Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste pratico de capacitores

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Gostei muito da tabela la no final vale a pena conferir!!!

Primeiramente, algumas observações antes de começarmos:

 

- Quanto menor o valor do capacitor maior deve ser a escala de medição de resistência usada e quanto maior o valor do capacitor menor poderá ser a escala utilizada.

 

- O capacitor deve estar descarregado para que façamos o teste. Para descarregar um capacitor é só colocar os seus dois terminais em curto através de uma chave de fenda ou um alicate de bico, para isto ele deve estar desconectado de qualquer circuito eletrônico.

 

- Dependendo do uso e do valor do capacitor este pode estar com muita carga e ao colocar seus terminais em curto poderá ocorrer faíscas e um estalo. Caso o capacitor a ser medido seja para uso com uma tensão alta e possua um valor na ordem de microfarads (uF) pode ser necessário descarregá-lo através de um resistor de baixo valor (aproximadamente 100 Ohms) e só depois os seus terminais devem ser colocados em curto. Cuidado para não levar choque ao fazer isto, use ferramentas com cabo isolado para manusear o resistor e para colocar o capacitor em curto.

 

- Para medição de capacitores, utilizamos a escala de resistência do multímetro.

 

MEDINDO UM CAPACITOR COM UM MULTÍMETRO ANALÓGICO:

 

- Coloque o multímetro na escala de resistência.

 

- Encostar uma ponta de prova em cada terminal do capacitor.

 

- Observe a movimentação do ponteiro do multímetro (não precisa marcar o valor).

 

- Caso o ponteiro suba e desça o capacitor estará bom, ou seja, o ponteiro subiu pois estava circulando uma corrente para carregar o capacitor, terminada a carga acaba a corrente e o ponteiro volta para a posição inicial, o infinito. Quanto maior o valor do capacitor maior será o tempo que o ponteiro levará para subir e descer.

 

- Se o ponteiro subir e ficar parado em alguma posição entre zero e

o infinito (mesmo que comece a descer e pare) o capacitor estará com fuga, ou seja, uma corrente contínua está circulando através dele e isto já é sinal que este capacitor não está bom.

 

- Se o ponteiro for direto para o zero o capacitor estará em curto. Também não está bom. Neste caso toda a corrente fornecida pelas pilhas do multímetro atravessará o capacitor, ele não oferece nenhuma resistência, e por isto o ponteiro vai para o zero.

 

 

 

- Se o ponteiro não se mover o capacitor estará aberto, sem capacitância, e não estará bom. Neste caso o capacitor nem chegou a se carregar e é por isto que o ponteiro nem se moveu. Ficou na posição indicada por infinito.

 

Para medir capacitores acima de 10000 uF use a escala X1.

Para medir capacitores entre 1000 uF a 10000 uF use as escalas X1 ou X10.

Para medir capacitores entre 100 uF a 1000 uF use as escalas X10 ou X100.

Para medir capacitores entre 10 uF e 100 uF use as escalas X100 ou X1K.

Para medir capacitores entre 1 uF e 10 uF use as escalas X1K ou X10K.

Para medir capacitores entre 100 nF e 1 uF use as escalas de 1K ou 10K ou 100K.

Para medir capacitores entre 1nF e 100 nF use a escala de 100K.

Para medir capacitores abaixo de 1 nF use a escala de 100K mas a leitura será difícil e, consequentemente, o teste não terá precisão.

 

Com este teste eu consigo saber o valor do capacitor e saber se este valor não está alterado?

 

Com este teste não dá para saber o valor do capacitor, mas apenas se ele não está aberto, com fuga ou em curto. Para saber o valor exato é necessário o uso de um capacímetro. O que podemos fazer é pegar um capacitor, que sabemos que está bom e seja do mesmo valor do capacitor testado, e comparar a leitura no multímetro deste capacitor com o capacitor a ser testado, para isto memorize as posições em que o ponteiro para na medição de um e do outro. Se der muita diferença entre estas posições provavelmente o capacitor em teste terá alguma alteração.

 

Embora as escalas de medição de resistência de um multímetro possam apresentar alguma diferença entre a máxima resistência que pode ser medida, pois a máxima resistência a ser medida depende, além do fator de multiplicação (X1, X10, etc) do fundo de escala indicado no galvanômetro, as escalas acima servem como uma boa referência para o teste de capacitores.

 

Observações:

 

Alguns capacitores eletrolíticos, geralmente os com alta tensão de isolação, costumam apresentar uma certa corrente de fuga, sendo assim pode ser que em determinadas escalas o ponteiro suba e, ao descer, pare próximo ao infinito. Se isto acontecer diminua a escala de multiplicação e veja se o ponteiro chega ao infinito, caso isto aconteça o capacitor estará bom.

 

Todos estes testes foram desenvolvidos com o auxílio da prática e embora possam variar um pouco de multímetro para multímetro, sempre serviram para testar capacitores.

 

Não encoste as mãos nas partes metálicas das pontas de prova, nem nos terminais dos capacitores, pois isto alterará as medições e testes.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego, sempre que citar material de outro site, favor colocar o link da página original, isto para não termos problemas com direitos autorais.

 

Achei estas informações no site

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Favor incluir no seu post a URL original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho uma dúvida e acho que esse post é o lugar ideal para eu sana-la: capacitores sólido ou eletrolítico medindo eles existe uma tolerância aceitável para mais ou para menos para saber se ele está bom ? Exemplo: capacitor de 1000 uF uns da 1100 uF, outros da 890 uF, neste caso, existe essa faixa de tolerância ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico do colega, achei essa informação legal e vou postar aqui.

 

Como usar um capacitor como filtro

 

Como comentamos algumas vezes anteriormente, na nossa categoria sobre capacitores, os capacitores bloqueiam a passagem de tensão contínua, e deixam passar a tensão alternada, embora na tensão alternada os capacitores oferecem uma resistência que chamamos de reatância capacitiva. Esta reatância capacitiva varia conforme a onda alternada e a capacitância deste capacitor.

 

Suponha uma tensão contínua com ruído, como na figura abaixo:

 

images?q=tbn:ANd9GcRFgx1as1e9CXLNQgHW1Fwdwx35oG1Iw6qAqhgoC1n0s4tABgFY

 

A corrente contínua não se apresenta da forma como deveria devido as pequenas ondulações, que chamamos de “ripple”, que são ruídos. Usando um capacitor logo na saída desta onda, de capacitância compatível com o circuito, o capacitor irá jogar estas pequenas ondulações para o terra, filtrando assim o ruído existente no sinal contínuo.

 

 

by

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja que a galera gostou poderia nos informar como seria todo esse procedimento de testes de capacitores,em capacitores SMD na placa,isto algumas manhas que vcs teem que eu sei que teem pra gente trocar algumas ideias sobre isso...Os capacitores seja eles eletroliticos ou ceramicos.

Por base essa dica de quanto maior a capacitancia menor sera a resistencia dele,na placa tambem funciona assim?

Alguns testes feitos em capacitores bons na placa faz com que os multimetros digitais comecem a numerar e depois vai ao infinito(numero 1)Por base estes estao certo,pois o capacitor carrega.Mas quando invertemos as pontas eles fazem a mesma coisa,isto tambem é certo eles estao desgarregando?

Outros capacitores dao uma referencia de resistencia de 700 polo positivo com negativo e do do outro lado 705,ou ate mesmo 50 e do outro lado 55 isto em outro capacitores,e de maneira nenhuma vao ao infinito acusando uma resistencia maior(numero 1 escala de diodos).

Bom galera deem uma opinião ae,pois livros nao ensinam isto,sao testes de bancada que nos ajudam a facilitar e agilizar o trabalho...Grato a todos pelas respostas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 a 10% é seguro, passou disso é bom trocar. Mas no caso dos eletrolíticos, medir a ESR é melhor do que confiar na capacitância.

 

Ablacon64, essa aula eu perde !!!

 

Eu tenho capacimetro e messo os capacitores na capacitancia, mas essa medição ESR eu nunca tinha houvido falar ! Explica isso ai por favor ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ablacon,so uma duvida seu medidor ESR de capacitores tmb mede os ceramicos smds?Os de tantalo smd?Ou somente os eletroliticcos?

 

Não mede, somente eletrolíticos. Em placa de notebook tem muitos capacitores em paralelo, aí a medição complica.

 

O ESR meter vai servir muito bem para diagnóstico de fontes (todo o tipo), placas de PC, TV, DRV, som, etc... Não serve muito para placas de note, somente no caso de capacitores de estado sólido estarem muito ruims, o que é raro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Silvano não está vendendo mais não ! Será que acha para comprar de outro fabricante ? O dele ficou top, acabamento bonito !

 

Tem um cara que vende um analógico muito bom. Particularmente acho o digital do Silvano mais preciso, pois mede de 0.01 até 19.99. Te passo o contato deste cara que faz o analógico por MP se for de seu interesse, ok? (Tenho que perguntar para ele antes se posso passar os dados). ESR meter de confiança só conheço estes 2 (sem desmerecer outros companheiros que também fazem, mas que eu não conheço).

 

Tem muito projeto de ESR meter na web, mas nunca montei para saber se funciona ou não. Em último caso você pode tentar montar um. Mas lembre-se, não serve para placa de notebook (veja meu post acima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...