Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AFR 936C - Reparo da estação e do ferro de solda

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Para hikari tenho algumas aqui no ml , testadas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

No futuro, quando eu tiver atingido mais informações sobre as estações de solda, vou partir para as de ar, tanto de ventoinha, quanto as de compressor.

Será outra  novela.

Uma das piores coisas de um ramo, é não ter informações adequadas sobre o equipamento que usa, ficar escravo de vendedores que compram o que veem na frente e vendem, é simplesmente um desastre para qualquer reparador.

Pelo menos foi isso que percebi, devido a falta de informações nesse mercado. Essas estações tem mal um manual capado para o usuário, não informam nada, e muito menos quem vende. O profissional fica a deriva em muitas situações que podem ter soluções simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Por gentileza. Estou precisando de adquirir a ponta de soldar desse equipamento. A minha está danificada. Gostaria de saber se vocês sabem se compra à parte ou o que eu poderia estar fazendo pois estou impossibilitado de usar sem esta ponta estar funcionado.

 

Desde já agradeço. 21 96584-7282 (WhatsApp).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 11/07/2016 às 18:06, rsstp21 disse:

 

O esquema que vc postou não bate com a dessa AFR. É bem diferente. Não pode ser baseado em um reparo.

Vc poderia me fazer um  favor?.

Achei  um esquema que eu acho que é da Hikari 936B . Tem um LM 324 e um driver do triac.

Daria para vc verificar na placa, se a HK 936B tem um LM 324 e um driver de triac, e qual é o código completo dele?. Outra coisa, nesse esquema tem alimentação simétrica, V- e V+. Teria como vc confirmar se a HK tem esse tipo de alimentação na placa?.

Agradeço  se tiver como ver.

Tenho uma hikari 936B ela não liga mais, apenas liga acende pisca o Led e nao liga mais.

Estou precisando desse esquema que vc achou da HK936 é possível me passar?

Quanto a sua pergunta o LM é 358p e o triac é o BT136 

eu testei todos os componentes ao redor do CI e hoje vou trocar o CI para ver se resolve meu problema.

Ate logo

Editado: por playagain
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Galera, estou ainda com o mesmo problema dessa estação. Ja troquei todos os componentes que pude e ainda com mesmos sintomas: liga, psica led, desliga e nao aquece nada. Vcs teriamj lista dos compnentes com os valores de cada um? Estou com duvida sobre os valores do zeners dessa placa e nao acho em nenhum lugar o esquema eletrico ( o original da hakko nao serve como tanta referencia)

Editado: por Sergio Salvador
correçao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/07/2016 às 09:51, Deive Blt disse:

Agradeço ao rsstp21 pela ajuda, consegui consertar o ferro e instalar a resistência do ferro, na placa substitui os componentes relacionados abaixo

 

Obs: substitui o LM358N por precaução aparentemente não estava queimado.

 

Placa da estação AFR 936C componentes substituídos:

 

- C2 = 47uF - 16V

- Ci de 8 Pinos LM358N

- R10 = 150 Ohms

- D1 = IN4007

- R2= 330 Ohms

 

Resistência da estação AFR 936C:

 

- Modelo da resistência Gordak 936A

1 - Fio pequeno transparente no primeiro ponto da plaquinha

2 - Fio grande transparente no segundo ponto da plaquinha

3 - Fio Azul (-) no terceiro ponto da plaquinha 

4 - Fio vermelho (+) no quarto ponto da plaquinha

 

Para auxiliar na instalação da resistência utilizei uma imagem da estação de solda Hakko 936.

9.jpg.7b835bc31b37825b853ff1a7adfc6362.jpg

FERRO_3.jpg.9ebf89a8e47facdd5f007b58f0966c90.jpg

Hakko-936.jpg.aab7adc97f6908c69b87f8db3468bac6.jpg

Circuito interessante. Como é que esse cara oscila ?

Não vejo capacitor de carga/descarga ou realimentação.

Como comprei do aliexpress o ferro com os plug de ptt, farei o meu proprio regulador ( estou atentonso sensor de temp ).

Muito bom esse post ( confio mais aqui).

Valeu 👍

Editado: por atrelho
Erro de escrita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...