Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Positivo sim+ I343 - 6-71-M74SC-D06A.GP , EM CURTO.

Avalie este tópico:


artemio

Posts em destaque

Boa noite,

 

Estou com o seguinte caso: notebook não liga, quando conecto o cabo da fonte no jack ele fica com led piscando (carregador), já observei na placa que existe logo depois do jack um fusível queimado, já troquei o mesmo (por um bom)mas não parou o curto, quando eu tiro o fusível e coloco o conector da fonte ele não pisca (sem o fusível). Como faço pra identificar o verdadeiro curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, primeiro ajeita o título, colocando modelo do note e identificação da placa pra ficar mais fácil te ajudar.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

quando tira o fusível o curto para prq  você  abre linha de entrada de tensão  do note, comece  procurando no circuito de entrada  por fets, diodos ou capacitores em curto, remova e teste fora da placa.    Teste o setor de entrada e poste os resultados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Também estou com este mesmo problema, ele desarma a fonte pois o power jack está em curto, testei alguns componentes mas estão OK.

 

Li em outros tópicos que há uma bobina que se pode fazer um jumper mas onde ela está ? A única coisa que vem depois da entrada 19v + e - é um CI nikos p200j3v6.

 

Obrigado,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Jonasb,

 

Interessante esta fonte, pelo que entendi é uma fonte que você vai regulando (aumentando e diminuindo) a voltagem, certo ?

Mas como detectaria o curto, de que forma esta fonte soaria um alarme ? Esperaria algum componente esquentar ?

 

Jonasb você poderia dar mais detalhes sobre seu funcionamento ? É que surgiram várias dúvidas hehehe.

 

Muito obrigado pela atenção

 

Luiz

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu velho, basicamente assim, e;a possuem uma regulagem de voltagem e amp,

basicamente vai medir o consumo em amp de determinado circuito,

a fonte comum do notebook desarma ao localizar um curto, e ela nao

basicamente se voce injetar 19v na entrada vai da rum consumo muito elevado de amp e o componente em curto vir a "fumegar"

 

então nunca fazer isso aahaha

 

 

tipo tu deixa a AMP no máximo e vai subindo a v aos poucos quando chegar em 1 e poucos amp o componente em curto vai estar super quente, ai tu mata esse defeito em tipo 5 min, em vez de ficar procurando o curto, mas fica a dica de ler um pouco sobre ela, pq tu nao pode colocar qualquer voltagem em qualquer local da placa, normalmente uma voltagem segura eh por volta de 2.2 a 2.5 v, a não ser que tu tenha o esquema ai tu pode injetar a mesma v natural do circuito. para maquinas que desarmam a fonte soh colocar uns 5 v no B+ e ja era

 

e para maquinas que desligam assim que liga, soh invetar as voltagens nativas em cada bobina que resolve,

 

procura no Ml tu paga ela com 2 placas e ganha um tempo enorme,

 

eu uso duas juntas na bancada para testar qualquer coisa nao somente para curtos, uma para ligar o not e outra para simular voltagens ajuda muito tbm,  vlw

 

desculpe a demora estava um pouco sem tempo x)

qualquer duvida fala ai x)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

 

Jonasb, minha fonte chegou e tenho algumas dúvidas, liguei a fonte com a seguinte configuração na esperança de que algum componente aquecia.

 

Imagem em anexo (Fonte_Ligada.jpg)

Voltagem: 2,5v

Amperagem: 3,2a (máximo)

 

Inseri as pontas de prova na entrada do power jack e o visor da fonte imediatamente passou a informar os seguintes dados:

 

Imagem em Anexo (Aplicando_Voltagem_Placa.jpg)

Voltagem: 0.04v

Amperagem: 3.2a

 

Não encontrei nenhum componente quente, alguma idéia ? O conector power jack da placa troquei por um novo.

 

Obrigado,

 

Luiz

Fonte_Ligada.jpg.b9ac1f9b23e47ea8c726a386b380c260.jpg

Aplicando_Voltagem_Placa.jpg.1affadcafcaaf225a4cc6a147f52631a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

velho, seguinte, se tem amperagem com toda certeza tem curto, e como tu ta injetando essa v no jack, significa que o curto esta no B+ da placa, se nada aquece pode ser um curto interno na trilha próxima ao jack , o mais correto seria isolar a entrada ali, normalmente logo apos o jack tem uma bobina remove ela e injeta no jack pra garantir nao ser curto na trilha, se o curto sumir remove a ideia da trilha, mas se continuar eh o seu jack ou a trilha ali, vale lembrar que o B+ alimenta quase todos os cantos da placa entao nao significa que o componente esta proximo ao jack, pode estar em qualquer parte da placa, e como a fonte desarma velho eh algo simples de resolver, pq com toda ctza eh curto no primario. da mais uma procurada e testa ali, pega a diga de procurar sempre os mosfets do b+ espalhados na placa ou os filtros deles normalmente sao eles os bandidos.

se achar outra novidade posta ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JonasB

 

Isolei o powerjack na esperança de ser uma trilha interna, mas ainda continua o curto.

 

Estou anexando uma imagem da placa para que você possa dar uma olhada, talvez você tenha uma idéia.

 

Você comentou que após o Jack geralmente tem uma bobina, mas nesta não encontrei.

 

Muito obrigado pela ajuda,

 

Luiz

placa_postivo.jpg.0d36ae83ed62d643eb271a49eb083649.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo Paulo,

 

Consegui resolver o problema, raspei as trilhas (com uma serrrilha) dos dois lados da placa isolando o powerjack e fiz uma ponte do positivo para a primeira trilha positiva fora da trilha em curto.

 

Só para relatar, quem pegar este problema de curto no powerjack do positivo premium I3 de uma olhada nas trilhas.

 

Quero agradecer a todos que me ajudaram em especial aos colegas jonasb e ao paulocosta.

 

Obrigado,

 

Luizbr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa brother, uma ideia que dou pra esse tipo de coisa eh sempre realizar os testes sem o jack x), tu vai ver o quanto a fonte variavel ajuda velho, com o tempo tu vai ver que o melhor eh ter outra ainda, para problemas diferentes nao relacionados a curtos, mas ai tu usa uma para ligar a maquina e outra pra ir simulando tensoes pra achar os problemas mais rapido, (quando for comprar a outra compra uma de 5A e 30V) x) vlw brother

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...