velho, basicamente assim, e;a possuem uma regulagem de voltagem e amp,

basicamente vai medir o consumo em amp de determinado circuito,

a fonte comum do notebook desarma ao localizar um curto, e ela nao

basicamente se voce injetar 19v na entrada vai da rum consumo muito elevado de amp e o componente em curto vir a "fumegar"

então nunca fazer isso aahaha

tipo tu deixa a AMP no máximo e vai subindo a v aos poucos quando chegar em 1 e poucos amp o componente em curto vai estar super quente, ai tu mata esse defeito em tipo 5 min, em vez de ficar procurando o curto, mas fica a dica de ler um pouco sobre ela, pq tu nao pode colocar qualquer voltagem em qualquer local da placa, normalmente uma voltagem segura eh por volta de 2.2 a 2.5 v, a não ser que tu tenha o esquema ai tu pode injetar a mesma v natural do circuito. para maquinas que desarmam a fonte soh colocar uns 5 v no B+ e ja era

e para maquinas que desligam assim que liga, soh invetar as voltagens nativas em cada bobina que resolve,

procura no Ml tu paga ela com 2 placas e ganha um tempo enorme,

eu uso duas juntas na bancada para testar qualquer coisa nao somente para curtos, uma para ligar o not e outra para simular voltagens ajuda muito tbm,  vlw

desculpe a demora estava um pouco sem tempo x)

qualquer duvida fala ai x)

Ok, Comprei uma fonte dessas quinta-feira (13/06) e estou aguardando chegar, assim que chegar vou fazer alguns testes e posto o estrago (hehehehe)...

Muito obrigado a todos.

Luiz

Boa Tarde,

Jonasb, minha fonte chegou e tenho algumas dúvidas, liguei a fonte com a seguinte configuração na esperança de que algum componente aquecia.

Imagem em anexo (Fonte_Ligada.jpg)

Voltagem: 2,5v

Amperagem: 3,2a (máximo)

Inseri as pontas de prova na entrada do power jack e o visor da fonte imediatamente passou a informar os seguintes dados:

Imagem em Anexo (Aplicando_Voltagem_Placa.jpg)

Voltagem: 0.04v

Amperagem: 3.2a

Não encontrei nenhum componente quente, alguma idéia ? O conector power jack da placa troquei por um novo.

Obrigado,

Luiz

Fonte_Ligada.jpg.b9ac1f9b23e47ea8c726a386b380c260.jpg

Aplicando_Voltagem_Placa.jpg.1affadcafcaaf225a4cc6a147f52631a.jpg

velho, seguinte, se tem amperagem com toda certeza tem curto, e como tu ta injetando essa v no jack, significa que o curto esta no B+ da placa, se nada aquece pode ser um curto interno na trilha próxima ao jack , o mais correto seria isolar a entrada ali, normalmente logo apos o jack tem uma bobina remove ela e injeta no jack pra garantir nao ser curto na trilha, se o curto sumir remove a ideia da trilha, mas se continuar eh o seu jack ou a trilha ali, vale lembrar que o B+ alimenta quase todos os cantos da placa entao nao significa que o componente esta proximo ao jack, pode estar em qualquer parte da placa, e como a fonte desarma velho eh algo simples de resolver, pq com toda ctza eh curto no primario. da mais uma procurada e testa ali, pega a diga de procurar sempre os mosfets do b+ espalhados na placa ou os filtros deles normalmente sao eles os bandidos.

se achar outra novidade posta ai

a e tinha esquecido, como se trata do b+ tu pode ir subindo a voltagem ateh localizar o componente aquecedo, mas sobe com cuidado, nao joga direto nos 19 senao o componente vai estorar e pode romper trilhas e danificar outras coisas, vai na manha tipo 3v 4v e assim subindo :)

JonasB

Isolei o powerjack na esperança de ser uma trilha interna, mas ainda continua o curto.

Estou anexando uma imagem da placa para que você possa dar uma olhada, talvez você tenha uma idéia.

Você comentou que após o Jack geralmente tem uma bobina, mas nesta não encontrei.

Muito obrigado pela ajuda,

Luiz

placa_postivo.jpg.0d36ae83ed62d643eb271a49eb083649.jpg

• Like 1

Amigo luizbr, mim tira uma dúvida, esse lugar mostrando o cobre da placa, é raspado por vc ou tá partido? onde vc colocou essa seta vermelha, só pra entender...

Outra coisa a bobina de entrada mencionada pelo amigo acima, mim parece que é essa PL1, a imagem quando aumento tá ruim de ver, parece que tá fechando curto no jack, não??

Olá amigo Paulo,

Consegui resolver o problema, raspei as trilhas (com uma serrrilha) dos dois lados da placa isolando o powerjack e fiz uma ponte do positivo para a primeira trilha positiva fora da trilha em curto.

Só para relatar, quem pegar este problema de curto no powerjack do positivo premium I3 de uma olhada nas trilhas.

Quero agradecer a todos que me ajudaram em especial aos colegas jonasb e ao paulocosta.

Obrigado,

Luizbr

Que bom que vc resolveu... e disponha estamos aqui pra ajudar.... e ser ajudado :) :) :)

boa brother, uma ideia que dou pra esse tipo de coisa eh sempre realizar os testes sem o jack x), tu vai ver o quanto a fonte variavel ajuda velho, com o tempo tu vai ver que o melhor eh ter outra ainda, para problemas diferentes nao relacionados a curtos, mas ai tu usa uma para ligar a maquina e outra pra ir simulando tensoes pra achar os problemas mais rapido, (quando for comprar a outra compra uma de 5A e 30V) x) vlw brother

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...