Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo G480 Compal QIWG5_G6_G9 LA-7982p sem resposta de sinal de vida

Avalie este tópico:


alexbr

Posts em destaque

Como não tem o esquemático exato estou usando o da LA 7981p aqui do fórum, e uma placa boa do G480 LA-8681p que disponho por ser parecida no início do ckt.

 

Aperta botão power, abaixa tensão e volta mas não acende um LED, sem sinal de vida. Comparando o PU301 e PU401 com o esquemático similar e com uma placa um pouco parecida e parece que estão corretos.

 

Bios (U5 e U6) sem tensão!

 

Nisso passei pro PU601 do esquemático atrás do 3VS que deveria seguir. Não estou conseguindo luz, ângulo nem acuidade para ler a serigrafia adequadamente, a do esquemático similar é TPS 51461, mas o da placa parece ter o final 2, ou 0 ou outra coisa que não tive certeza. Que grosso modo ainda tem alguns pontos similares como os 5V presentes no pino 18, e não medi nada in loco no pino 13 (enable).

 

Tentei medir o pino 100 do Super i/0 RSMRST# sem nenhuma resposta. Li grossamente sem detalhes nos relatos dos fóruns que alguém resolveu trocando o Si/o. Não sou perito, longe disso, em entender os sinais da placa mas pode ser que nem precise rastrear no PU601 (caso seja mesmo ligado pelo si/o? seria dependente?) e que o problema seja o KBCção (i/o). Ou não !! (Como diria Caetano.)

 

Obs. O camarada do leste europeu postou no gerenciador fotografia de alta resolução, mas nela também não sei ler os tipos da serigrafia, mas parece terminar com um 2. Segue anexo foto da foto do camarada que ajudou.

 

Sendo diferente do esquemático similar não sei de onde vem o +3VS e posso estar equivocando em algumas coisas por isso. datasheet bem parecidos mas um pouco diferente do esquemático adotado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e e

 

Estou bem ocupado, e com mudanças acontecendo etc. e deixei em stand by dois tópicos que devo resolver assim que der, e claro reconhecer a ajuda. Não esqueci.  Tempus fugit

pu601.jpg.bf6eda3394ca65e196f3ca1afb08c0f0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
amigo você já tentou fazer um reset na cmos retirando a pilha de 3V e pressionando o BTpower por 30 segundos? Outra coisa importante veja se essa pilha tem a tensão de 3V ela é fundamental na alimentação de alguns circuitos nessa placa ok. Mais uma outra coisa a tensão das SPI ROM Bios a U5 e U6 só vai ter tensão com a placa startada(ligada), pois a tensão é +3VS.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Confira e informe a tensão nos pinos 2, 5, 6 e 20 do PU301.

 

Informe também se existe tensão na PL401 e 402.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, a bateria RTC apresenta 2,8V e na placa ligada chega os 3V pra realimentar. Desoldando-a e dando Clear CMOS com botão power não houve diferença percebida. Acho que não ia fazer diferença um clear CMOS nesta placa pois não sobe tensão na BIOS em nenhuma situação. Mas sempre vale a pena tentar.

 

Então, o PL301 eu tinha anotado num papel 0V, depois relí e anotei com 20V normal da fonte pois na base estaria suja com verniz. Tinha impresso a página do esquemático e anotei lá os 20V etc. Agora está dando 0V, mas pode ser por uma escorregada na mão entre uns pad/pinos do PU301 (2 e 3?, não lembro) que quem sabe piorei a situação (hehe). Vou soldar uma agulha fina na ponta de provas, comprar lente melhor, luz mais forte e tomar algo pra firmar os dedos. Até o pq301 que dava 20/8/20 tá dando 19,53/19,53/20V (s/g/d). Sim, danifiquei. Agora vou rever e refazer os passos pra reelaborar a questão na atual conjuntura, que mudou muito. Até os pinos da bateria grande que estavam normais ficaram zerados. Ainda não entendi a lógica de como o PQ301 e PQ302 vieram a ficar com gate igual ao souce (19,53V), visto curto ter sido lá no ckt do PU301?!

 

Obs. infelizmente não está funcionando o alerta pra citação/chamada pois inabilitei na configuração pro som do alerta não tirar minha atenção, mas sempre procuro ver, mas posso não ser tão imediato. Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Veja esse vídeo, embora seja de uma la-9061, na verdade o circuito de entrada e também o pu301 são iguais. Neste vídeo eu explico o porquê de ter 19v nos gates dos mosfets.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...