Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reballing com churrasqueira, facil de fazer e eficiente

Avalie este tópico:


broth3r

Posts em destaque

Já falei muitas vezes aqui no forum sobre usar as ferramentas adequadas para o serviço de eletronica, entrou hoje na minha assistencia um game que veio de outra loja que eu sei que o inteligente proprietario usa esta ferramenta linda de fazer deliciosos bifes como maquina de BGA pois ele viu no youtube alguem fazendo e deu certo.

 

Funciona? provavelmente sim mas e quando não funciona? a sim levamos para alguem q tenha a ferramenta certa para REFAZER o serviço, abaixo a foto de uma XCGPU de xbox 360 em que não deu a fusão certa nas esferas por falta de temperatura, temperatura a mais, fluxo ruim, etc.

 

O game saiu pior do que entrou, agora vou refazer o serviço e o cliente esta rezando para que funcione caso contario estarei trocando a XCGPU por outra, o barato muitas vezes sai caro.

20160715_091541.jpg.2981e67550f78c47fdb154cfdf870f62.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o bom que com esse "equipamento" dá pra trabalhar e fazer um churras maneiro no horário de serviço. Fazendo reballing e queimando uma picanha, é pra poucos viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Acho que muitos de vcs conhecem esse video.

 

 

Eu já fiz esse procedimento umas 2 vezes, não trabalho com isso para investir em uma estação, controlei bem a temperatura em um processo manual com esses termômetros ir, e usei fluxo de qualidade alem do stencil correto, um note e uma gtx 750 funcionando até hj.

 

Mas é lógico que se tivesse condições e retorno compraria uma honton, na minha opinião pagamos muito caro por esse tipo de equipamento, no brasil é muito difícil conseguir ferramentas, contem na bancada de vcs quantos equipamentos são nacionais, fora os equipamentos que sequer existem no mercado nacional, nenhum empresa importa e a unica forma de conseguir é vc mesmo importar, isso afeta muitos segmentos da industria e desacelera o mercado, fora que para importar um equipamento desses um osciloscopio por exemplo vai sair por quase 2 mil reais por causa de impostos, então em todas as nossas ferramentas temos poucas opções no mercado, isso quando tem.

 

uma ir6000 não vale o preço cobrado aqui, simplesmente não vale, as peças dela são de baixo custo, é como vender aquele multimetro amarelinho vagabundo por R$: 300,00, e as pessoas compram por falta de opção pq um melhor está 500,00 ou 1.000,00.

 

Gostaria muito de ver empresas brasileiras fabricando nossos equipamentos para que isso chegue em nossas bancadas por um valor mais justo.

  • Joinha 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 10/10/2016 às 15:37, Alberto Sanches disse:

Acho que muitos de vcs conhecem esse video.

 

 

 

Eu já fiz esse procedimento umas 2 vezes, não trabalho com isso para investir em uma estação, controlei bem a temperatura em um processo manual com esses termômetros ir, e usei fluxo de qualidade alem do stencil correto, um note e uma gtx 750 funcionando até hj.

 

Mas é lógico que se tivesse condições e retorno compraria uma honton, na minha opinião pagamos muito caro por esse tipo de equipamento, no brasil é muito difícil conseguir ferramentas, contem na bancada de vcs quantos equipamentos são nacionais, fora os equipamentos que sequer existem no mercado nacional, nenhum empresa importa e a unica forma de conseguir é vc mesmo importar, isso afeta muitos segmentos da industria e desacelera o mercado, fora que para importar um equipamento desses um osciloscopio por exemplo vai sair por quase 2 mil reais por causa de impostos, então em todas as nossas ferramentas temos poucas opções no mercado, isso quando tem.

 

uma ir6000 não vale o preço cobrado aqui, simplesmente não vale, as peças dela são de baixo custo, é como vender aquele multimetro amarelinho vagabundo por R$: 300,00, e as pessoas compram por falta de opção pq um melhor está 500,00 ou 1.000,00.

 

Gostaria muito de ver empresas brasileiras fabricando nossos equipamentos para que isso chegue em nossas bancadas por um valor mais justo.

Falou tudo meu amigo!

Está certíssimo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sinopse (kkkkkkkkkkkkk)

Galerinha, preferi comentar aqui no Tópico, pra não abrir outro post, espero ter feito certo......Bom vamos a situação.............Estou juntando um dinheirinho pra comprar uma IR 6000 ( gostaria de uma Honton, manss, por hora é o que conseguiria). E enquanto isso, estou tentando fazer os Reballings ( só para aprimorar a tecnica, não pra vender como serviço, pois sei que o certo é fazer um trampo profissional) e até agora cara, NADA, já testei umas 20 placas, funcionando e nada de subir VIdeo. sem me alongar muito, vou descrever o procedimento e ver o que os amigos acham, pq será que é "quase impossivel" fazer um reballing sem uma IR, Honton, ST ou coisa parecida???? Faço alguns REflows, que "dão" certo, já fiz em Games, ( meus e de amigos ), e notebooks, sem cobrar e estão funcionando até hj, então acho que não estou errando tanto a mão na temp, mas vamos lá:

 

1- PLacã mãe.....Um pouco de fluxo 223.......sopro com o soprador até escorrer um pouco embaixo do Chip....dou um pré de aprox 140º ( com termopar no BGA ) termino com a estação de ar YAXUN, chegou em aprox 215º 220º no maximo, retiro com a pinça............BLZ

2- Coloco as luvinha kkk, 3M ( nada antiestático ), limpo a placa.........rólo a bolinha, tiro o excesso, depois malha dessoldadora (Goot wick 2,5mm)com fluxo 223, deixo lisinho, sem remover nenhum PAD. Passo querosene ou tinner, pra limpar 100% depois AI.

3- Chip, mesma coisa, bolinha para limpar, depois bolinha de solda com PASTA PRA SOLDAR, como um amigo deu a dica aqui, depois malha com ferro à 400º - Ferro este que é Hikari, não é aterrado, esse é o medo. Blz, chip limpínho, sem arranhões e limpo, todos PADS ok, microscópio pra acompanhar.

4- Fluxo 559 Nele, estencil calor direto, Bolinhas 0,76 ( nesse caso num chip 760 via, na teoria facin de fazer ), aqueço o chip no pré 140º, completo com estação, não deixo a temperatura ultrapassar  225º ( até onde consigo medir, termopar exatamente ao lado do chip). deixo esfriar uns segundos, retiro o estencil, esferas na sua grande maioria, sem faltar, firmess, esfrego muito e sem mão de viado kkkkkkkkkkkk quenem o amigo disse aqui, esferas totalmente alinhadas e do msm tamanho.......... blz......

5- devolta na placa, fluxo 559, ( fina camada com pincel ). alinho chip, sinto ele "travar", depois confiro no MIcroscópio USB. OK

6 - Placa com pré de 140º 150º, ar nele, chegou à 200º , paro, esfrio e testo, nada de video..............

 

Aí que está......... já tentei a moedinha em cima, já tentei calço lateral, já tentei dar uma "sambadinha" no chip, já tentei de quase um Tudo galera, sei que o método não é profissional, mas até a maquina chegar, ( $$$ ) quero ir aprendendo, pra poder ajudar o pessoal aqui, vejo o pessoal se ajudando aqui, e eu não posso nem dar nenhum dica pq nunca deu certo, é frustante isso, imagino quantas pessoas não passem pelo msm problemas, não os nego como o Ninja que´é pika kkkkkkkkk, mas os méros mortais como Eu aqui kk, gostaria de saber, se pode ser alguma estático from HELL kkk, se é burrice msm, ou sei lá, se só com a maquina daria certo, pois agora, é um caminho sem volta, não vou deixar de comprar, quero aprender, quero ajudar outras pessoas tb. a única coisa que penso é que posso estar escorregando a mão na temp, ou em algum problema de estatica, sei lá, só gostaria de alguma opinião de vcs, e assim............mais um adendo nesse livro kk, esse video aí é do JPAD, já vi todos deles, e acho que todos de quase TODOS no youtube e afins, então, acredito que em placas mais velhas, com esferas 0.76, pelo menos eu deveria conseguir kkk. Estou nisso de Reballing à uns 6 meses, comecei a tentar à alguns anos atras, acabei parando devido a correria, mas agora quero aprender de vez, pois é um negócio que curto demais. Fico no aguardo galera, e desde já, obrigado por qq ajuda, de vdd, forte abraço a todos Vcs.

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fernado, muito Obrigado pelo Feedback cara, ainda não cosnegui nenhum com sucesso, vou comprar um soldador ESD safe, ( por mais que meu ferro seja aterrado). E amanha msm chega minha IR6000, e vou recomeçar os testes, uma hora tem que dar certo kk. E quanto ao Chip, esse caso foram varias tentativas, no mínimo umas 20 cara, e nada até agora, vamos ver com a IR agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Paulo Noce disse:

@paulopozatto Boa tarde,

 

O grande segredo é na hora de retirar o bga. Ser ver uma bolinha de solda como imagem abaixo, o bga já era. Entrou em curto.

 

Fri Jan 05 16-29-40.jpg

Paulo, Muito Obrigado pela dica amigo. Vc diz essa bolinha no canto inferior esquerdo né? e PQ ela se forma cara? ( desculpe minha ignorância). Jà que os capacitores estão longe e tals, é algo que "vazou" do DIY ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto Bom dia,

 

Se vc não tiver uma placa ou bga desumidificado antes do processo, pode ocorrer este problema mesmo que a temperatura esteja correta. Agora ocorre também se vc não tiver uma rampa " uma curva " de pré e aquecimento para retirar e recolocar o bga.

 

Com este sistema de solda leadfree, precisamos de mais tempo e menos calor para a fusão desta solda.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Paulo Noce disse:

@paulopozatto Bom dia,

 

Se vc não tiver uma placa ou bga desumidificado antes do processo, pode ocorrer este problema mesmo que a temperatura esteja correta. Agora ocorre também se vc não tiver uma rampa " uma curva " de pré e aquecimento para retirar e recolocar o bga.

 

Com este sistema de solda leadfree, precisamos de mais tempo e menos calor para a fusão desta solda.

 

 

Vishh Mano, rebentou ! Muito Obrigado pelo toque. Um detalhe que não comentei, quanto faço só o REflow ( não como serviço, somente pra teste) o chip funciona e não "queima" talvez seja alguma cáca em outro processo não é? Meu ferro de solda não e´de estação é somente aterrado, por ser ESD ? brigadão mais uma vez , forte abraço

Editado: por paulopozatto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@paulopozatto te dou 3 dicas que mudaram minha vida no reballing que aprendi aqui no forum que acho que vao te ajudar:

1- limpeza em todos os processos
2-estufa deixo no minimo 2 dias
3- quando colocar o chip com esperas novas, depois de muito bem limpo, uma minima camada de 559 na placa e microscópio para ver as esferas baixando, conto até 10 e desligo maquina, eu tenho agora uma IR6000 e já fiz milagres, no começo foram muitas placas em teste e no começo sem dinheiro usava uma churrasqueira e com a manha do microscópio e termopar era só alegria, tanto que o microscópio derreteu a proteção da frente mas funciona até hoje, já dura uns 5 anos.
 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, slugpoa disse:

@paulopozatto te dou 3 dicas que mudaram minha vida no reballing que aprendi aqui no forum que acho que vao te ajudar:

1- limpeza em todos os processos
2-estufa deixo no minimo 2 dias
3- quando colocar o chip com esperas novas, depois de muito bem limpo, uma minima camada de 559 na placa e microscópio para ver as esferas baixando, conto até 10 e desligo maquina, eu tenho agora uma IR6000 e já fiz milagres, no começo foram muitas placas em teste e no começo sem dinheiro usava uma churrasqueira e com a manha do microscópio e termopar era só alegria, tanto que o microscópio derreteu a proteção da frente mas funciona até hoje, já dura uns 5 anos.
 

Rapazz, Obrigado msm pela dica, sou muito novo nisso, mas tenho muita vontade aprender, tenho um termoparzin aqui ( tipo K), microscópio USB ( mas quero aaqueles rca que vão direto na TV). Sempre ouvi muito da estufa, mas sabe como é nunca "achamos" necessário por ignorância, mas deixa comigo, ainda vou ajudar muito o pessoal aqui depois que pegar  jeito, vlwww Mannn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

achei esse post esses dias, antigamente eu tinha uma IR6000, sei q alguns vao me crucificar, mas pra mim foi o maior arrependimento  de ter comprado.

ela torra muito a placa, seu suporte original enverga a placa, eu usava estufa fluxo 559, ao meu ver trabalhava certim, ai um dia cansei de ver a placa torrando e de retorno da IR, foi quando passei a usar somente o PRE dela e fazer com soprador no top, vc conhecendo e respeitando as curvas de temperatura fica td certo.

Mas agora que vem o segredo, vc tem q realmente conhecer as curvaturas de temperatura e tempo respeitar o limite do chip existe um gráfico para isso, ter uma boa câmera ou ate mesmo um microscópio usb para acompanhar a solda das esferas, porem esses cuidados eu somente comecei a ter quando usava o pre da IR, e por cima com soprador, talvez eu n dei uma chance para a IR, mas eu gostei do serviço sem usar o top da IR6000, depois de um tempo vendi a IR e hoje com a experiencia que tive e nunca tive retorno usando esse outro método, estou certo que vou comprar uma churrasqueira para realizar reballing, vc usando papel alumínio n deixando o calor ir direito para a placa ela funciona igual.

Uma das ferramentas mais importante q se deve considerar são thermovision e termômetros de boa qualidade. <<< n economize nessa parte o barato te engana tanto.... e é tao "barato" comparando com quem gasta 6 mil em um único equipamento.

Uma vez um colega comprou uma maquina de bga MUITO cara essas de mais de 15 mil.

e o cara estava quase surtando pq o trabalho n saia, lhe faltava conhecimento, n adianta nada ter as ferramentas se n estuda de como funciona o processo, assumo q no inicio, eu tinha uma certa ignorância de estuda o ramo bga, a gente pensa " po esquenta essa joça em cima ate solta e pra solda faz igual" huahuauhauh, depois de da muito soco em ponta de faca aprendi q estudar sai mais barato q comprar equipamentos caros. 

N estou aqui para criticar um processo ou o outro, so acho q vc tem q estudar um método ate ficar bom, conheço algumas pessoas desse forum os quais me ensinaram muito q sempre fizeram reballing no soprador somente e estao ai firmes e fortes, e tinham condições de comprar os melhores equipamentos bga, mas pelos estudos deles, constataram que para ter uma maquina a demanda teria q ser mais alta. logo n compensava, ja q a media de bga por semana deles era pouca. ( N lembro em numeros mas pra mim era bastante hehehe ) mas o cara fazia o trabalho e fazia bem. essa discussão foi ate num post antigo.

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara nem tenho como te agradecer pela resposta. Vlw msm.... Depois de uns 6 meses apanhando nos BGAs. Tanto na churrasqueira como na IR.... Descobri que o MEU problema era que as esferas nao se fundiam. (msm visualizando no microscopio. Temperatura correta etc as esfera desciam sabavam e nao se fundiam a placa ficava cheia de artefatos). A solução para o problema foi estanhar os pads da pcb na hr de soldar.... Foi a dica de uma amigo aqui. Que achei num post de uns 4 anos atras.... Foi o milagre.... Depois disso fiz ate reballing com a churrasqueira e o soprador yaxun e deu certo... Desde sempre meu problema era esse.... Fiquei feliz demais quando consegui... Ja fiz umas 6 placas de video e 2 notes... Inclusive uma gtx 760 minha.... Perfeito ficou..... Agora a duvida é.... Será que o problema sao as esferas (podrm ser de má qualidade?) sei que tem validade.... Mas elas nao tem mais que 6 meses... Nao tem validade no tubinho..... Mas enfimmm. A solução do meu drama foi esse cara..... Estava quase ficando doido... Ficava todo dia ate 11 da npite testando..... Agora é só aprender os massetes... Assim que der quero fazer um video com dicas aqui pto pessoal (pra iniciantes. Assim como eu).... Mas mais uma vez... Mtooo obrigado pela ajuda de todoa.... Seria impossivel sem a dica de vcs.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/01/2018 às 19:45, Harvorax disse:

achei esse post esses dias, antigamente eu tinha uma IR6000, sei q alguns vao me crucificar, mas pra mim foi o maior arrependimento  de ter comprado.

ela torra muito a placa, seu suporte original enverga a placa, eu usava estufa fluxo 559, ao meu ver trabalhava certim, ai um dia cansei de ver a placa torrando e de retorno da IR, foi quando passei a usar somente o PRE dela e fazer com soprador no top, vc conhecendo e respeitando as curvas de temperatura fica td certo.

Mas agora que vem o segredo, vc tem q realmente conhecer as curvaturas de temperatura e tempo respeitar o limite do chip existe um gráfico para isso, ter uma boa câmera ou ate mesmo um microscópio usb para acompanhar a solda das esferas, porem esses cuidados eu somente comecei a ter quando usava o pre da IR, e por cima com soprador, talvez eu n dei uma chance para a IR, mas eu gostei do serviço sem usar o top da IR6000, depois de um tempo vendi a IR e hoje com a experiencia que tive e nunca tive retorno usando esse outro método, estou certo que vou comprar uma churrasqueira para realizar reballing, vc usando papel alumínio n deixando o calor ir direito para a placa ela funciona igual.

Uma das ferramentas mais importante q se deve considerar são thermovision e termômetros de boa qualidade. <<< n economize nessa parte o barato te engana tanto.... e é tao "barato" comparando com quem gasta 6 mil em um único equipamento.

Uma vez um colega comprou uma maquina de bga MUITO cara essas de mais de 15 mil.

e o cara estava quase surtando pq o trabalho n saia, lhe faltava conhecimento, n adianta nada ter as ferramentas se n estuda de como funciona o processo, assumo q no inicio, eu tinha uma certa ignorância de estuda o ramo bga, a gente pensa " po esquenta essa joça em cima ate solta e pra solda faz igual" huahuauhauh, depois de da muito soco em ponta de faca aprendi q estudar sai mais barato q comprar equipamentos caros. 

N estou aqui para criticar um processo ou o outro, so acho q vc tem q estudar um método ate ficar bom, conheço algumas pessoas desse forum os quais me ensinaram muito q sempre fizeram reballing no soprador somente e estao ai firmes e fortes, e tinham condições de comprar os melhores equipamentos bga, mas pelos estudos deles, constataram que para ter uma maquina a demanda teria q ser mais alta. logo n compensava, ja q a media de bga por semana deles era pouca. ( N lembro em numeros mas pra mim era bastante hehehe ) mas o cara fazia o trabalho e fazia bem. essa discussão foi ate num post antigo.

Uma coisa é ctz kkkkk.... A IR6k e da hr.... Artesanal..... Mas ajeita o trampo... Mas pra remover chip grande....... Mds..... Ela péca nesse quesito sim... Maa fora isso estou estou contente.... Com a demanda. Meu sonho agora é uma honton ou uma shuttle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 11/08/2016 às 20:27, geek889 disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o bom que com esse "equipamento" dá pra trabalhar e fazer um churras maneiro no horário de serviço. Fazendo reballing e queimando uma picanha, é pra poucos viu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Cadê os bons tecnicos para fazerem uma cópia de uma maquina chinesa mais eficiente já pensou o povo mais esperto do mundo copiar uma maquina chinesa ? Se não souber controlar a temperatura pode ser a maquina mais cara mas vai ferrar s placa de qualquer maneira 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/02/2018 às 20:47, paulopozatto disse:

Cara nem tenho como te agradecer pela resposta. Vlw msm.... Depois de uns 6 meses apanhando nos BGAs. Tanto na churrasqueira como na IR.... Descobri que o MEU problema era que as esferas nao se fundiam. (msm visualizando no microscopio. Temperatura correta etc as esfera desciam sabavam e nao se fundiam a placa ficava cheia de artefatos). A solução para o problema foi estanhar os pads da pcb na hr de soldar.... Foi a dica de uma amigo aqui. Que achei num post de uns 4 anos atras.... Foi o milagre.... Depois disso fiz ate reballing com a churrasqueira e o soprador yaxun e deu certo... Desde sempre meu problema era esse.... Fiquei feliz demais quando consegui... Ja fiz umas 6 placas de video e 2 notes... Inclusive uma gtx 760 minha.... Perfeito ficou..... Agora a duvida é.... Será que o problema sao as esferas (podrm ser de má qualidade?) sei que tem validade.... Mas elas nao tem mais que 6 meses... Nao tem validade no tubinho..... Mas enfimmm. A solução do meu drama foi esse cara..... Estava quase ficando doido... Ficava todo dia ate 11 da npite testando..... Agora é só aprender os massetes... Assim que der quero fazer um video com dicas aqui pto pessoal (pra iniciantes. Assim como eu).... Mas mais uma vez... Mtooo obrigado pela ajuda de todoa.... Seria impossivel sem a dica de vcs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso uma ir-9000, nela só consegui fazer bga pequena de notebook e xbox 360. A maioria deu errado, estou treinando um técnica da qual um amigo está me passando de usar solda em pasta e quando for formar as esferas usar uma película de vidro entre o chip e o soprador. Fizemos dois itautec amd aqui funcionaram de boa. Com solda em pasta achei o processo mais delicado, porém mais rápido de fazer, ainda estou treinando quem tiver essa técnica e puder comentar acho bem válido. Vlw Galera 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 10/10/2016 às 14:37, Alberto Sanches disse:

Acho que muitos de vcs conhecem esse video.

 

 

 

Eu já fiz esse procedimento umas 2 vezes, não trabalho com isso para investir em uma estação, controlei bem a temperatura em um processo manual com esses termômetros ir, e usei fluxo de qualidade alem do stencil correto, um note e uma gtx 750 funcionando até hj.

 

Mas é lógico que se tivesse condições e retorno compraria uma honton, na minha opinião pagamos muito caro por esse tipo de equipamento, no brasil é muito difícil conseguir ferramentas, contem na bancada de vcs quantos equipamentos são nacionais, fora os equipamentos que sequer existem no mercado nacional, nenhum empresa importa e a unica forma de conseguir é vc mesmo importar, isso afeta muitos segmentos da industria e desacelera o mercado, fora que para importar um equipamento desses um osciloscopio por exemplo vai sair por quase 2 mil reais por causa de impostos, então em todas as nossas ferramentas temos poucas opções no mercado, isso quando tem.

 

uma ir6000 não vale o preço cobrado aqui, simplesmente não vale, as peças dela são de baixo custo, é como vender aquele multimetro amarelinho vagabundo por R$: 300,00, e as pessoas compram por falta de opção pq um melhor está 500,00 ou 1.000,00.

 

Gostaria muito de ver empresas brasileiras fabricando nossos equipamentos para que isso chegue em nossas bancadas por um valor mais justo.

Acho que uma estações é algo simples de montar pois as originais são churrasqueiras com temperatura controlada ai  está o segredo fluxo bom e curva de temperatura correta o restante sao detalhes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...