Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Você sabe o que é Power on Sequence?

Avalie este tópico:


Ricfeu

Posts em destaque

Pelo que entendo, power on sequence quer dizer a sequencia que o notebook segue para ligar.

Em vários esquemas tem uma pagina com essa sequencia informando quais sinais são gerados depois de quais sinais e dizendo em milisegundos o intevalo que esses sinais precisam para serem gerados.

 

Por exemplo:

Voce tem voltagem no jack, 10ms depois o CI de charge é ligado, 10ms depois o CI de charge informa para o IO que o carregador está conectado, 15ms depois o IO liga as entrip da fonte SMPS das voltagens primárias, 20ms depois aparece 3v e 5v nos vreg desse CI, 10ms depois aparece 3v e 5v nas fontes primárias e etc, etc, etc.

 

Isso serve para saber porque o note não está ligando então se voce seguir essa sequencia e não tiver o sinal do CI de charge informando o IO que o carregador está conectado, voce nem precisa procurar voltagem nas bobinas de tensão primária, por outro lado, se voce tem 3v e 5v nas bobinas, tudo antes disso estará perfeito inclusive o funcionamento do  IO (parcialmente ao menos) e o funcionamento do

CI de charge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma observação, a fonte SMPS do vcore é sempre uma das ultimas a serem ligadas então se voce tem voltagem no vcore, geralmente a maioria do circuito eletronico do note está funcionando então o defeito pode ser uma instabilidade, uma bios, ou outro defeito menor.

 

Os defeitos gerados por problemas na solda dos chipsets variam muito pois a depender da esfera que perdeu o contato voce pode ter problemas desde o note não dar video ou dar video com cores alteradas e imagem embaralhada até mesmo fazer com que o note não ligue, se a esfera que perdeu o contato é uma resposta da PS para o IO então o IO não vai nem ligar algumas fontes do note, consequentemente o note também não vai ligar.

 

Isso vai depender muito da experiencia do técnico então a palavra é: Estudem a cada dia pois nunca é demais e tem coisas que só se aprende na prática mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk, deixa disso! 

eu uso muito essa opção de aplauso, se o cara se dispõe a ajudar merece o reconhecimento.

Ex: sempre que dá tempo e vejo algum upload  novo no gerenciador do fórum entro no tópico e aplaudo o cara por disponibilizar o arquivo, mesmo que eu não esteja precisando do arquivo naquele momento!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendo, power on sequence quer dizer a sequencia que o notebook segue para ligar.

Em vários esquemas tem uma pagina com essa sequencia informando quais sinais são gerados depois de quais sinais e dizendo em milisegundos o intevalo que esses sinais precisam para serem gerados.

 

Por exemplo:

Voce tem voltagem no jack, 10ms depois o CI de charge é ligado, 10ms depois o CI de charge informa para o IO que o carregador está conectado, 15ms depois o IO liga as entrip da fonte SMPS das voltagens primárias, 20ms depois aparece 3v e 5v nos vreg desse CI, 10ms depois aparece 3v e 5v nas fontes primárias e etc, etc, etc.

 

Isso serve para saber porque o note não está ligando então se voce seguir essa sequencia e não tiver o sinal do CI de charge informando o IO que o carregador está conectado, voce nem precisa procurar voltagem nas bobinas de tensão primária, por outro lado, se voce tem 3v e 5v nas bobinas, tudo antes disso estará perfeito inclusive o funcionamento do  IO (parcialmente ao menos) e o funcionamento do

CI de charge.

 

Muito boa essa explicação !!!

Eu sempre procurei entender como seria o processo de alimentção da placa mãe mas não tinha achado algo parecido !

Parabens Cassio !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendo, power on sequence quer dizer a sequencia que o notebook segue para ligar.

Em vários esquemas tem uma pagina com essa sequencia informando quais sinais são gerados depois de quais sinais e dizendo em milisegundos o intevalo que esses sinais precisam para serem gerados.

 

Por exemplo:

Voce tem voltagem no jack, 10ms depois o CI de charge é ligado, 10ms depois o CI de charge informa para o IO que o carregador está conectado, 15ms depois o IO liga as entrip da fonte SMPS das voltagens primárias, 20ms depois aparece 3v e 5v nos vreg desse CI, 10ms depois aparece 3v e 5v nas fontes primárias e etc, etc, etc.

 

Isso serve para saber porque o note não está ligando então se voce seguir essa sequencia e não tiver o sinal do CI de charge informando o IO que o carregador está conectado, voce nem precisa procurar voltagem nas bobinas de tensão primária, por outro lado, se voce tem 3v e 5v nas bobinas, tudo antes disso estará perfeito inclusive o funcionamento do  IO (parcialmente ao menos) e o funcionamento do

CI de charge.

 

Estou pouco tempo na eletronica e muito menos em notebook e me foi muito util  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendo, power on sequence quer dizer a sequencia que o notebook segue para ligar.

Em vários esquemas tem uma pagina com essa sequencia informando quais sinais são gerados depois de quais sinais e dizendo em milisegundos o intevalo que esses sinais precisam para serem gerados.

 

Por exemplo:

Voce tem voltagem no jack, 10ms depois o CI de charge é ligado, 10ms depois o CI de charge informa para o IO que o carregador está conectado, 15ms depois o IO liga as entrip da fonte SMPS das voltagens primárias, 20ms depois aparece 3v e 5v nos vreg desse CI, 10ms depois aparece 3v e 5v nas fontes primárias e etc, etc, etc.

 

Isso serve para saber porque o note não está ligando então se voce seguir essa sequencia e não tiver o sinal do CI de charge informando o IO que o carregador está conectado, voce nem precisa procurar voltagem nas bobinas de tensão primária, por outro lado, se voce tem 3v e 5v nas bobinas, tudo antes disso estará perfeito inclusive o funcionamento do  IO (parcialmente ao menos) e o funcionamento do

CI de charge.

 

Parabéns pela explicação!

 

Aproveitando a oportunidade, o nosso amigo Cassio Almeida poderia nos dar mais dicas a respeito das tensões de inicializada total de um notebook, passo a passo como descrito a cima (logico isso para quem é iniciante no assunto), caso já tenha em algum tópico a respeito favor me avisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem senhores mas a ideia foi essa mesmo despertar a curiosidade e a atenção de todos acho que consegui, tenho comigo o power on sequence do modelo M540s da Clevo no qual eu usava para dar treinamento as técnicos da fabrica. existe uma sequencia lógica de acionamentos e funcionamento por diagrama em bloco no qual fica muito mais fácil e didático para técnicos aprenderem a debugar as placas de desktop e notebook. Sou novo no fórum quero ajudar mas não sei como, preciso entender as regras e ferramentas tenham paciência conosco.

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem senhores mas a ideia foi essa mesmo despertar a curiosidade e a atenção de todos acho que consegui, tenho comigo o power on sequence do modelo M540s da Clevo no qual eu usava para dar treinamento as técnicos da fabrica. existe uma sequencia lógica de acionamentos e funcionamento por diagrama em bloco no qual fica muito mais fácil e didático para técnicos aprenderem a debugar as placas de desktop e notebook. Sou novo no fórum quero ajudar mas não sei como, preciso entender as regras e ferramentas tenham paciência conosco.

 

Abraço.

 

É isso ai vamos se ajudar, ficamos no aguardo quanto a logica de acionamentos e funcionamentos da placa mãe , no aguardo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

temos um outro Tópico aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
porem não tivemos a resposta. Esta ajuda será bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a oportunidade, o nosso amigo Cassio Almeida poderia nos dar mais dicas a respeito das tensões de inicializada total de um notebook, passo a passo como descrito a cima (logico isso para quem é iniciante no assunto), caso já tenha em algum tópico a respeito favor me avisar.

 

Gostaria muito de poder detalhar mais porém como cada note trabalha de uma forma diferente e cada fabricante segue uma lógica diferente então isso se tornaria impossível. O melhor mesmo seria voce olhar o esquema eletrico de cada placa pois uma boa parte tem essa página com a sequencia dos sinais semelhante a essa que o Perciva mostrou.

 

Basicamente ao ligar na bateria voce tem somente os Vreg no pwm de 3v e 5v para alimentar o IO mas sem tensão nas bobinas, ao ser alimentado por energia voce tem os Vreg mas também tem tensão nas bobinas de 3v e 5v. Depois do botão power irá aparecer as fontes secundárias de 1.5v, 1.8v, 1.05v, Vcore, etc.

 

Mas isso não é regra, tem note que tem fontes primárias mesmo na bateria e todo o projeto pode variar bastante de acordo com o fabricante e o modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem senhores mas a ideia foi essa mesmo despertar a curiosidade e a atenção de todos acho que consegui, tenho comigo o power on sequence do modelo M540s da Clevo no qual eu usava para dar treinamento as técnicos da fabrica. existe uma sequencia lógica de acionamentos e funcionamento por diagrama em bloco no qual fica muito mais fácil e didático para técnicos aprenderem a debugar as placas de desktop e notebook. Sou novo no fórum quero ajudar mas não sei como, preciso entender as regras e ferramentas tenham paciência conosco.

 

Abraço.

 

Amigo, manda ver ai então ! Só pelo tanto de postágem pela parte da manhã já da para perceber o quanto tem de gente esperando por esse tipo de explicação ! Eu já sóu o primeiro da fila, pode olhar na lista de chamada que meu nome está ai !!! Rs...rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...