Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Estação de solda Yaxun não desliga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos esta estação de solda yaxun 702 eu comprei no ml,usei 2vezes e a resistência queimou,comprei outra queimou de novo,resolvi fazer o reparo, comprei outra resistência e fui ao reparo,notei que a temperatura dispara e não tem regulagem, e o ar do é pouco para resfriar o soprador, mas o estranho é que quando eu coloco ele na tomado o soprador já liga e não desliga mais só tirando da tomada,alguém pode me ajudar nesta.

 

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Ja verificou o botao liga e desliga para ve se ele não esta com defeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo defeito numa estação da Hakko, vou tentar testar conforme a sugestao deste post

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, ja desmontei varias estação dessas e na yaxun702 quem controla o liga/desliga é um c.i que fica na placa de controle dela, ele controle ela e quando chega a temperatura menor que 50 graus este c.i manda um pulso a outro componente que desarma a estação, talvez o problema de desligar esteja no soprador e não na placa.pois no soprador tem esse sensor temperatura que envia sua temperatura a placa, se ele nao enviar essa informação a placa não enxerga sua temperatura e assim nao desarma.

 

vlw

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é 220, mas não é o sensor,quando ele esta esta frio,não liga a resistência direto,só quando esta quente, então o sensor esta ok, o potenciômetro também esta ok, mas a temperatura não aumenta fica só 0005c, e a resistência esquenta muito, e ao desligar ela a resistência continua ligada, só retirando da tomada para desligar, se alguém poder me dar umas dicas agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

NoCapsLock.gif

   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Postagens com o Caps Lock ligado é contra as regras do fórum.

 

Por favor, remova as letras maiúsculas da sua resposta anterior | do título do tópico.

 

Mais informações:

[/t][/t]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DUVIDA.png

   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Por favor, informe-nos sobre o resultado deste aparelho.

 

Não esqueça de atualizar ou finalizar seu tópico.

 

Resolvendo ou não, os colegas que ajudaram precisam do seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom pessoa, a estaçao agora esta esquentando o o ferro normal,mas o soprador esquenta muito e não marca nada na temperatura,ou seja não esta controlando a temperatura, ja troquei todos triacs,reguladores, e nada, como eu tenho controle de tempertura no ferro de solda troquei, os cis do ferro e do soprador e continua na mesma, agora eu só preciso controlar a temperatura do soprador, alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, estranho esse defeito...identifique os 2 fios do sensor da ponteira e confere se dá algo em torno de 1 a 2 ohms ... se inverter esses fios a temp. fica biruta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Bom dia pessoal.eu também estava com o mesmo problema que vocês estão passando. usei ela duas vezes e na terceira vez ela começou a subir a temperatura e não parou mais, o único jeito de desligar ela era puxando da tomada.

desmontei ela e constatei que o bta12 estava em curto.

troquei ele e liguei ela novamente, porem ela funcionou por 1 minuto e ja entrou em curto novamente.

analisando o funcionamento do circuito de acionamento da resistência, percebi que o bta12 está controlando a tensão de entrada ou seja (220v ou 110v).

a solução que achei foi colocar um indutor em serie na saída do bta12 no fio que vai para a resistência do soprador.

se não me engano foi um 10uH, (10 micro henri).

o motivo pelo qual o bta12 entra em curto é que na hora de ligar a resistência a corrente  sobe sem limites, fazendo o mesmo entrar em curto.

espero que funcione para vocês. se caso não conseguirem fazer a ligação só me peçam que eu farei um esquema de ligação e irei postar.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...

ola boa noite.

estou com o mesmo problema a minha estaçao e uma yaxun 702 e simplesmente coloco na tomada e a bomba de ar ja fica funcionando quando eu ligo o botao a resistencia funciona normal mas quando desligo fica so o ar pra resfriar mas nao desarma nunca a bomba de ar.

alguem pode me ajudar por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde amigo, tinha o mesmo defeito uma estação de solda Toyo TS850 aqui, já havia sido consertada, porém o ajuste da temperatura não estava funcionando, ou seja a resistência estava funcionando a 100% o tempo todo. Troquei o tiristor que aciona a resistência, e continuou o mesmo defeito. Ai segui a dica do edsonninja de inverter no próprio conector do termopar (sensor de temperatura que fica na ponta do soprador) e funcionou, está regulando a temperatura perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@odair ribeiro É reed-switch rs rs rs.  Chave-bambu, traduzindo. E é isso mesmo, é um interruptor acionado magneticamente. Era muito usado nos anos 80 em teclados de computadores nacionais como os da Prológica (CP-500, Sistema 600 e Sistema 700) e Digitus(DGT-100 e DGT-1000).
Eu uso ainda hoje como sensor de portões eletrônicos, ele detecta os imãs que é uma maravilha.

Editado: por Herbert Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa noite a minha yaxun d886d apresentou uma falha de ligar e nao manter a temperatura ai desmontei e troquei a chavinha link a baixo 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...