Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AFR 936C - Reparo da estação e do ferro de solda

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Pessoal desde já agradeço pela atenção, estou precisando da ajuda de vocês para concertar a placa da estação de solda AFR 936C, foi substituir a resistência quando liguei a estação deu um estouro e desligou, quando abri  verifiquei que o capacitor C2 tinha estourado, e devido ao estouro destruiu o capacitor assim impossibilitando de verificar o valor do capacitor, vocês poderiam por favor informar o valor do capacitor C2 ou me enviar um diagrama da placa da estação AFR 936C; e qual seria a resistência para esta estação e qual seria forma de instalar, o vendedor do Mercado Livre informou que com o manual seria fácil identificar então se alguém tiver o manual me envie também por favor, obrigado.

 

- Diagrama placa WL-018-6 ou valor do C2

- Manual estação de solda AFR 936C

Um vendedor do Mercado Livre me indicou a resistência: Hakko A1321

 

Enviei uma mensagem para a Nevatron, mas ate a presente data eles não responderam.

3.jpg.86af4c2dc737d53d45d407933c95e34c.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

* Olhei na parte de trás não tem componentes; na mesma trilha do C2 tem 3 resistências e o D1 ligados  (R10 = 150 Ohms - D1 -  R2= 330 Ohms - R12= 1M).

* O Capacitor que coloquei no lugar o valor e: 100uF - 16V

* Ci de 8 pernas esta escrito:

CHN

LM358N

K1136V

* Não tem componente em baixo da placa segue foto:

* C3 valor: 47uF - 16V (°c -40+105)

 

Coloquei o capacitor de 100uF me baseando na foto de uma placa que vi na internet, mas como a placa não e a mesma então resolvi não arriscar e pedir ajuda no fórum.

6.jpg.8c9a36155be4dcdb99594ce1ab01fda1.jpg

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe fiz confusão, confundi resistência com resistor, como tenho outra estação de solda joguei fora a resistência que instalei a que estourou o capacitor C2 (e a resistência original também joguei fora) a que tentei instalar e conhecida com A1322 (a que estourou o capacitor), o vendedor do Mercado Livre recomendou a resistência A1321 da Hakko para minha estação, mas ele não deu certeza, por isso também estou com duvida em relação a resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então foi vc que fez diversas perguntas em dois dos meus anúncios no ml? Queria que eu adivinhasse que tipo de resistência essa estação usa?. Putz.

Pelo circuito, parece  que usa elemento A1322. O capacitor que estourou segue o mesmo valor  c3 47uf x 16v.

Os diodos geralmente  são zeners de 5,1v x 0,5 w, o triac vc mede para saber se esta bom, meça todos os componentes, troque o lm 358n, pode ter dado  pau. Depois disso comece testando com uma resist. A1322, deve funcionar. Verifique; se tiver, outros componentes que estejam separados dessa placa.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço ao rsstp21 pela ajuda, consegui consertar o ferro e instalar a resistência do ferro, na placa substitui os componentes relacionados abaixo

 

Obs: substitui o LM358N por precaução aparentemente não estava queimado.

 

Placa da estação AFR 936C componentes substituídos:

 

- C2 = 47uF - 16V

- Ci de 8 Pinos LM358N

- R10 = 150 Ohms

- D1 = IN4007

- R2= 330 Ohms

 

Resistência da estação AFR 936C:

 

- Modelo da resistência Gordak 936A

1 - Fio pequeno transparente no primeiro ponto da plaquinha

2 - Fio grande transparente no segundo ponto da plaquinha

3 - Fio Azul (-) no terceiro ponto da plaquinha 

4 - Fio vermelho (+) no quarto ponto da plaquinha

 

Para auxiliar na instalação da resistência utilizei uma imagem da estação de solda Hakko 936.

9.jpg.7b835bc31b37825b853ff1a7adfc6362.jpg

FERRO_3.jpg.9ebf89a8e47facdd5f007b58f0966c90.jpg

Hakko-936.jpg.aab7adc97f6908c69b87f8db3468bac6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei as resistências da marca Gordak 936A no Mercado Livre e instalei nas estações AFR 936C e Hikari 936B, link do anuncio: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Também utilizei as fotos abaixo para auxiliar na instalação da ARF 936C

Resistencia-para-ferro-de-estaco-de-solda.jpg.fe0d47b41bef61a3c5a2f96d0717feaf.jpg

resistncia-para-ferro-de-estaco-de-solda.jpg.2531c44e21834e5e114b1d59f32744c1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga-me, como está o piscar do led na hk 936, está piscando cadenciado ou rapidamente?.

Colocou o capacitor C3 no mesmo valor de C2?.

 

A Hikari 936B assim que liga o Led fica acesso por um tempo sem piscar, no primeiro dia que instalei o Led ficou piscando rapidamente, no segundo dia o Led ficou piscando de forma cadenciada. Somente utilizando o Ferro em um serviço ficou como era antes.

 

No AFR 936C C2 com o mesmo valor do C3. O AFR 936C ficou alguns minutos com o Led sem piscar e a ponta do ferro ficou muito quente, depois ficou normal piscando de forma cadenciada e com temperatura regulada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga-me, como está o piscar do led na hk 936, está piscando cadenciado ou rapidamente?.

Colocou o capacitor C3 no mesmo valor de C2?.

 

A Hikari 936B assim que liga o Led fica acesso por um tempo sem piscar, no primeiro dia que instalei o Led ficou piscando rapidamente, no segundo dia o Led ficou piscando de forma cadenciada. Somente utilizando o Ferro em um serviço ficou como era antes.

 

No AFR 936C C2 com o mesmo valor do C3. O AFR 936C ficou alguns minutos com o Led sem piscar e a ponta do ferro ficou muito quente, depois ficou normal piscando de forma cadenciada e com temperatura regulada.

 

Calibrou as duas?.

As resist. da hk 936, o sensor é mais elaborado, mais interno, acho que esse tipo de resistência para hk pode dar alguma coisa. O que é que não sei.  Essas resit.  gordak são muitos boas.

Pode postar uma foto da plaquinha da hk 936?. A resistência não ficou mais comprida?. Deu para instalar sem fazer alguma gambiarra?.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga-me, como está o piscar do led na hk 936, está piscando cadenciado ou rapidamente?.

Colocou o capacitor C3 no mesmo valor de C2?.

 

A Hikari 936B assim que liga o Led fica acesso por um tempo sem piscar, no primeiro dia que instalei o Led ficou piscando rapidamente, no segundo dia o Led ficou piscando de forma cadenciada. Somente utilizando o Ferro em um serviço ficou como era antes.

 

No AFR 936C C2 com o mesmo valor do C3. O AFR 936C ficou alguns minutos com o Led sem piscar e a ponta do ferro ficou muito quente, depois ficou normal piscando de forma cadenciada e com temperatura regulada.

 

Calibrou as duas?.

As resist. da hk 936, o sensor é mais elaborado, mais interno, acho que esse tipo de resistência para hk pode dar alguma coisa. O que é que não sei.  Essas resit.  gordak são muitos boas.

Pode postar uma foto da plaquinha da hk 936?. A resistência não ficou mais comprida?. Deu para instalar sem fazer alguma gambiarra?.

 

Não sabia que tinha que calibrar, poderia dar uma dica como calibrar ?

 

Não ficou comprida,. pois cortei o fio e não fiz gambiarra.

 

Segue fotos

1.jpg.dd8db70cc9897d5a2d80506b1c31bb63.jpg

2.jpg.3bb59af4f276feca1130548adda57583.jpg

3.jpg.26a73d51bacd1209dfde6d80e3df646b.jpg

4.jpg.a4cc8ed23117439a03a09f2bc15dd907.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem >

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Se buscar no fórum ou no youtube encontrará mais.

Então o valor de C3 / C2 estão iguais??.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim os mesmos valores, AFR 936C C2 com o mesmo valor do C3 -- C2= 47uF - 16V

 

O esquema que vc postou não bate com a dessa AFR. É bem diferente. Não pode ser baseado em um reparo.

Vc poderia me fazer um  favor?.

Achei  um esquema que eu acho que é da Hikari 936B . Tem um LM 324 e um driver do triac.

Daria para vc verificar na placa, se a HK 936B tem um LM 324 e um driver de triac, e qual é o código completo dele?. Outra coisa, nesse esquema tem alimentação simétrica, V- e V+. Teria como vc confirmar se a HK tem esse tipo de alimentação na placa?.

Agradeço  se tiver como ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olá amigo cheguei a seu post através do colega rsstp21, é o seguinte estou querendo tirar uma dúvida bem simples pois estou com uma YaXun 936 que quase idêntica a que você postou o esquema. Quero saber a tensão nos pinos do heater da resistência com ela no máximo segundo seu esquema são os pinos 3 e 5 do conector, na minha está dando 19v com ela na máxima e calibragem topada. Se puder me ajudar já tem meu joinha. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Olá amigo cheguei a seu post através do colega rsstp21, é o seguinte estou querendo tirar uma dúvida bem simples pois estou com uma YaXun 936 que quase idêntica a que você postou o esquema. Quero saber a tensão nos pinos do heater da resistência com ela no máximo segundo seu esquema são os pinos 3 e 5 do conector, na minha está dando 19v com ela na máxima e calibragem topada. Se puder me ajudar já tem meu joinha. Grato.

 

Não houve resposta, nem a minha pergunta nem a sua.

Para medir com precisão, acho que só um osciloscópio, um multímetro não é o ideal.

As yx tem as resistências originais com ~ 13 ohms e sensor com quase 2 ohms, e só existe esse tipo. Talvez pelo fato do sensor da sua ser baixo não esteja chegando na temperatura ideal, ou defeito mesmo. Interessante e que tenho uma 881D que aceita sensor baixo, no caso a temperatura fica até bem  mais,  calibragem resolve.

Talvez a 936 não aceite sensor com resistência baixa, como é o caso de uma kada 937D que tenho aqui. Embora a resitência original dela tenha o sensor baixo. Nesse caso só fazendo um teste, mas encontrar o que se precisa, é sempre um problemão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para hikari tenho algumas aqui no ml , testadas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...