Jump to content
Sign in to follow this  
DobloClick

Placa BioStar G31D-M7 Ver: 8.0 - Liga mas não sobe vídeo

Rate this topic

Recommended Posts

Amigos, essa placa nunca foi usada, ainda está na caixa porem perdeu a garantia. Essa placa liga mas não dá video. No VCore se estver com o processador da a tensão de 1.10v, sem o processador dá 0.63v. Não encontrei nenhum componente "torrando", ou seja, está tudo normal com excessão da debug card que não dá nenhum código de Post ! Será que pode ser a BIOS ?

Dae Doblo,

Nao aparece nenhum código na sua debug aí? Vi o post de um membro ontem mesmo que resolveu uma BioStar mesmo modelo da sua que nao dava vídeo. Regravou a bios e funcionou.

Da uma olhada aí:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Boa sorte.

Dae Doblo,

Nao aparece nenhum código na sua debug aí? Vi o post de um membro ontem mesmo que resolveu uma BioStar mesmo modelo da sua que nao dava vídeo. Regravou a bios e funcionou.

Da uma olhada aí:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Boa sorte.

Essa versão dele é doiferente e a BIOS também mas vou rregravar essa danada, e a debug card não dá um código de post. Retire a BIOS do soquete e fica do mesmo geito, mas realmente, essas BiosStar são campeans em problema ba BIOS !

Amigos, atualizei a BIOS e nada ! Não dá código de post na debug card ! Baixei a BIOS no site da BioStar.

Detalhe, na debug card ela não tem sinal de CLK (Clock) e o led de RSTJ (Reset) fica aceso o tempo todo ! Segundo o que li isso indica um curto na linha do reset porem não sei como começar a testar essa linha do reset, preciso de um help dos amigos ?!

Doblo,

Reset aceso na post pode ser:

1 - Fonte

2 - Ausencia ou Vcore alterado,

3 - Curto em algum setor da placa ( ja peguei uma placa com um capacitor ceramico smd em curto próximo ao ponte norte e dava --FF e reset aceso na post).

4 - Ausencia de tensao de 1,23V no pino de sourse de um dos mosfet ( na sucata G31-M7 TE que tenho aqui esse transistor é o Q28 e é um P0903BDL). Na sua placa ele deve ficar próximo à pilha pelo que vi em uma imagem da placa. Essa tensao vai para o processador tbm.  Procure por esse mosfet e meça a tensao em seus pinos.

5 - Chipset ( norte em muitos casos). A tensao nele deve ser de 1,5V. Tira o dissipador dele e ve se ele está aquecendo.

Quanto está dando a tensao de Vcore aí?

E a tensao de RAM quanto ta medindo?

Boa sorte

Doblo,

Reset aceso na post pode ser:

1 - Fonte

2 - Ausencia ou Vcore alterado,

3 - Curto em algum setor da placa ( ja peguei uma placa com um capacitor ceramico smd em curto próximo ao ponte norte e dava --FF e reset aceso na post).

4 - Ausencia de tensao de 1,23V no pino de sourse de um dos mosfet ( na sucata G31-M7 TE que tenho aqui esse transistor é o Q28 e é um P0903BDL). Na sua placa ele deve ficar próximo à pilha pelo que vi em uma imagem da placa. Essa tensao vai para o processador tbm.  Procure por esse mosfet e meça a tensao em seus pinos.

5 - Chipset ( norte em muitos casos). A tensao nele deve ser de 1,5V. Tira o dissipador dele e ve se ele está aquecendo.

Quanto está dando a tensao de Vcore aí?

E a tensao de RAM quanto ta medindo?

Boa sorte

1- A fonte está ok

2- VCore tem 1.08v na saida (está com processador Dual-Core E5200)

3- O transistor Q28 tem 1.95v no dreno, 1.35v no source e 3,57v no gate

4-Memória tem 1.96v

Peguei uma placa ASUS com --FF e nenhum led aceso na debug a nao ser os das principais tensoes. Na placa faltavam muitas tensoes ( ram, chipsets, vcore). Estava tudo frio.

Resolvi trocando o PWM de memória. Nessa sua placa aí deve ser um FP6321A. Ele fica proximo aos slots de memória. Verifique a tensao de RAM ( 1,8V ---DDR2). Se ela estiver alterada troque esse CI que tem como equivalentes o APW7120 (tem nas asus), RT9214 (tem na gigabyte), ISL6520 (tem na gigabyte)...Esses Cis tem dado muito problema, principalmente nas Gigabyte e Asus.

Amigos, mais uma, o processador está aquecendo sem o vcore estar alimentado nos 12v !!

Ele aquece pq tem essa tensao de 1,35V vinda do sourse do mosfet Q28. Mas creio que nao aquece tanto???

Como a placa nunca foi usada e estava na caixa resta a hipotese de oxidaçoes inclusive nos pads onde estao alocados os chipsets e o soquete do processador. Sem os dissopadores nos chips e com a estaçao de ar em 380 graus e vazao 3 aquece, pelo lado debaixo da placa, durante 30 segundos ( nada mais que isso) os chipsets e o soquete do processador para "dar um susto" nas esferas com o bocal da estaçao a distancia de 1 cm da placa. Esse é um procedimento chamado de ME (minimal esquentation)  que o pessoal do forum de notebooks aqui faz nas placas para levantar vídeo. Mas nao exceda esse tempo para nao danificar os chips ou as soldas.

Peguei uma placa ASUS com --FF e nenhum led aceso na debug a nao ser os das principais tensoes. Na placa faltavam muitas tensoes ( ram, chipsets, vcore). Estava tudo frio.

Resolvi trocando o PWM de memória. Nessa sua placa aí deve ser um FP6321A. Ele fica proximo aos slots de memória. Verifique a tensao de RAM ( 1,8V ---DDR2). Se ela estiver alterada troque esse CI que tem como equivalentes o APW7120 (tem nas asus), RT9214 (tem na gigabyte), ISL6520 (tem na gigabyte)...Esses Cis tem dado muito problema, principalmente nas Gigabyte e Asus.

Amigo, realmente a tensão da memória é 1.8v porem está dando 1.96v ! Ha uma tolerancia aceitável ou não ?

Como a placa nunca foi usada e estava na caixa resta a hipotese de oxidaçoes inclusive nos pads onde estao alocados os chipsets e o soquete do processador. Sem os dissopadores nos chips e com a estaçao de ar em 380 graus e vazao 3 aquece, pelo lado debaixo da placa, durante 30 segundos ( nada mais que isso) os chipsets e o soquete do processador para "dar um susto" nas esferas com o bocal da estaçao a distancia de 1 cm da placa. Esse é um procedimento chamado de ME (minimal esquentation)  que o pessoal do forum de notebooks aqui faz nas placas para levantar vídeo. Mas nao exceda esse tempo para nao danificar os chips ou as soldas.

Amigo eu já tinha feito o ME !

Segundo o Angelo Hayden a calsa de ligar sem vídeo e não dar código na debug card é:

1-Tensão de alimentação da BGA

2-Tensão de alimentação do processador

3-Chip da rede ou audio alterados (pelo menos nenhum deles estão aquecendo e tem as tensões de entrada)

4-Cristal de 14k alterado

Bem, só falta retirar os CIs de rede e audio e trocar o cristal por um que sei que está funcionando.

Doblo.,

Ja peguei placas DDR2 com essa tensao de 1,96 V mas funcionavam legal. O que achei estranho é que sem o processador há tensao de 0,64 V....isso nao indicaria fuga nos fets de Vcore? Já os testou?

Doblo.,

Ja peguei placas DDR2 com essa tensao de 1,96 V mas funcionavam legal. O que achei estranho é que sem o processador há tensao de 0,64 V....isso nao indicaria fuga nos fets de Vcore? Já os testou?

Só teste a resistencia na placa entre S e G, fora não testei. Bem, se for esse o problema se eu retirace os 12v do Vcore mesmo assim teria que indicar algum código de post na debug, correto ?

Troquei o cristal de 14, retirei o CI de rede e audio e nada de vídeo ! Essa placa deve estar posseça !

Essa ai tá complicada...esgotaram-se as possibilidades.

Essa tá encapetada !!!

A escola do meu folho aqui é municipal e tem um laboratório de informática muito bem montado com 25 computadores HP, 3 impressoras a laser só que nunca deram manutensão nas maquinas, tanto que eles estavam sem aulas de informática por que apenas 6 maquinas funcionavam. Bem, me prontifiquei a tentar ajudar e já está com 10 maquinas concertadas, peguei desde transistor do vcore a capacitores estufados, fonte queimada, como já tinha 6 funcionando então tem 16 maquinas, essa placa é da escola e queria recuperala para colocar em um PC que estava desatualizado.

Doblo,

Sua debug card é aquela de 2 ou 4 digitos com displays de 7 segmentos? Se for essa, os displays ficam apagados? Seria legal testar os mosfets de Vcore fora da placa para ter certeza de seu funcionamento.

Mede a tensao no PWM de memória que possivelmente é aquele que te falei aí numa resposta acima e posta aqui pra eu dar uma olhada. Pode acontecer que durante esse teste , quando for medir em um terminal especifico, a placa desligue, mas é normal.

Doblo,

Sua debug card é aquela de 2 ou 4 digitos com displays de 7 segmentos? Se for essa, os displays ficam apagados? Seria legal testar os mosfets de Vcore fora da placa para ter certeza de seu funcionamento.

Mede a tensao no PWM de memória que possivelmente é aquele que te falei aí numa resposta acima e posta aqui pra eu dar uma olhada. Pode acontecer que durante esse teste , quando for medir em um terminal especifico, a placa desligue, mas é normal.

Eu tenho a debug de 2 digitos e a com visor de LCD mais moderna. Amanha vou voltar nela e posto os resultados, agora estou com uma placa de notebook.