Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Precisamos de registro no CREA?

Avalie este tópico:


fabiopoe

Posts em destaque

Olá pessoal tudo bem?

Recentemente fiscais do CREA passaram nas assistencias técnicas de minha cidade orientando sobre a necessidade de um profissional com registro no CREA e que iriam passar novamente autuando as empresas que não cumprissem esta exigência. Gostaria de saber dos amigos se todos que possuem assistência em pcs e notes se também possuem registro no CREA e se possuem informações pontuais sobre a legalidade deste tipo de fiscalização. Apenas por via das dúvidas liguei no crea da minha região que confirmou esta obrigatoriedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é a dificuldade em conseguir o CREA.

 

Muitas das vezes o técnico tem o conhecimento além do desejado, mas não possui nada no papel(certificação), aí impossibilita para que a pessoa tenha CREA.

 

Eu mesmo, passei por uma pendenga parecida... tinha conhecimento... mas tive que fazer um curso(que não alterou em nada o que eu já sabia) apenas pelo certificado e pelo direito de ter um numero no CREA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porra pessoal isso ai é moleza de conseguir no senai tem uns cursos tecnicos gratuitos de 2 anos e no final do curso crea na mao!

 

mas ai cuidado hem não vai pegar o crea na mão e se achar o bam bam bam!

 

ou então se sentir o tal so pq tem o crea e char que pode sair dando uns cursos fuleiros por ai so pra pegar o dim dim do pessoal!

 

cuidado pessoal com os charlatões rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oLHEM isso que o Fabiopoe comentou vai ser o FUTURO e RECENTE,  uns meses me interessei em conseguir o Crea, pra mim aqui do interior vai ser dose, teria que viajar e bla bla, coisa que detesto, mas ESTOU VENDO O DIA que a Fiscalização vai querer que quem tem uma loja aberta de assistência em eletrônica, tenha um Crea na falta dele que consiga alguém para assinar, e haja grana para pagar  o assinante, isso eu não faria, então melhor eu cuidar de arrumar o Meu, ano que vem vou atrás de uns cursos, vou esperar um Filho formar este ano em odont., para ano que vem eu cuidar do Meu, ...o pessoal do meio ambiente já está fazendo um arraso nas assistências com o tal lixo eletrônico, estão emitindo uma anuidade só pra fiscalizar, e nada ofereceram em troca,  ainda não tiveram aqui, falei estes dias  EXIGiR O CREA É COISA de qualquer instante, com esse depoimento do Fabio, já está concretizando,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam essa materia:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

A Um tempo o STJ julgou que manutenção em equipamentos de informatica é diferente de manutenção em eletronicos em geral e não se aplicaria a obrigatoriedade de registro no Crea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já faz tempos que eles exigem, mas o que acontece é que na maioria das cidades eles não tem pessoal suficiente para fiscalizar.  E acabam focando mais nos casos que lhes dão mais grana que é a construção civil por exemplo. Um amigo meu de MG que têm assistência lá foi obrigado a pagar uma pessoa para assinar como responsável técnico e pelo que  fiquei sabendo  algumas marcas só credenciam assistências com um técnico registrado no CREA.

Felizmente aqui na minha cidade ainda não me encheram o saco, ainda. E quanto ao meio ambiente a prefeitura daqui disponibiliza todo mês um container para recolhimento de lixo eletrônico, na hora do requerimento da minha licença ambiental no formulário de solicitação só informei que o lixo eletrônico seria destinado via coleta mensal de eletrônicos municipal.

 

Mas muitas coisas são de legislações municipais e muda de cidade pra cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Amigos, registro no Crea, para quem tem empresa pequena ou trabalha em casa, é só mais uma maneira de pagar mais taxas e engordar os bolsos de quem nunca vai fazer absolutamente nada para te ajudar. Se não tem CREA e os ladr.. (er.... desculpa, fiscais) ainda não passaram, deixe para lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigos, registro no Crea, para quem tem empresa pequena ou trabalha em casa, é só mais uma maneira de pagar mais taxas e engordar os bolsos de quem nunca vai fazer absolutamente nada para te ajudar. Se não tem CREA e os ladr.. (er.... desculpa, fiscais) ainda não passaram, deixe para lá.

 

 

Exatamente isso que fala la no clube do hardware, eles nem sabe a que se aplica e eles nem tem como lhe cobrar, mas sem ele voce não pode emitir um laudo a um cliente prejudicado pela  queda ou curto de energia em um pc ou note para ser ressarcido, ou alguem emite assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas, a empresa de energia da cidade que moro ainda não cobra o técnico formado, mas deixo a dica a quem tem tempo.  Procura fazer um curso pois vai ser obrigatório e  as autorizadas já estão combrando, fiz o curso no Instituto Federal da Bahia IFBA tenho o meu e os três funcionários que trabalha em bancada tem também. Vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal nessa empres tem curso com certificação CREA de eletrônica e vc pod estudar em casa só faz a prova no local

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois que vi este tópico fiquei um pouco atento quanto ao assunto. INfelizmente não consegui descobrir nada conclusivo, lembro apenas que em 2001 se não me engano saiu um documento no crea dizendo que quem trabalhasse com informática não era obrigatório o registro.

 

Já em 2011 o Crea da Bahia mandou um documento para o Confrea (que é o conselho federal que rege todos os Creas) solicitando a obrigatoriedade de quem trabalha com informática de se cadastrarem no Crea. Mas por exemplo, no site do Crea de SP não diz nada como um profissional de informática pode solicitar seu registro, nem os cursos que são reconhecido por eles.

 

No final das contas o negócio está tudo embolado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lembrei de outra coisa!

 

Quando procurei saber um pouco mais sobre o registro, acabei vendo um processo de uma empresa de informática que foi autuada pelo CREA pela falta do registro. A empresa entrou com um recurso no prório CREA e eles não aceitaram o recurso pois uma das provas que eles conseguiram, foi uma NF da empresa para um cliente que constava o reparo de uma placa (troca de capacitores, ci, diodos, etc). Neste caso foi a empresa foi autuada justamente por causa desta "brecha" que ela mesma deixou. E também seria o caso de nós técnicos em informática ficarmos um pouco mais atentos a casos assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Eu acho que deveria ser obrigatório, pois tem muito pelego por aí dizendo que é técnico quando ao menos sabe o que é a diferença entre tensão elétrica e corrente elétrica, e prostituindo o mercado com preço de manutenção de quem está passando fome.

 

A obrigatoriedade não tiraria estes caras do mercado, a maioria trabalha em casa. Sou técnico formado a anos e nunca tive interesse em ter CREA pois como disse antes é só mais uma maneira de catarem seu dinheiro. Deus me livre de mais uma anuidade....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...