Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo SIM + 2048, placa clevo 6-71-M74S0-D06A.GP

Avalie este tópico:


Marcos Bulhões

Posts em destaque

Galera, tô com esse positivo na bancada, e o problema é o seguinte, plugo jack acende led laranja, aperto botão start a placa acende led power pisca 2 vezes e apaga, tenho tensões primárias e quando aperto o start algumas secundárias tb aprecem mas quando o led apaga elas param tb, me indicaram ser P Sul, primeiro fiz um reball e nada, fui troquei P sul e nada, descobrir que não tenho a tensão de 1.05v, e a do CPU tb, o problema é que não consigo o esquema dessa placa já achei alguns quase parecidos mas o principal é que p PWM que regula essa tensão não bate com os esquemas que tenho, o da placa são 28 pinos SC 413 e o do esquema elétrico é um NCP 5215 com 41 pinos, mas a serigrafia na placa é a mesma PU7, já vi vários colegas que entregaram máquinas com esse mesmo problema, ai a coisa virou meio que pessoal, mas sem o esquema fica difícil achar um diagnostico, alguém tem o esquema específico dessa placa ou já pegou algum pepino desses e conseguiu resolver, obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi um problema desse e era o super I/O havia oxidação em alguns de seus terminais com trilhas rompidas, fiz uma limpeza com isopropílico, ressoldei o note ligou, porem o teclado e o mouse não funcionaram voltei ao super I/O retirei e com microscópio consegui refazer as trilhas e voltou a funcionar normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIO não é pois já medi o RSMRST dele e tá dando os 3.3v, isso significa que o SIO e a BIOS estão funcionando, já o RSMRST  do P sul não tem, isso significa que o Psul não está funcionando, mas já fiz um reball e continuou o mesmo problema, ai troquei o chip por outro e mesmo assim nada, como tem essas duas tesões faltando que é a de 1.05v e a do CPU, se tivesse o esquema saberia se o PWM que regula essas tensões estão bons ou se o problema está de onde vem o comando para o pwm, complicado essa coisas de esquema elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se é por falta de esqueta problema resolvido então ta ai !

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Obrigado Wil Zumbi, mas havia colocado antes eu já tenho esse esquema, e ele alguns componentes não batem com o que tenho aqui nessa placa, o problema é que o PWM que regula essa tensão de 1.05 que está aqui nessa placa é SC413 de 28 pinos serigrafia PU7 e o que está no esquema igual a esse que vc me passou tb é o NCP 5215 de 41 pinos com a mesma serigrafia PU7 pag. 85. enfim deve haver o esquema certo dessa placa, vou continuar minha busca até segunda-feira pois foi o prazo que o cliente me deu, mas enfim obrigado ai pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo lendo o seu relato e analisando o esquema, acredito que vc esta com o mesmo problema que tenho aqui na bancada com uma 6-71-E4120, ou seja não tem o pulsos SUSB# ou DD-ON, no meu caso depois que troquei o super i/o apareceu o DD-ON mas o outro não, e o super i/o esta ok pois tirei de uma placa funcionando, verifique esses sinais e nos dê retorno.

 

obs: A minha dúvida é se esse sinal (SUSB#) é gerado no super i/o ou ponte sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo lendo o seu relato e analisando o esquema, acredito que vc esta com o mesmo problema que tenho aqui na bancada com uma 6-71-E4120, ou seja não tem o pulsos SUSB# ou DD-ON, no meu caso depois que troquei o super i/o apareceu o DD-ON mas o outro não, e o super i/o esta ok pois tirei de uma placa funcionando, verifique esses sinais e nos dê retorno.

 

obs: A minha dúvida é se esse sinal (SUSB#) é gerado no super i/o ou ponte sul.

 

Elder não sei se vc conheci mas tem um sinal que sai do SIO chamado RSMRST, esse sinal vai para o P sul e ele indica que o SIO e a BIOS estão ok. Depois que esse sinal chega no Psul e o mesmo estando ok ele envia esse sinal para geralmente é o pino 22 para new card lan ou placa wireless, são 2 pontos importantes para se medir e saber se esses componentes estão bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, no meu caso estão presentes, vc encontrou o bendito SUSB#, acredito que vc não tem ele ai, ou, ou o PSON#?

 

Não, esse sinal vem do Psul, ele é o S3 do estado da placa, mas cara já fiz reball no Psul e não deu certo, já troquei esse chip e tb não deu certo, vou trabalhar agora em cima dele, vê se chega CLOKE , RST e as ALIMENTAÇÕES dele, se tiver tudo ok, vou comprar um chip novo, pq o que coloquei foi de outra placa de sucata, ai o risco é grande desse que coloquei está com problema tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, no meu caso estão presentes, vc encontrou o bendito SUSB#, acredito que vc não tem ele ai, ou, ou o PSON#?

 

Corrigindo duas coisas, não é new card e sim mini card lan, e o sinal que sai do Psul é o pci_rst ou plt_rst, sei que já sabe, mais outras pessoas podem ver o post e a informação não pode passada errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já falaram aqui antes, é bom testar Bios, I/O e a PS SIS 968...

 

Mas já resolvi dois notes com esse mesmo sintoma fazendo reball na PN e vi em outros topicos o pessoal comentando que  em alguns casos o SIS 307ELV (que fica abaixo do slot pci que encaixa a placa wireless) também pode causar isso. (Este ultimo, eu particularmente não peguei um note que solucionei o problema fazendo reball nesse chip)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já falaram aqui antes, é bom testar Bios, I/O e a PS SIS 968...

 

Mas já resolvi dois notes com esse mesmo sintoma fazendo reball na PN e vi em outros topicos o pessoal comentando que  em alguns casos o SIS 307ELV (que fica abaixo do slot pci que encaixa a placa wireless) também pode causar isso. (Este ultimo, eu particularmente não peguei um note que solucionei o problema fazendo reball nesse chip)

 

Calma, Calma, Eduardo Braz tenho certeza que assim que o Marcos Bulhões verificar todos os sinais faltantes tenho certeza q ele ainda vai chegar nesses carinhas vamos aguardar....

Afinal pelo que vi o Marcos Bulhões ta indo bem na analise...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já sim tinha um curto nele, foi o C 518 já retirei ele e o RTC voltou ao normal. Aqui na minha placa eu não tenho a tensão 3.3 VS que fica na pagina 88 do esquema, essa tensão alimenta muito componentes como SIO, Gerador de Clock, vou analisar ele depois posto aqui.

 

amigo se essa tensão esta faltando como esta o PQ26? digo ele ta recebendo tensão no gate ou não recebe nd?

 

Ja verificou o U7 o Thermal??

 

Ja verificou o U31 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já sim tinha um curto nele, foi o C 518 já retirei ele e o RTC voltou ao normal. Aqui na minha placa eu não tenho a tensão 3.3 VS que fica na pagina 88 do esquema, essa tensão alimenta muito componentes como SIO, Gerador de Clock, vou analisar ele depois posto aqui.

 

amigo se essa tensão esta faltando como esta o PQ26? digo ele ta recebendo tensão no gate ou não recebe nd?

 

Ja verificou o U7 o Thermal??

 

Ja verificou o U31 ?

 

Wil como a Clevo tem varias placas com alguns componentes parecidos e outros não fica difícil de acompanhar o esquema, como já havia feito raball no p sul, e não deu certo, fiz a troca do chip por um de uma placa sucata, mas tb não deu certo, ai por desencargo de consciência comprei um chip novo, vou esperar ele chegar e soldar no lugar e vamos vê no que dá, se continuar o problema ai vou partir pra outros pontos na placa,estou sem o sinal  SUSB#, e ele vem do P sul, vou aguardar esse chip chegar e trocar ele depois posto aqui os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já falaram aqui antes, é bom testar Bios, I/O e a PS SIS 968...

 

Mas já resolvi dois notes com esse mesmo sintoma fazendo reball na PN e vi em outros topicos o pessoal comentando que  em alguns casos o SIS 307ELV (que fica abaixo do slot pci que encaixa a placa wireless) também pode causar isso. (Este ultimo, eu particularmente não peguei um note que solucionei o problema fazendo reball nesse chip)

 

Eduardo, meu problema tá parecendo ser o Psul mesmo, tô sem o sinal SUSB#, e ele é responsável por  ativar os gates dos fets nas tensões System power, sem essas tensões o P sul e outros componentes não iram funcionar.

Hoje mesmo peguei um Toshiba que ligava, ficava uns 10 segundos ligado, não dava vídeo e depois desligava, tinha todas as tensões funcionando só a do processador que tava baixa 0,5 v, fiz um reflow e voltou ao normal, mas nesse caso aqui a máquina nem liga só pisca o led, vou aguardar o chip novo chegar e soldar ele no lugar e posto aqui os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Como já falaram aqui antes, é bom testar Bios, I/O e a PS SIS 968...

 

Mas já resolvi dois notes com esse mesmo sintoma fazendo reball na PN e vi em outros topicos o pessoal comentando que  em alguns casos o SIS 307ELV (que fica abaixo do slot pci que encaixa a placa wireless) também pode causar isso. (Este ultimo, eu particularmente não peguei um note que solucionei o problema fazendo reball nesse chip)

 

Eduardo, meu problema tá parecendo ser o Psul mesmo, tô sem o sinal SUSB#, e ele é responsável por  ativar os gates dos fets nas tensões System power, sem essas tensões o P sul e outros componentes não iram funcionar.

Hoje mesmo peguei um Toshiba que ligava, ficava uns 10 segundos ligado, não dava vídeo e depois desligava, tinha todas as tensões funcionando só a do processador que tava baixa 0,5 v, fiz um reflow e voltou ao normal, mas nesse caso aqui a máquina nem liga só pisca o led, vou aguardar o chip novo chegar e soldar ele no lugar e posto aqui os resultados.

marcos, voce ja trocou o chip? estou com o mesmo defeito aqui, ja fiz todos os procedimentos e nada??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...