Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony Vaio / SVF152C29X / DA0HK9MB6D0 REV. D / Não liga

Avalie este tópico:


Adriano Felix

Posts em destaque

Boa tarde.

Chegou este notebook onde o cliente falou que as vezs ele ligava e as vezs não.

 

Testei memorias, tirei o hd, ele chegou a ligar apenas uma vez qd troquei a memória, porem quando desliguei para fazer outros testes ele não ligou mais.

 

Cheguei a desmontar ele inteiro, lavei a placa pois ele estava com muita sujeira interna, ontei e novamente e ele continua não ligando.

 

Uma coisa que percebi é que quando aperto o botão power ele pisca os leds e se eu manter o botão power pressionado, os leds ficam acesos ate que eu solte o botão.

 

Cheguei a fazer algumas medições na placa, encontrei 3,3v      5v  e 19v, porem não sei se estou medindo nos lugares certo.

 

Desconfio que possa ser a bios.

 

Link do esquema eletrico

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se alguem tiver alguma dica por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro boa noite. Remova e meça a bateria de cmos e ligue a placa. Caso não resolva regrave a bios. Post resultado. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Regrave a bios conforme nosso amigo falou, caso nao resolva veja se quando pressiona o power a tensao muda no pino 114 do SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite!!

 

Faça como nosso amigo Gilson falou, liga a placa sem processador, memoria, bateria... teste as e veja se o led permanece aceso, caso não... pode ser algum capacitor em curto... meça com o multímetro na escala de diodo e todos os capacitores... e veja se algum zera (OBS. igual a medição das pontas de prova ligadas uma a outra). Somente apos os testes dos capacitores e indutores regrave a BIOS... pois este defeito está característico de curto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos aos resultados dos testes ate agora.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , medi a bateria e ela está normal, 3v

 

, no pino 114 do SIO está com 3,3 e quando aperta o botão power não altera nada.

 

, infelizmente ainda não tenho uma fonte assimetrica, preciso providenciar com urgencia. estou tentando ligar sem memória e sem a bateria. O processador é soldado na placa.

 

@<s>carlosbelfiori</s>, fiz a medição na escala  diodo em todos os capacitores e bobinas, com a placa desligada sem o conector de energia conectado nela e com exceção de apenas um capacitor, todos deram continuidade normal. Apenas um capacitor de um o seguinte valor  1307.

 

Ainda não regravei a bios, pois fiquei em duvida por causa deste capacitor.

 

O que voces me dizem, regravo a bios mesmo com este capacitor dando este valolr??

 

Este capacitor fica bem proximo dos leds da placa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Adriano Bom dia. Se existe a dúvida em relação ao capacitor, retire da placa e veja se continua igual. Sobre a bios, faça um backup antes da sua ou grave o arquivo novo em outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Caro, se o capacitor estiver bom, recoloque na placa, caso esteja com fuga ou alterado, troque o mesmo ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, PL12 e PL11 qual tensao encontra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, testei o capacitor fora e esta normal, recoloquei ele na placa.

 

Regravei a bios e ele voltou a dar sinal de vida, chegou a ligar e tudo mais, dai montei ele novamente, depois de montado não quis ligar, porem a led do power fica normal.

 

O que percebi hoje cedo é que fui testar ele montado novamente não ligava.

 

Desmontei ele desconectei placa de fax, teclado,hd. liguei e ele deu sinal de vida novamente, pediu para que eu reconfigurasse a bios pelo setup restaurando os valores de fabrica.

 

Fiz a restauração mas ficou pedindo novamente.

 

depois começou a desligar e não liga mais.

 

Fiz uma medição na bios e ela está zerada, sem tensão nenhuma.

 

Vou deixar ele desligado um tempo e tentar ligar novamente pra ver pois da a impressão de que após algum tempo ligada ela para de ligar, estranho rsrsrsrs

 

,  com a placa apenas energizada nao nenhuma tensão em nenhum dos dois. com ela ligada  pl11 tem 3.35v de um lado e 9.90v do outro lado e no pl12  tem 5.15v de um lado e oscila entre 3.8v e 4.30v

 

medi bios com ele ligado e achei as seguintes tensões pinos 1,2,3,5 e 6 tem 3,3v pinos 4,7 e 8 0v.

 

fiz um reflow no bga mas continua do mesmo jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Suas medicoes nao coincidem, PL11 e PL12 tem que ter as mesmas tensoes em ambos os lados, e a bios os pinos que vao ter tensao sao os pinos 8,7 e 3. Pino 1 varia de 0 a 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, pelo que percebi, cada vez que voce vai medir o pl11 fica mudando agora ja esta com outra medição diferente rtsrsrs.  e na bios as vezes some todas as tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aparelho foi devolvido para o cliente, ele disse que comprou outro, e que como este apresentava este problema na placa mae, ele achou que não convem arrumar, enfim agradeço a todos que colaboraram vou mandar o joinha pra todos ok.

 

\\\\apesar que acho que mais um pouycoi a gente ia descobrir o problema real desta placa, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...