Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer 5315, LA 3551P, Liga com bateria mas nao com o carregador.

Avalie este tópico:


gabrielnote

Posts em destaque

Ele liga com a bateria mas com o carregador as vezes liga e vezes não. Mesmo ligando com o carregador permanece ligada dando vídeo normal por alguns segundos, as vezes minutos e depois desliga, e quando desliga não liga mais e percebi que fica dando uns estalinhos constantes e rápidos, retiro o carregador e só volta a ligar depois de alguns minutos.  Já com a bateria liga sempre liga tudo ok e nao desliga até que acabe  a bateria.

 

 

O PQ30 com bateria fica em 9.4v e quando está com o carregador fica em torno de 10.4 o que não é o correto, teria que ter a tensão VIN que vem do  source do PQ 29,  PQ29 tem 19.1v no dreno mas o problema começa daí para frente, o source do PQ30 recebe 18.4v e no dreno sai 10.4v.

 

Bom, verifiquei os fets e estavam chaveando normalmente, mesmo assim troquei o pq29 mas ficou na mesma coisa. Troquei o PU10 e nada, atéo I/O eu troquei sabendo que aparentemente não tinha haver mas pra desencargo de conciência...  troquei as resistências PR151 e PR165.

 

O que mais eu poderia verificar????

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ScreenShot002.jpg.14668691486bd9f0240f06bbe9d9a858.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo analisando sua imagem pois nao estou com o esquema aki seguinte primeira coisa a fazer levante a PL15

 

agora nos diga as tensãoes dos:

 

PQ29

PQ30

PR151

PQ39

PQ37

PQ34

 

Vamos lá querido.

 

Pq 29: D: 12.7v, S: NA: G: NA

PQ 30: D: 18.3v, S: NA, G: NA

PPR151:  fica variando entre 15.2 a 16v

PQ39:  D: 18.3 / S: N/A / G: NA

PQ 37: D: 12.7v / S: NA / G: N/A

PQ 34: D: Pino 1: 12.7v / P2: 0v / P3: 0v.

 

Permanece o barulho que falei, com a tirada da bobina eliminamos uma série de componentes, obrigado pela dica.

 

Obrigado, espero que consigamos corrigir esse problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo analisando sua imagem pois nao estou com o esquema aki seguinte primeira coisa a fazer levante a PL15

 

agora nos diga as tensãoes dos:

 

PQ29

PQ30

PR151

PQ39

PQ37

PQ34

 

Vamos lá querido.

 

Pq 29: D: 12.7v, S: NA: G: NA

PQ 30: D: 18.3v, S: NA, G: NA

PPR151:  fica variando entre 15.2 a 16v

PQ39:  D: 18.3 / S: N/A / G: NA

PQ 37: D: 12.7v / S: NA / G: N/A

PQ 34: D: Pino 1: 12.7v / P2: 0v / P3: 0v.

 

Permanece o barulho que falei, com a tirada da bobina eliminamos uma série de componentes, obrigado pela dica.

 

Obrigado, espero que consigamos corrigir esse problema.

 

com a placa startada quais tensoes dos mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi como eu falei, se eu startar com o carregador (Quando ela decide startar) as tensões ficam normais, tanto que dá vídeo tudo certinho mas depois desliga e fica com essas tensões.

 

Pergunta: se eu remover a PR151 e conectar o carregador, pode queimar algo???

Pergunto isso porque com a retirada da bobina eliminamos uma série de componentes que poderia estar o problema, e caso

eu levantasse a  PR151 eliminariamos outros componentes deixando apenas esses que vc citou como suspeitos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me intrometendo um pouco.

 

como o defeito é intermitente, e chega a funcionar algumas vezes com a fonte, eu verificaria os resistores que vão nos gates dos FETS que chaveiam o Vin.

de preferencia meça-os fora da placa e desconfie de alterações no valor.

 

OOO amigão intrometa-se quando quiser!!! heheheh!!!!

 

Quanto mais ajuda melhor, obrigado pela dica, vou verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É pessoal,

 

Essa placa está me dando dor de Kbç hehehe.

 

Tire o PR151 e a tensão VIN continua ocilando entre 13.5 e 14.6v continuamente.

Removi PQ29 e R152 para isolar aqueles componentes suspeitos mas o barulho persiste e a tensão continua variando.

Removi o PU10 (Charger) e mesma coisa...

removido R165, a tensão na PL15 que antes ocilava  sumiu entedemos que está antes dela, pois a tensão continua no terminais 4 da placa onde ficava o resistor. O estranho é que essa tensão vem da linha de  BATT+ que leva apenas ao dreno do PQ31, percebi que depois de conectar o carregador o source do PQ31 informa 19.1v e depois de alguns segundos ele chaveia e começa a ocilar de 13.5 a 14.6v  essa informação ajuda para tentar entender o que está ocorrendo????

 

Lembrando que se plugar uma beteria carregada o notebook funciona perfeitamente sem interrupções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

REMOVI O PQ31 ISOLANDO AQUELA ÁREA E ainda assim está com o mesmo sintoma.

 

Algo está afetando a linha dos 19v pois todas as áreas que usam os 19v está acilando. Agora, há vários pontos de VIN +B na placa. Como saber qual a área problemática???

 

 

Será que um fumegation surtiria algum efeito???

Será algum curto ou algum componente em fuga???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo. desculpa mas vou ter que perguntar. estalinhos e os 19v oscilando, ta com cara de conector jack com terminais trincado ou carbonizado. peguei alguns assim. ok.

 

Sem problemas.

 

Verificado isso também. Ele ocorre depois de alguns segundos, fica ligado até uns 2 min as vezes. Já estou desistindo pois já isolei o VIN +B de várias partes da placa e ocorre o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...