Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A partir de quantos volts nosso corpo sente o choque elétrico ?

Avalie este tópico:


DobloClick

Posts em destaque

A pergunta é interessante e também fiquei com essa duvida

Achei esse texto na net que esclareceu alguma coisa -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Segundo ele, tensões menores que 50v AC e 120v DC são inofensivas mas ainda acredito que são perceptiveis.

O importante é que nos notes, a gente trabalha com no máximo 25v então não tem perigo de choque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta é interessante e também fiquei com essa duvida

Achei esse texto na net que esclareceu alguma coisa -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Segundo ele, tensões menores que 50v AC e 120v DC são inofensivas mas ainda acredito que são perceptiveis.

O importante é que nos notes, a gente trabalha com no máximo 25v então não tem perigo de choque.

 

Desde que começei a estudar eletrônica e começei a mecher com placas realmente nunca tomei um choque em contato com a placa, uma coisa que notei tocando em alguns componentes (capacitores e resistores pequenos) foi a sensção da temperatuta subir nas montas dos dedos ! Como nunca havia tomado um choque achava que era por que eu era cuidadoso, por isso me surgiu essa dúvida ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem um erro no documento , as correntes continuas são muito mais perigosas que as alternas.

Quando estamos a falar de electrocussão o problema não é queimadura (ela só se manifesta em tensões mais elevadas) mas o efeito de contracção muscular (os nossos músculos reagem à passagem da corrente de uma maneira diferente em cada um dos casos).

 

Quando o nosso corpo é atravessado por uma corrente alterna devido à sua natureza oscilante você sente o vulgar "formigueiro" mas não há contracção muscular permanente (você reage tirando a mão como se trata-se de uma queimadura, acredita em mim que já fui "mordido" a montar um transformador trifásico 380V).

 

Com corrente continua existe uma contracção muscular permanente e acontece o vulgar "ficar agarrado" , e isso pode acontecer mesmo em tensões baixas (dependendo da corrente disponibilizada na fonte).

 

Normalmente as normas de segurança aconselham a usar protecção acima dos 48V DC e 80V AC é pouco provável que estas tensões provoquem lesões , mas quando andava a estudar o livro com os regulamentos de segurança tinha lá um parágrafo que dizia que a maior parte das mortes ocorrem por paragem do diafragma e não do coração como muita gente pensa (a pessoa pode sufocar em  resultado de choque eléctrico).

 

Claro que tudo depende da pessoa e da concentração de hemoglobina no sangue , já mediu a sua resistência hoje  :D ?

 

PS: Em notebook pode estar descansado , só não coloca os dedos perto da saída do inverter de resto trabalhe à vontade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tem um erro no documento , as correntes continuas são muito mais perigosas que as alternas.

Quando estamos a falar de electrocussão o problema não é queimadura (ela só se manifesta em tensões mais elevadas) mas o efeito de contracção muscular (os nossos músculos reagem à passagem da corrente de uma maneira diferente em cada um dos casos).

 

Quando o nosso corpo é atravessado por uma corrente alterna devido à sua natureza oscilante você sente o vulgar "formigueiro" mas não há contracção muscular permanente (você reage tirando a mão como se trata-se de uma queimadura, acredita em mim que já fui "mordido" a montar um transformador trifásico 380V).

 

Com corrente continua existe uma contracção muscular permanente e acontece o vulgar "ficar agarrado" , e isso pode acontecer mesmo em tensões baixas (dependendo da corrente disponibilizada na fonte).

 

Normalmente as normas de segurança aconselham a usar protecção acima dos 48V DC e 80V AC é pouco provável que estas tensões provoquem lesões , mas quando andava a estudar o livro com os regulamentos de segurança tinha lá um parágrafo que dizia que a maior parte das mortes ocorrem por paragem do diafragma e não do coração como muita gente pensa (a pessoa pode sufocar em  resultado de choque eléctrico).

 

Claro que tudo depende da pessoa e da concentração de hemoglobina no sangue , já mediu a sua resistência hoje  :D ?

 

PS: Em notebook pode estar descansado , só não coloca os dedos perto da saída do inverter de resto trabalhe à vontade.

 

 

Então evitando o inversor posso ficar mais tranquilo, mesmo colocando o dedo na linha do +B dos notes por maior que seja a tensão não vou sentir o choque ? E quanto a esse sentimento de calor nas pontas dos dedos, é pisicológico ou realmente gera calor ou será que esse calor é do proprio componente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com note pode ficar completamente tranquilo qnd a choque ( com a resalva do inverter).

 

o calor é normal em alguns componentes mesmo, pelo proprio trabalha dos semicondutores ( dai que alguns deles tem dissipadores de calor).

 

com relação aos choques eu concordo com isso " 50v AC e 120v DC"  mas acredito que antes disso já seja perceptivel..

 

lembrando que a sensação de choque é causada pela corrente eletrica, ou seja, voce pode ter tensões a'te muitas vezes maiores que isso, se voce tiver uma corrente eletrica quase nula, o choque não vai te causar mau. (vide os aparelhos Tease usados pela policia, que trabalham na faxia dos 200.000 volts , mas praticamente sem amperagem por isso não matam as pessoas)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta é interessante e também fiquei com essa duvida

Achei esse texto na net que esclareceu alguma coisa -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Segundo ele, tensões menores que 50v AC e 120v DC são inofensivas mas ainda acredito que são perceptiveis.

O importante é que nos notes, a gente trabalha com no máximo 25v então não tem perigo de choque.

 

Gostei da materia deste link. Coloquei no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de voce encostar na lingua é que ela é molhada e isso diminui muito a resistencia eletrica, por outro lado a lingua já é uma parte sensível do corpo.

Mesmo com uma voltagem baixa a sensação de choque será grande.

lembrei de um cara não sei quem fui, que desencapou um fio de extensão de telefone com o dente.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também conheci um cara que passei pela mesma situação...

Como a eletricidade está no sangue, lembro que quando trabalhava com computador de mesa, de vez em quando acontecia de pegar um ou outro dando choque no gabinete. Percebi que quanto menor a área de contato (a ponta do dedo) por onde a eletricidade passa (do gabinete para o meu corpo) maior a sensação de choque então para minimizar a diferença de potencial e a sensação de choque, costumava deixar uma mão grudada no gabinete enquanto trabalhava com a outra mão no PC, isso resolvia o problema e eu não sentia muito o choque.

Faz um teste, quando for tomar banho experimenta tocar o registro do chuveiro somente com a ponta do dedo e depois experimenta tocar com a mão toda que voce vai ver que o choque some.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de voce encostar na lingua é que ela é molhada e isso diminui muito a resistencia eletrica, por outro lado a lingua já é uma parte sensível do corpo.

Mesmo com uma voltagem baixa a sensação de choque será grande.

lembrei de um cara não sei quem fui, que desencapou um fio de extensão de telefone com o dente.  :)

 

sorte mesmo é quando o telefone toca com voce segurnado nos fios... mesmo na mão o choque é chartinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o engraçado é que temos a mania de testar se está dando choque como se estivesse testando se uma panela está quente ou não ! Todo mundo já fez ou faz isso, dá uma encostadinha rápida com o dedo no circuito para ver se está dando choque !!  :))

 

Olha essa do Xing Ling !

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O voltagem necessário para sentir a eletricidade e dependendo da umidade da pele de cada um, no meu caso e acima de 40v. Ao contrario do que li no post anterior, a corrente alternada e 3 vezes mais perigosa que a corrente continua, já que se bem a continua mantem o musculo tenso, é só num sentido, e só fica "grudado" no choque se a mão ou a parte do corpo esta em posição de se encolher, mas com a corrente alternada não importa a posição, o choque e no voltagem da função do seno do voltagem total tanto em um sentido como no contrario não tendo possibilidade de reagir. (40 anos de trabalho em companhia de eletricidade, formado em ciências biológicas). Desculpem amigos que escreveram o contrario, mas este e um tema serio e não pode se ensinar algo errado que possa matar a alguém, recomendo estudar antes de opinar ou contar uma historia com final feliz e tentar fazer uma lei, a proposito, recomendo a estes gênios da paparicada popular rever a lei de ohm para assim não falar atoa.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia , segundo o que aprendi no curso tecnico do senai , deve-se levar em conta  também a corrente eletrica veja a tabela:

 

Efeitos Estimados da Eletricidade

CORRENTE CONSEQUÊNCIA

1 mA        Apenas perceptível

10 mA "Agarra" a mão

16 mA Máxima tolerável

20 mA Parada respiratória

100 mA Ataque cardíaco

2 A         Parada cardíaca

3 A         Valor mortal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o engraçado é que temos a mania de testar se está dando choque como se estivesse testando se uma panela está quente ou não ! Todo mundo já fez ou faz isso, dá uma encostadinha rápida com o dedo no circuito para ver se está dando choque !!  :))

 

Olha essa do Xing Ling !

 

Esse garoto é um imbecil poderia ter morrido por parada cadíaca.

 

Gente não se brinca com energia elétrica, isso mata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ambos os videos é uma manobra comum a desconeção da chave seccionadora de 138 KV , a abertura do arco voltaico se da pq tem carga na linha, ou seja há consumo, o que o video mostra não difere muito de tensões em Media e Baixa, portanto fica aqui o alerta , desconectar disjuntores e chaves faca com carga ..ta pedindo pra ocorrer acidente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...