Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido projetor s10+ em curto na fonte

Avalie este tópico:


luiz favoreto

Posts em destaque

Desculpem o transtorno que estou causando é que estou procurando uma forma de localizar o problema da fonte do s10+  ele esta queimando fusil toda hora que liga. se alguem tiver ideia qual componente seria o provavel a provocar este curto agradeço pois não consegui localizar o esquema deste aparelho

Editado: por William_R
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, seu tópico foi movido para a área correta → 

 

Segue o esquema >

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, para baixar o arquivo é necessário q tenha créditos.    Estou lhe dando um j+ para isso, antes, vá até a e compre o pacote "Download I".    Depois é só baixar!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, ah, antes q me esqueça, veja como funciona o sistema de créditos, download e upload...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado paulo pela ajuda sim troquei na realidade um triac que era o primeiro na entrada da fonte, mas deu pau denovo vou tentar agora a unidade retificadora ele é uma D10X60H o que mais esta incomodando que não se acha um diagrama da fonte os amigos me passaram o manual tec. mas não adiantou muito, pois apenas manutenção em geral. o pior é que é de uma escola que me complometi em ajudar, mas ta ficando dificil pq não é minha area apenas tenho pouco conhecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Luiz, pra ter certeza tem que testar, tira ele da placa e testa com o multímetro, da mesma forma que se testa um diodo comum, e na hora de ligar na rede, coloca uma lâmpada em série, claro que o aparelho não vai ligar, mas se a lâmpada acender é porque ainda tem algo em curto, se não acender, você pode ligar na rede sem medo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é assim que funciona caro

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  tem jeito sim, com certeza. Mas sem testar os fora da placa vai ficar difícil.

Vc tem conhecimento em eletrônica? Se não tiver sim, vai ficar difícil consertar uma fonte chaveada .

Abraço

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paulo, eu não entendi, mas eu disse pra ele tirar a ponte e testar fora, não é bicho de sete cabeças, eu ainda não sou técnico em eletrônica, mas estou estudando para ser um, se tiver algo a mais para acrescentar, eu estou aqui para aprender e ajudar no que for possível para o meu conhecimento. Vejo aqui, quando a pessoa não sabe quase nada, pouca gente tenta ajudar, eu também aprendi que ao ensinar também se aprende.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe Jackfider, era para o Luís a resposta, pois ele tá achando que a fonte não tem reparo e muito provavelmente ela tem reparo.

 

Desculpe se não me expressei bem, quis apenas dizer que a fonte tem reparo. Que ele deveria retirar do circuito a ponte retificadora do circuito como acertadamente vc recomendou.

 

Segundo o que ele relatou a fonte está queimando fusível, então tem algo em curto na frente, nesses casos o primeiro passo é checar a ponte, depois o chaveador da fonte. Geralmente os semicondutores causam esse problema de proteção queimando o fusível quando entram em curto.

 

Acredito que se ele seguir os passos e fazer as medições nos componentes vai conseguir resolver o problema.

 

Ele tem que procurar como se faz a medição na ponte, como vc mandou o datasheet da pra ele medir como diodo.

 

Se ela estiver boa testar o chaveador que geralmente é um MOSFET, mas aí o teste já é diferente. Tem que pesquisar como se testa um MOSFET com multímetro.

 

Eu recomendo testar componentes semicocondutores com multímetro analógico,  dependendo da voltagem do componente vc não consegue pegar fuga com o digital.

 

Estou aqui para ajudar e ser ajudado.

Mais uma vez desculpe se não me expressei bem na correria do dia a dia.

 

Abraço

Paulo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jackfider,

 

Vou te dar um exemplo prático. Como você deve saber, no teste de um diodo comum ele deve conduzir quando polarizado diretamente (no multímetro digital ponteira positiva no anodo e ponteira negativa no catodo, no analógico quando estamos na escala de resistência a polaridade fica invertida) e quando o diodo estiver polarizado reversamente ele não deve conduzir.

Quando polarizamos o diodo reversamente e ele conduz, mas não chega a zero ohms, então dizemos que este diodo está com fuga. Observe que ele não está em curto, em curto a resistência seria zero.

No multímetro analógico o ponteiro se move um pouco.

Alguns diodos especiais essa fuga é aceitável.

Espero ter sido claro. Se gostou da uma joinha pq estou precisando rs.

Abraço

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo e Jac obrigado pela ajuda o debate é saudavel para conhecimento de todos . e quanto aos componetes esta da seguinte forma um triac queimado enão se acha.  BCR12PM14   agora outros problemas retificado encapsulado D10XB60H RUIM VOU TER QUE LOCALIZAR aproveitando vou substituir todos mosfets que são K3798  -  F8K60M  -K13A50DA 2pç  se puderem me dar uma força onde comprar a ditos componentes agradeço. vou tentar santa efigenia e suas travessas isso parece caça ao tesouro. tudo que procuro não tem até ja liguei para loja mult comercial. só tem um e compativel um outro o resto tudo faltante. mas de qualquer forma obrigado pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eis a resposta que recebi por email K3798  = 1 PÇ b: nt

 

F8K60M  = 1PÇ : nt

 

K13A50DA  =2 PÇ : nt

 

D10XB60H = 1 PÇ : R$5,00 (EQUIVALENTE)

 

G10TC15M = 1 PÇ : R$5,00(EQUIVALENTE ja o K3798 nem resposta tive ja o triac achei um euivalente BTA12-700SW O pior este s10+ não é tão antigo assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes mais nada OBRIGADO pela ajuda mas estou desistindo de mexer neste aparelho, pois troquei tudo triac mosfet o retificador encapsulado tudo. Ao ligar, outro coisa queimou pois ouvi o ruido. a unica coisa que mudou foi agora a um bit luz pawer acende luz. Mas aperto o botão fica luz intermitente verde e logo volta a ficar laranja. isto é mais do que eu conheço. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...